Por aqui não é novidade que os vídeos curtos estão dominando as mídias sociais. O TikTok popularizou essa tendência e, como efeito cascata, as outras plataformas agora procuram aumentar o envolvimento com o seu público, priorizando esse tipo de vídeo.
É aí que entra o Reels, concorrente direto do TikTok.
A maneira como o público está interagindo com o conteúdo no Instagram está mudando. De acordo com Adam Mosseri, chefe do Instagram, os usuários da plataforma postam muito mais nos stories e enviam muito mais DMs do que postam no feed principal.
Isso abre uma oportunidade de a plataforma realmente se apoiar no conteúdo de vídeo. De fato, Mark Zuckerberg já afirmou que os Reels representam 20% do tempo que as pessoas passam no Instagram.
Já que as pessoas estão gostando do formato de vídeo curto, é esperado que a empresa continue priorizando os Reels e utilizando o algoritmo para veicular mais vídeos para um público maior – o que significa mais alcance e mais engajamento para as marcas.
Dados da Emplifi mostram como as marcas estão adaptando suas estratégias para acomodar mais conteúdos de vídeo e se o retorno desses esforços tem valido a pena.
Compensa postar Reels no Instagram?
Somente no segundo semestre de 2022, a contagem média de interações para Reels foi quase 40% maior em relação aos vídeos tradicionais, de acordo com os dados da Emplifi.
Os Reels são extremamente flexíveis na forma como podem ser compartilhados entre o público, o que os torna mais versáteis do que as postagens do feed.
Os usuários conseguem, com facilidade, compartilhar os Reels por meio de DMs e/ou Stories, além de encontrá-los na aba Explorar, justamente porque o algoritmo do Instagram continua a favorecer esse formato de conteúdo em detrimento de outros.
Desde o início de 2022, os Reels se tornaram o tipo de postagem mais envolvente no Instagram.
Como é possível ver no gráfico, as interações orgânicas no Instagram, em geral, têm diminuído constantemente. Contudo, para os Reels, o declínio é mais lento do que para outros tipos de postagem.
Enquanto as interações em Reels diminuíram 10% em relação ao trimestre anterior, as interações em imagens únicas diminuíram 41% no mesmo período.
As marcas devem abandonar os outros formatos e focar nos Reels?
A resposta, logo de cara, é não.
Não faz sentido que as marcas parem de publicar conteúdo tradicional e passem a publicar somente Reels.
A pesquisa apontou que marcas que incluem variedade na estratégia de conteúdo, incluindo vários tipos de postagem, tendem a ter mais engajamento.
A ideia é não deixar de lado os outros formatos na plataforma, mas, também, aproveitar ao máximo os Reels.
Algumas marcas já estão vendo grandes resultados com os o formato de vídeo curto e podem servir de inspiração para montar a sua estratégia.
Busque maximizar seu alcance e engajamento no Instagram por meio de uma boa estratégia de Reels que, com certeza, você verá melhoras no seu alcance e no seu engajamento.
Fonte: Social Media Today