A tecnologia 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira, 6 de julho, e o primeiro local a receber a internet ultrarrápida será Brasília, seguida de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A implementação foi ordenada a partir do local com menor número de antenas a serem adaptadas para receber a experiência completa da conexão.
De acordo com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, a expectativa é de que a tecnologia 5G full esteja liberada até 29 de setembro para todas as capitais brasileiras. Por enquanto, o 5G ainda compartilha a faixa de transmissão com o 4G e, por isso, a tecnologia ainda não é acessada de forma plena.
A chegada da quinta geração de internet móvel possibilitará diferentes experiências para as produções de marketing digital, como a criação de conteúdos imersivos e totalmente personalizados, baseados no perfil do consumidor.
Tecnologia 5G full na prática
A tecnologia 5G é a mais nova geração da rede de internet móvel, que promete oferecer maior cobertura e conexões mais estáveis. Apesar de chamar atenção pela velocidade ultrarrápida, existem outros fatores que contribuem para a alta expectativa sobre essa tecnologia.
Exemplo disso é a baixa latência do 5G, fator que assegura a velocidade da internet e reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede, e a maior densidade de conexões, o que permite um aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área.
Na Coreia do Sul, país onde o 5G está em funcionamento desde 2019 e que possui a maior velocidade de download, um jogo de 2GB foi baixado em apenas 2 minutos, com o uso da tecnologia completa. O país já conta com diversas soluções inovadoras de entretenimento, com o uso do 5G.
O recurso pode ser utilizado nas mais diversas áreas, como na interligação de eletrônicos, nas funcionalidades para carros autônomos, em cidades conectadas, conexão de equipamentos das fábricas, possibilitar o acesso à internet para grandes públicos em eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... nos estádios e muito mais.
Possibilidades para o marketing digital
A tecnologia 5G full trará novas oportunidades para o marketing digital, mas, para aproveitá-las ao máximo e sem frustrações, é preciso que as empresas planejem um caminho de transformação digital, para que possa traçar novas jornadas ao cliente com o uso da conexão 5G.
O dinamismo e a velocidade do 5G permitirão acesso rápido à informação, já que a tecnologia será 100 vezes mais veloz que o 4G. Além disso, a interação por meio do ambiente virtual ganhará força, se bem trabalhadas as ações de comunicação e marketing nessas plataformas.
Nesse contexto, vale apostar em produção de conteúdo em formato de vídeos com alta resolução, live streaming, gamificação, e o uso da realidade virtual e realidade aumentada. Os profissionais deverão promover experiências inovadoras e imersivas aos usuários, os quais já se adaptaram às mudanças do mundo digital desde o início da pandemia.
Outro ponto a se considerar é a importância das ações de marketing hiper-personalizadas. O conceito busca oferecer maior encantamento e satisfação dos clientes, através de uma jornada totalmente alinhada ao perfil do público consumidor. A eficácia da coleta de dados da tecnologia 5G, permitirá ter um mapa mais completo do usuário, tornando o atendimento personalizado e, consequentemente, alavancando as vendas da empresa.
Apesar da alta expectativa dos profissionais da área, dados da PwC apontam que 20% da população brasileira, com mais de 16 anos, não possui acesso à internet. Sendo assim, ainda levará um tempo para que a evolução do marketing digital, através da tecnologia 5G completa, impacte grande parte das faixas socioeconômicas do país.