Elon Musk disse estar planejando tornar o X (antigo Twitter) uma plataforma paga para todos os usuários.
A questão foi levantada durante uma conversa transmitida ao vivo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e, de acordo com o bilionário, a estratégia é combater a atividade de bots dentro da plataforma.
Musk afirmou que incluir um sistema de pagamento para os usuários poderia ser uma forma eficiente de minimizar o impacto e a influência de contas automatizadas no X.
De acordo com ele:
Um bot custa uma fração de centavo, ou um décimo de centavo, mas se alguém tiver que pagar alguns dólares ou algo assim, alguma quantia menor, o custo efetivo dos bots é muito alto, e então você também tem que obtenha um novo método de pagamento sempre que tiver um novo bot.
LIVE: Speaking with @elonmusk about how we can harness the opportunities and mitigate the risks of AI for the good of civilization. https://t.co/XiAQwOXzcP
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) September 18, 2023
Quanto custariam os planos do X?
Musk não especificou quanto custariam os planos ou quais recursos seriam incluídos. Mas deixou claro que iria propor preços mais baixos:
Na verdade, vamos lançar preços mais baixos. Queremos que seja apenas uma pequena quantia de dinheiro [e], na minha opinião, esta é na verdade a única defesa contra vastos exércitos de bots.
Sendo assim, pode-se pensar que essa assinatura base do X não custaria o mesmo que o X Premium (antigo Twitter Blue), que garante o selo de verificação e outros benefícios.
O que isso muda nos cenários das redes sociais?
Para os anunciantes do X, essa notícia pode ser tanto boa quanto ruim, depende de como se dará a evolução disso.
Se der certo, a perspectiva de um público de melhor qualidade pode ser extremamente benéfica para os anunciantes. Com menos interferência de bots e contas fraudulentas, a qualidade das interações e conversões potenciais tende a aumentar.
No entanto, é possível que alguns usuários migrem para alternativas gratuitas, como Threads. Isso poderia resultar na redução da base de usuários do X, o que, por sua vez, afetaria o alcance dos anunciantes que dependem dessa plataforma para alcançar seu público-alvo — e poderia este ser o fim do “Twitter”?.
Bom, por enquanto ainda não é necessário pagar nada para usar o X e, pelo menos nesta luta de plataformas, Musk ainda está ganhando de Zuckerberg, uma vez que o Threads teve uma grande queda no número de usuários.
Sendo assim, continue por aqui para ver as cenas dos próximos capítulos.
Fonte: Search Engine Land