trending topics:

Publicidade digital é a principal aposta entre anunciantes brasileiros

Pesquisa realizada pela IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, revela que investimento em anúncios digitais devem crescer em 2022

Se, em 2020, os consumidores tradicionais ainda receavam realizar compras online, a chegada da pandemia do coronavírus levou o consumidor a um novo comportamento, abrindo espaço para que as empresas investissem ainda mais em publicidade digital para atender a alta demanda de consumo pela internet.

Uma pesquisa realizada pela IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, relevou que o número de pessoas que passaram a fazer compras online, a partir de 2020, aumentou em 25% com relação à 2019. Com isso, o investimento em mídia digital alcançou R$ 23,7 bilhões no primeiro ano de pandemia no país.

No primeiro semestre de 2021, os números continuaram crescendo e representaram R$ 13,2 bilhões de investimentos em publicidade digital, o que significa um aumento de 25% em comparação com os seis primeiros meses do ano anterior.

De acordo com dados apresentados pela IAB, 56% das pessoas que participaram do levantamento, afirmaram que a crise contribuiu para a introdução da tecnologia no dia a dia e, ainda, incentivou que elas experimentassem formas diferentes de acessar conteúdos e interagir com as pessoas.

A partir de 2020, o consumo de vídeo foi altamente amplificado. A pesquisa mostra que 19% dos entrevistados assistiram conteúdo pago, nesse formato, sob demanda, 11% espelharam o celular na TV e 8% escanearam um QR Code no aparelho de TV durante a pandemia.

 

O foco da publicidade digital

Para acompanhar o público, as empresas direcionaram 75% de seus investimentos nos dispositivos móveis, sendo 83% concentrado no modelo de venda self-service e o restante espalhados entre Direct (6%), Programmatic Direct (4%), Programmatic RTB (3%) e AdNetwork (4%).

Quase 50% da publicidade digital está direcionada às redes sociais, sendo o foco em anúncios no formato de vídeo, representando 83% dos investimentos feitos pelas empresas, contra 17% para banners e outros tipos de mídias.

A pesquisa apontou uma perspectiva positiva para futuros investimentos em publicidade digital. Os números indicam que 79% dos respondentes, que incluem agências, anunciantes e outros, pretendem aumentar a verba para estes anúncios, 16% devem manter o planejamento e apenas 5% afirmaram que devem diminuir o direcionamento de verba para ações online em 2022.

 


Setores que mais investiram em anúncios digitais

Na listagem, os setores que ocupam o Top 15 representam, juntos, 93% do investimento digital em 2021. O campo imobiliário obteve maior crescimento na comparação entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, com alta de 208%, seguido de telecomunicações, 59%, cultura, lazer, esporte e turismo com 54%, serviços, 45%, higiene pessoal e beleza, 42% e o farmacêutico com 37%.

Confira o ranking de setores (2021)

  • Serviços ao Consumidor
  • Comércio
  • Financeiro e Securitário
  • Telecomunicações
  • Cultura, Lazer, Esporte e Turismo
  • Mídia
  • Imobiliário
  • Eletros e Informática
  • Automotivo
  • Farmacêutico
  • Alimentos
  • Administração Pública e Social
  • Higiene Pessoal e Beleza
  • Bebidas
  • Vestuário e Acessórios

O objetivo da pesquisa é de oferecer informação e uma possibilidade de cruzamento de dados, tanto para consumidores finais quanto aos que atuam com soluções em publicidade. Além disso, o levantamento permite gerar questionamentos e conversas e criar hipóteses para panejamentos futuros.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.