trending topics:

Quantidade vs. Qualidade: o que é mais importante no seu marketing de conteúdo?

Entenda melhor sobre a importância da qualidade e da quantidade no seu marketing de conteúdo digital

No mundo do marketing de conteúdo, existe um debate interminável sobre qualidade versus quantidade.

Essa discussão tem total embasamento. Afinal, produzir uma tonelada de conteúdo de baixa qualidade não fará muito pelo seu negócio. Por outro lado, ao focar em criar menos, mas com mais qualidade, pode te levar à falta de conteúdo suficiente para manter o público envolvido.

Dessa forma, qual é o mais importante? Qual deve ter mais atenção no seu negócio?

Pensando nisso, vamos explorar os dois lados do debate para tentar chegar a uma conclusão.

 

Quantidade em vez qualidade

Existem alguns motivos pelos quais podemos querer focar na quantidade.

Aqui estão alguns dos benefícios de escolher a quantidade em vez da qualidade.

 

1. Mais conteúdo significa mais tráfego

Se quisermos obter mais tráfego para nosso site, precisamos de mais conteúdo. É simples assim.

Quanto mais conteúdo você tiver, mais oportunidades as pessoas terão de encontrar seu site e interagir com sua marca.

 

2. Mais conteúdo significa mais envolvimento

Se procuramos mais envolvimento, precisamos de mais conteúdo.

Quanto mais conteúdo você tiver, mais chances as pessoas terão de se envolver com sua marca. Isso, por sua vez, pode levar a mais conversões e mais vendas.

 

3. Quantidade funciona para empresas estabelecidas

Se você é empresa estabelecida com um grande público, então a quantidade é provavelmente o caminho a percorrer.

Já há muito tráfego e engajamento, então você pode aproveitar isso criando mais conteúdo. Mais conteúdo só te ajudará a expandir ainda mais seus negócios.

 

4. Mais conteúdo significa mais classificações.

Um dos fatores de classificação mais importantes para o Google é o conteúdo. Para o Google Marketing, quanto mais conteúdo de alta qualidade tivermos em nossos sites, maiores serão nossas chances de classificação nos motores de busca. Isso resulta em mais tráfego, engajamento e, eventualmente, vendas.

Por exemplo, suponha que você queira superar seus concorrentes nas SERPs. Se tiver 10 peças de conteúdo e seu concorrente tiver 100, há uma boa chance de que o site dele receba mais tráfego e eles tenham mais oportunidades de converter esses visitantes em clientes.

Google Serp

 

5. Mais conteúdo significa mais compartilhamentos

Quanto mais conteúdo tivermos, mais chances as pessoas terão de compartilhá-lo nas redes sociais. E quanto mais compartilhamentos sociais tivermos, mais tráfego obteremos em nosso site.

Por exemplo, digamos que você tenha um blog com 10 artigos. Se cada artigo for compartilhado em média 10 vezes, você obterá 100 compartilhamentos. Mas se tiver um blog com 100 artigos, e cada artigo for compartilhado em média 10 vezes, obterá 1.000 compartilhamentos.

 

6. Mais conteúdo significa mais oportunidades de conversão

Finalmente, quanto mais conteúdo você tiver, mais oportunidades terá de converter seus visitantes em clientes ou assinantes. Se tiver apenas alguns conteúdos, terá apenas algumas chances de fazer uma venda ou conseguir que alguém se inscreva em sua lista de e-mail.

Sendo assim, se você tiver muito conteúdo, terá muito mais oportunidades de converter seus visitantes.

 


Qualidade em vez de quantidade

Agora que analisamos a questão da quantidade, vamos ver por que a qualidade do conteúdo é mais importante do que a quantidade.

Então, aqui estão alguns dos benefícios de escolher qualidade em vez de quantidade.

 

1. Conteúdo de alta qualidade nos permite nos diferenciar

Em um mundo onde existe uma oferta infinita de conteúdo, pode ser difícil nos diferenciarmos. Mas se nos concentrarmos na criação de conteúdo de alta qualidade, seremos capazes de nos diferenciar da concorrência.

Por exemplo, existem inúmeros vídeos no YouTube. Mas existem apenas alguns canais com mais de 1 milhão de assinantes. Por quê? porque produzem conteúdo de alta qualidade, diferente e exclusivo para o canal que as pessoas desejam assistir.

 

2) Constrói confiança

Se quisermos construir a confiança do nosso público, precisamos produzir conteúdo de alta qualidade, em vez de conteúdo em grande quantidade.

Por quê? Porque conteúdo de baixa qualidade só fará com que as pessoas duvidem da nossa marca e questionem a nossa experiência. Isso pode impactar negativamente nossos negócios.

Por outro lado, conteúdo de alta qualidade mostrará ao nosso público que somos especialistas em nossa área e confiáveis. Isto é especialmente importante se estivermos vendendo produtos ou serviços caros e de alta qualidade.

 

3. Cria uma impressão duradoura

A realidade é que as pessoas esquecem a maior parte das coisas que veem e leem online. Mas se criarmos conteúdo de alta qualidade, é mais provável que cause uma impressão duradoura em nosso público.

E se conseguirmos causar uma impressão duradoura, teremos maior probabilidade de converter esses visitantes em clientes ou assinantes.

 

4. Conteúdo de alta qualidade nos estabelece como especialistas

Se quisermos nos estabelecer como especialistas em nossa área, precisamos criar conteúdo de alta qualidade.

Isso mostrará ao nosso público que sabemos do que estamos falando e que somos autoridades no nosso setor. As pessoas estarão mais propensas a nos ouvir e a confiar no que temos a dizer se nosso conteúdo for de alta qualidade.

Isso, por sua vez, pode levar a mais oportunidades de negócios.

 

5) Gera mais tráfego no longo prazo

De fato, podemos direcionar mais tráfego para nosso site no curto prazo, concentrando-nos na quantidade e não na qualidade. Mas, a longo prazo, é muito mais eficaz focar na qualidade.

Isso ocorre porque é mais provável que conteúdo de alta qualidade seja compartilhado e vinculado, o que nos ajudará a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa e a obter mais tráfego.

 

6. Melhora a experiência do cliente

Finalmente, o conteúdo de alta qualidade melhora a experiência do cliente. Se pudermos fornecer ao nosso público conteúdo valioso e informativo, é mais provável que ele tenha uma experiência positiva com nossa marca.

E uma experiência positiva do cliente é essencial se quisermos construir um negócio de sucesso.

 

7. O conteúdo pode ser reaproveitado

A boa notícia é que conteúdo de qualidade pode ser reaproveitado. Isso significa que não precisamos começar do zero toda vez que queremos criar um novo conteúdo.

Por exemplo, se você tiver uma postagem de blog com bom desempenho, podemos transformá-la em um infográfico, um vídeo ou até mesmo um e-book. Isso nos ajudará a aproveitar melhor nosso conteúdo e a economizar tempo no longo prazo.

Aqui no Pixeld fazemos isso com alguns conteúdos, veja:

 

E aí, foco na qualidade ou na quantidade?

Agora que analisamos os benefícios da qualidade e da quantidade, você deve estar se perguntando qual é o melhor. A verdade é que ambos são importantes. O que as empresas precisam fazer é encontrar um equilíbrio entre os dois.

Ao se concentrar apenas na quantidade, você pode perder os benefícios da qualidade. E ao se concentrar apenas na qualidade, perderá os benefícios da quantidade. Portanto, é importante usar os dois.

Isso não significa que você deva produzir conteúdo de baixa qualidade apenas para cumprir uma cota. E isso não significa que você deva produzir conteúdo apenas uma vez por ano.

O que isso significa é que devemos nos esforçar para criar regularmente uma certa quantidade de conteúdo de alta qualidade. A quantidade de conteúdo que precisa produzir dependerá de seus objetivos e de seu público. Mas enquanto estivermos focados na qualidade, estaremos no caminho certo.

Tanto a qualidade quanto a quantidade são importantes no marketing de conteúdo

No entanto, se você for forçado a escolher ou um ou outro, foque sempre na qualidade. Isso te ajuda a se diferenciar, construir confiança e se estabelecer como especialista na área.

Ademais, cria uma impressão duradoura que te estabelecerá no longo prazo. Sendo assim, se não sabe por onde começar, foque na qualidade.

Fonte: Global Social Media Marketing

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.