Já pensou se você pudesse apertar um botão e deixar o seu podcast em qualquer idioma? Essa é a premissa por trás do novo recurso de tradução de voz com tecnologia de inteligência artificial (IA) do Spotify, que reproduz podcasts em outros idiomas usando a própria voz do podcaster.
A parceria com a OpenAI já está em execução com alguns podcasters selecionados, traduzindo inicialmente do inglês para espanhol e francês — sendo que o alemão vem nas próximas semanas.
O lote inicial de episódios virá de nomes como Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett.
Como funciona o recurso de tradução do Spotify?
O recurso de tradução é alimentado pelo Whisper da OpenAI, que pode transcrever a fala em inglês e traduzir outros idiomas para o inglês. Mas a ferramenta do Spotify vai além da tradução de fala para texto — o recurso traduzirá um podcast para um idioma diferente e o reproduzirá em uma versão sintetizada da voz do próprio podcaster.
Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca — disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify, em comunicado.
Aqui está uma das traduções do Spotify em um episódio do programa de Fridman:
O anúncio do Spotify coincide com o anúncio da OpenAI de novos recursos para comandos de voz e upload de imagens no ChatGPT, então é seguro presumir que não será a última vez que ouviremos sobre a integração do Whisper em vários serviços.
Por que eu devo me importar?
Essa nova ferramenta de tradução instantânea possibilita a globalização do alcance dos podcasts, uma vez que permite a criação de versões em idiomas estrangeiros com praticamente nenhum esforço.
Isso pode abrir muitos novos mercados para criadores de conteúdo, tendo em vista que conseguirão atingir públicos em diferentes idiomas e de forma mais autêntica e mais pessoal.
Fonte: The Verge