Parece que o TikTok está focado em ser, também, uma plataforma de buscas.
A empresa está solicitando que os usuários adicionem a página de pesquisa à tela inicial, ou seja, adicionem um atalho do “TikTok Search”, como forma de facilitar as buscas dentro do aplicativo.
O novo atalho do TikTok Search
A novidade foi anunciada pelo pesquisador de aplicativos Matt Navarra, que mostrou a solicitação para adicionar o novo atalho do TikTok Search, o que torna mais fácil descobrir o conteúdo do TikTok sem ter que tocar na área relevante do aplicativo.
A novidade, por tornar as buscas mais fáceis, pode ajudar o TikTok a se tornar um destino de compras, destacando correspondências de produtos relevantes no aplicativo, o que levará a um maior comportamento de descoberta sendo direcionado por meio desse novo processo.
Inclusive, a descoberta já é um grande negócio no TikTok, com muitos usuários jovens, em particular, agora procurando respostas regularmente no aplicativo.
O TikTok está a caminho de ser um “novo Google”
Em 2022, um executivo do Google chegou a reconhecer a ameaça que o TikTok representa para seu principal negócio de busca.
Ainda não está perto, mas se o TikTok puder encorajar mais atividades relacionadas à pesquisa, poderá se tornar um processo mais integrado para a próxima geração de consumidores.
E, conforme observado, isso também dará à plataforma mais oportunidades de desenvolver o que os usuários procuram durante a transmissão.
Na China, por exemplo, na versão local do TikTok, você já pode pesquisar negócios locais, restaurantes, entretenimento, etc. Você pode até pedir comida para entrega direto do aplicativo.
O TikTok chinês, chamado “Douyin”, também está experimentando a pesquisa generativa de IA, permitindo aos usuários maximizar a descoberta dentro e fora do aplicativo .
É aqui que o TikTok também se dirige, a fim de estender o seu valor para além do entretenimento e consolidar-se como um utilitário mais crucial para os seus mais de mil milhões de utilizadores.
Como tal, é um novo atalho inteligente, que pode agregar valor real, primeiro aos usuários e às empresas.
Fonte: Social Media Today