trending topics:

Apple Vision Pro: o que saber sobre o uso dele no marketing

O Apple Vision Pro foi liberado para vendas nos Estados Unidos, entenda o potencial da nova tecnologia no universo do marketing digital

Ano passado, na conferência anual de desenvolvedores da Apple (WWDC), foi anunciado o lançamento do Apple Vision Pro — um dispositivo de realidade mista que serve para projetar imagens e informações em tempo real em um campo de visão —, causando um grande burburinho no mundo da tecnologia.

O equipamento foi liberado para vendas na sexta-feira (2) e promete ajudar as pessoas em uma variedade de situações, como no trabalho, nas atividades diárias ou somente para diversão.

No entanto, o dispositivo promete não apenas transformar a forma como interagimos com o mundo digital, mas também pode revolucionar o marketing como conhecemos.

 

O que é o Apple Vision Pro?

O Vision Pro é um headset de realidade mista que combina recursos de realidade aumentada e virtual.

Com um design semelhante a um grande par de óculos de esqui, o dispositivo abriga uma variedade de sensores e câmeras para permitir aos usuários controlá-lo por meio de gestos oculares, movimentos das mãos e comandos de voz.

Apple Vision Pro
Imagem: Apple (divulgação)

Um recurso interessante chamado “EyeSight” garante que os olhos do usuário sejam visíveis, evitando uma aparência robótica durante o uso.

Diferentemente de outros headsets no mercado, o Vision Pro dispensa o uso de controladores, permitindo aos usuários interagir com o ambiente virtual de forma mais natural e intuitiva.

 


E o que o Apple Vision Pro tem a ver com marketing?

É importante examinar as transformações que essas tecnologias podem introduzir no marketing digital.

Uma das mudanças significativas que pode ocorrer é a mudança na relação dos consumidores com as marcas.

Com o Apple Vision Pro, os usuários poderão visualizar informações e imagens diretamente em sua visão, proporcionando uma experiência mais envolvente e personalizada. Isso abre espaço para que as marcas desenvolvam experiências de marketing mais interativas e cativantes para os consumidores.

 

Anúncios mais imersivos

A nova tecnologia do Apple Vision Pro abre caminho para que as marcas desenvolvam anúncios que são não apenas mais envolventes, mas também personalizados e direcionados de acordo com as preferências e interesses de cada usuário.

A publicidade VR (realidade virtual) no Vision Pro promete ser uma experiência completamente nova. Em vez de ser um espectador passivo, o usuário se torna parte ativa do anúncio, explorando e interagindo com o conteúdo de maneira orgânica e imersiva.

 

Campanhas de Marketing Interativas

Graças aos sensores avançados do Vision Pro, os consumidores podem participar ativamente de campanhas publicitárias interativas.

Isso resulta em um engajamento mais profundo por parte do usuário, que agora tem a capacidade de interagir de maneira significativa com a marca, utilizando comandos de voz, gestos e movimentos físicos.

Isso pode proporcionar às marcas conexões mais dinâmicas e envolventes com seu público-alvo.

 

Estratégias de Marketing Baseadas em Dados

Além disso, ao coletar dados, como padrões de olhar, interações e emoções dos usuários, o Vision Pro proporciona insights sem precedentes sobre o comportamento do consumidor.

Essa abordagem possibilita a criação de conteúdo personalizado e o desenvolvimento de campanhas de marketing altamente direcionadas.

Compreender profundamente o comportamento do consumidor por meio dessas informações permite que as marcas ajustem suas estratégias de forma precisa, oferecendo experiências mais relevantes e impactantes.

 

Comércio eletrônico e atendimento ao cliente

Pense em uma loja de roupas que consiga criar uma experiência de realidade aumentada, permitindo que os clientes experimentem virtualmente suas peças em um ambiente imersivo, tudo sem sair de casa.

Os usuários teriam a chance de visualizar como as roupas ficam em seus corpos, experimentar diferentes combinações de vestuário e acessórios antes de efetuar uma compra. Isso não só tornaria a experiência de compra mais atrativa e divertida, mas também possibilitaria sugestões de acessórios e sapatos, até mesmo em colaborações entre empresas cujos produtos se complementam.

Além disso, as tecnologias de realidade aumentada e virtual também poderiam aprimorar o atendimento ao cliente. Com o Apple Vision Pro, os usuários poderiam receber suporte técnico em tempo real, com um especialista visualizando o problema do usuário e oferecendo soluções diretamente em seu campo de visão.

 

É importante ficar atento às mudanças!

Obviamente, novas tecnologias geram mudanças, e isso é positivo. No entanto, essas mudanças também oferecem desafios para marcas.

Com o aumento da personalização e interatividade, as marcas precisarão também investir em tecnologia de análise de dados mais avançadas para entender melhor o comportamento do consumidor e as preferências individuais.

Outro desafio que pode ser enfrentado com o Apple Vision Pro é a necessidade de adaptar o conteúdo para uma experiência de realidade aumentada e virtual. Isso significa investir em conteúdo criativo e interativo, que possa ser projetado diretamente no campo de visão do usuário, em vez de apenas em uma tela.

À medida que mais usuários adotam essas tecnologias, as empresas precisarão estar preparadas para uma maior concorrência na área de tecnologia de realidade aumentada e virtual.

Por enquanto, o dispositivo só está sendo vendido nos Estados Unidos por valores a partir de US$ 3.499 (cerca de de R$ 17 mil, na conversão atual). Ainda não é uma ferramenta acessível, mas é importante sempre acompanhar.

Afinal, as marcas que conseguirem se adaptar com sucesso a essas mudanças terão uma vantagem competitiva significativa no mercado de marketing digital.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.