Parece que o BeReal está causando burburinhos. O TikTok entrou no jogo de clonagem e decidiu que também iria imitar a rede social queridinha da Geração Z.
O TikTok anunciou um novo recurso chamado “TikTok Now”, que solicitará aos usuários que compartilhem uma selfie usando a câmera frontal e traseira em um horário aleatório todos os dias.
(Imagem: TikTok | Reprodução)
De acordo com a empresa:
Tornando possível uma conexão e entretenimento mais profundos em um formato divertido, o TikTok Now convida você e seus amigos a capturar o que você está fazendo no momento usando a câmera frontal e traseira do seu dispositivo. Você receberá um aviso diário para capturar um vídeo de 10 segundos ou uma foto estática para compartilhar facilmente o que está fazendo.
Essa explicação soa familiar? O recurso é basicamente uma cópia direta do BeReal, que também já foi notado e copiado pelo Instagram.
O TikTok cansou de ser o único copiado e resolveu começar a copiar também.
Agora basta saber se vai funcionar e se o o “TikTok Now” irá pegar no aplicativo. Até porque ele se classifica como uma plataforma de entretenimento e, agora, com essa abordagem, parece que está se inclinando um pouco para incentivar interação mais direta com amigos.
Estratégia do TikTok
Enquanto as outras plataformas estão copiando e roubando elementos umas das outras, essa jogada do TikTok parece ter como objetivo dar às pessoas menos motivos para baixar um aplicativo totalmente diferente.
Você provavelmente conhece alguém que se recusa a baixar o TikTok, mas que percorre os Reels todos os dias. Esse é o público e o comportamento que essa abordagem parece visar, mantendo os usuários em seus aplicativos por mais tempo e não tendo que lutar diretamente com outro concorrente.
O TikTok e o Instagram podem impedir que uma pequena fração do seu público baixe o BeReal replicando seus elementos principais, e isso significa que alguns milhões de usuários agora não vão para outro aplicativo.
Portanto, não precisa ser uma funcionalidade tão boa assim, e também não importa se as pessoas estão zombando da cópia descarada. A intenção mesmo são alguns milhões de usuários passando ainda mais tempo dentro de seus aplicativos.