TikTok compartilha quais serão as tendências de 2024

O TikTok compartilhou seu relatório "What's Next 2024", com as principais tendências da plataforma e notas para profissionais de marketing

Já planejou sua estratégia de marketing no TikTok para 2024? Então o próprio TikTok talvez possa te ajudar!

A plataforma de vídeos chinesa publicou seu relatório anual de previsões para 2024, chamado “What’s Next”, que fornece insights sobre as principais tendências importantes para os profissionais de marketing, com base em comportamentos de uso da plataforma, pesquisas de usuários e pesquisas internas.

O relatório completo tem 41 páginas, e vamos destacar algumas notas principais sobre ele.

 

Tendências do TikTok em 2024

O relatório de previsão do TikTok para 2024 destaca três tendências principais abrangentes que a equipe do TikTok identificou como pilares principais para o envolvimento da marca.

Essas três tendências são:

  • A curiosidade atingiu o pico: o TikTok ajuda os usuários a descobrir novas tendências e tópicos de interesse;
  • Contação de histórias “delulu”: TikTok introduziu novas formas de contar histórias;
  • Preenchendo a lacuna de confiança: As marcas podem estabelecer a confiança de seu público por meio de vídeos do TikTok.

Para cada uma dessas tendências, a empresa forneceu uma visão geral detalhada.

 

A curiosidade atingiu o pico

Segundo o relatório do TikTok, as pessoas vão à plataforma cheias de curiosidades e interesses que levam a novas perspectivas. Sendo assim, de acordo com eles, os usuários da plataforma têm 1,8x mais probabilidade de concordar que o TikTok apresenta a eles novos tópicos que nem mesmo sabiam que gostavam.

Diante disso, o relatório apresenta um exemplo de marca que soube utilizar bem dessa tendência para se destacar na plataforma:

A pioneira da beleza Clinique abraçou a magia do TikTok em uma campanha de funil completo que cativou mentes e rostos ao aproveitar o poder da descoberta, da criatividade e das comunidades na plataforma.

A Clinique foi uma das primeiras a explorar a plataforma de pesquisa dinâmica do TikTok – unindo-se a criadores para endossar suas mais recentes linhas de produtos.

O sucesso da marca em impulsionar a consideração através da pesquisa traduziu-se num aumento notável de 441% na taxa de conversão e num aumento massivo de 51% na taxa de cliques.

Para as marcas, isso significa criar conteúdo hiper-relevante, encantador e útil que desperte todas as curiosidades, mesmo aquelas que as comunidades não sabiam que tinham.

 

Contação de história “delulu”

Vários tipos de histórias estão sendo contadas no TikTok. Dentro dessa gama, existe um estilo que ganhou destaque por lá: o #delulu, que nada mais é do que adotar uma persona do tipo “finja até conseguir” (fake it till you make it), que faz o público fantasiar sobre suas esperanças, sonhos ou “realidades delirantes autodefinidas”.

De acordo com o TikTok, esse tipo de estrutura narrativa intrigante que guia os espectadores além dos primeiros segundos, se aprofundando na história — anúncios destinados a deixar os usuários curiosos e mantê-los assistindo por 1,4x mais tempo.

 

Preenchendo a lacuna de confiança

Continua a haver uma lacuna crescente de confiança entre consumidores e marcas, estimulando o público a buscar envolvimento além de uma venda única.

Sendo assim, é essencial que as marcas estabelecer valores claros na sua marca, para construir a confiança dos seus clientes.

De acordo com o TikTok, as marcas têm uma linha aberta de comunicação com seus consumidores na plataforma; eles dão o seguinte exemplo:

Dando vida a linhas diretas de comunicação, a marca indonésia de cuidados infantis Makuku fez parceria com criadores locais do TikTok nas comunidades de mães e bebês para participar do lançamento de seus produtos.

Esses criadores usaram duas palavras-chave sinalizadas por um desafio de hashtag anterior da marca como ponto de partida da mensagem da campanha — resultando em um aumento de 500% nas vendas e em 20% dos consumidores de lojas off-line aprendendo sobre Makuku através do TikTok.

Para as marcas, é fundamental considerar cada campanha e conteúdo orgânico como uma oportunidade de compartilhar, ouvir e aprender, construindo juntos a confiança e os valores da marca para gerar uma lealdade mais profunda dentro e fora da plataforma.

Ainda segundo a empresa:

Depois de ver um anúncio no TikTok, os espectadores confiam 41% mais na marca, têm 31% mais probabilidade de serem leais à marca e 33% mais probabilidade de dizerem que a marca se adapta bem a quem eles são como pessoa (vs. antes de ver anúncios no TikTok). Isso está impulsionando a ação IRL, bem como na plataforma.

 


Quais soluções de anúncios funcionam melhor para cada tendência?

Pergunta intrigante, não é mesmo? Mas o relatório completo traz, além da explicação de cada tendência, notas específicas sobre como os profissionais de marketing podem aproveitar esses comportamentos e também quais soluções de anúncios funcionam melhor para cada tendência.

relatório whats next tiktok

Além disso, existem estatísticas, estudos de caso, resumos e muito mais. Ou seja, uma forma completa de você tentar se antecipar nas tendências de 2024!

É uma visão geral interessante de algumas das principais tendências de uso do aplicativo, que podem ajudar a orientar seu marketing, vendo como cada mudança comportamental diferente se alinha com as mensagens da marca.

E essa pode muito bem ser a centelha de que você precisa para contextualizar sua abordagem de marketing noTikTok. O guia não fornece todas as respostas, é claro, mas a variedade de exemplos e explicadores fornece algumas orientações sobre como você pode considerar cada tópico e onde ele pode se encaixar.

Você pode conferir o relatório de tendências “What’s Next 2024” do TikTok aqui.

Fonte: Social Media Today

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.