Uma plataforma sem anúncios. É isso que o TikTok está pretendendo se tornar.
De acordo com o Android Authority, a plataforma passará a oferecer um plano de assinatura mensal sem anúncios como opção para seus usuários pelo valor de US$ 4,99.
O teste ad-free vem em um momento em que o TikTok trabalha agressivamente para diversificar a origem de seu dinheiro.
A empresa ganha a maior parte do seu dinheiro com anúncios, chegando a US$ 9,4 bilhões em 2022. Mesmo que a previsão seja de que esse valor quadruplique até 2026, o TikTok pode estar pensando em se proteger com a introdução de assinaturas pagas.
A onda das assinaturas sem anúncios nas redes sociais
Parece que mais e mais aplicativos vem querendo implementar versões sem anúncios das suas redes.
O burburinho começou com a Meta que, no caso, a experiência está relacionada com a evolução dos regulamentos de privacidade digital da União Europeia (UE) e com a capacidade das plataformas sociais recolherem e utilizarem dados dos utilizadores.
Ao abrigo da nova Lei dos Serviços Digitais (DSA) da UE, os utilizadores europeus poderão em breve optar por não receber qualquer personalização que utilize os seus dados para personalizar a sua experiência. Isso inclui anúncios, e a preocupação da Meta aqui é que menos insights de dados levarão a uma menor experiência do usuário, o que poderia fazer com que as pessoas usassem menos seus aplicativos como resultado.
Como tal, oferecer uma versão paga e sem anúncios poderia, na verdade, ser uma alternativa melhor, para que os usuários da UE não recebam mais promoções aleatórias no aplicativo, o que poderia prejudicar a experiência do usuário.
O proprietário do X — antigo Twitter —, Elon Musk, também vem discutindo há algum tempo um nível mais alto e sem anúncios do X Premium, embora isso esteja menos vinculado às mudanças da UE e mais vinculado ao esforço do X para maximizar a aceitação de assinaturas, a fim de combater os exércitos de bots e expandir seu potencial de receita.
Mas, essencialmente, cada aplicativo aparentemente está analisando suas opções nessa frente. E embora possam ser motivadas por mudanças na UE, as opções sem publicidade também poderiam ser expandidas para além dos mercados europeus, dando às plataformas sociais mais formas de expandir os seus fluxos de receitas, independentemente dos impactos mais amplos do mercado publicitário.
Por que eu devo me importar?
Se o TikTok introduzir um nível de assinatura sem anúncios que se torne amplamente adotado pelos usuários, isso pode ter implicações significativas para os anunciantes na plataforma.
A popularidade dessa opção de assinatura poderia levar a uma redução no alcance potencial de anúncios, já que um grande número de usuários escolheria não mais visualizá-los. Isso, por sua vez, poderia diminuir o valor que os anunciantes veem na publicidade no TikTok, uma vez que o alcance e a visibilidade de suas mensagens seriam afetados negativamente.
Portanto, a plataforma precisaria equilibrar cuidadosamente a introdução de assinaturas pagas sem anúncios com a manutenção de um ambiente atraente e eficaz para os anunciantes.
Veremos como a plataforma pretende implementar a novidade.
Com informações de The Verge e Social Media Today