trending topics:

A Meta não poderá mais se chamar “Meta” aqui no Brasil, de acordo com o TJSP

A Meta compartilha nome com empresa brasileira, registrada 13 anos antes, o que impede que a big tech use o nome no Brasil

A Meta — proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp — tem 30 dias para mudar seu nome aqui no Brasil, de acordo com decisão tomada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, ainda cabendo recursos.

A proibição veio do fato de uma empresa brasileira, também do setor de tecnologia, ter o registro da marca desde 2008, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) — e a Meta passou a ter esse nome somente em 2021, em alusão ao Metaverso.

A decisão foi tomada pela 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça, que acatou o pedido feito pela Meta brasileira, empresa do Rio Grande do Sul, fundada em 1990.

 

Qual foi o incômodo da Meta brasileira?

A Meta Serviços em Informação S/A, especializada no desenvolvimento e licenciamento de softwares alegou que, desde 2021 — quando o Facebook tornou-se Meta —, ela tem passado por transtornos na justiça ao ser citada por engano em processos que tinham como alvo a empresa de Zuckerberg.

A empresa relata, por exemplo, que alguns usuários insatisfeitos fizeram visitas à sua sede em Barueri/SP, além de 27 processos judiciais que constava a ré de forma equivocada. Há também reclamações indevidas no “Reclame Aqui” e Procon.

A equipe jurídica da Meta brasileira já participou de 49 audiências em processos apenas para explicar o erro — realmente nada agradável.

Além disso, o Tribunal entendeu que o fato de as duas empresas prestarem serviço no mesmo setor, tecnologia, pesa bastante para a decisão, segundo o acórdão:

É inegável que a convivência de ambas as marcas revela-se inviável, por se tratar de empresas atuantes no segmento de tecnologia em âmbito nacional ou internacional, situação que impede a resolução da controvérsia a partir dos postulados da especialidade e territorialidade.

Assim, foi defendido o direito de exclusividade concedido para quem recebeu primeiro o registro do INPI. A decisão foi unânime.

 


O que a big tech terá que fazer agora?

O Tribunal decidiu pelo prazo de 30 dias para que Meta, empresa de Zuckerberg, deixe de usar o nome no Brasil. Caso haja descumprimento, a multa diária estabelecida foi de R$ 100 mil.

Ademais, o tribunal também exige que a empresa americana divulgue em seus canais de comunicação que a marca “Meta” pertence a uma empresa brasileira que não tem nenhuma relação com o Facebook.

Ainda não houve nenhuma manifestação da big tech, dona do Facebook, sobre a decisão. Será que em breve a Meta não será mais Meta?

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.