O investimento em publicidade digital no Brasil atingiu um novo recorde em 2022, totalizando R$ 32,4 bilhões, de acordo com o Digital Ad Spend, um relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
Esse valor representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Do total investido, as agências de publicidade foram responsáveis por 67% das transações, enquanto 33% foram negociados diretamente entre anunciantes e plataformas digitais.
O relatório também aponta um crescimento de 12% no investimento via agências em comparação com o ano anterior, enquanto o investimento direto teve um aumento de apenas 1%.
Primeiro semestre vs. segundo semestre da publicidade digital no Brasil
De acordo com uma análise do Digital Ad Spend, os investimentos em publicidade digital tiveram um desempenho superior no primeiro semestre de 2022 em relação ao segundo semestre.
Os investimentos nos primeiros seis meses foram 12% maiores do que em 2021, enquanto houve uma retração de 5% nos últimos meses do ano.
Segundo Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, essa queda pode ser atribuída à sobreposição de eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... como Black Friday, Copa do Mundo e Natal, além das eleições presidenciais.
Apesar disso, o último trimestre de 2022 foi o de maior volume de investimentos em todo o ano.
Quais os setores que mais investiram em publicidade digital?
O setor de publicidade digital em 2022 teve uma forte presença dos segmentos de comércio, serviço e finanças, que juntos, representaram mais da metade dos investimentos totais.
O Digital Ad Spend também destacou o crescimento de 85% nos investimentos do setor de higiene e beleza em comparação a 2021, impulsionado pelos cuidados capilares, desodorantes e perfumaria.
Além disso, a categoria de vestuário e eletrônicos teve um grande destaque em relação aos investimentos destinados à mídia digital, com mais de 70% do orçamento destinado a esse tipo de publicidade.