O WhatsApp está testando, em sua versão beta, um filtro de pesquisa para conversas favoritas, visando proporcionar aos usuários uma experiência mais fácil ao procurar por contatos que não foram fixados anteriormente, de acordo com informações de WaBetaInfo.
Antes da introdução da pesquisa por conversas favoritas, o WhatsApp lançou a capacidade de marcar conversas como favoritas.
Anteriormente, era possível apenas fixar chats no aplicativo, o que os mantinha no topo da lista. No entanto, o WhatsApp impunha um limite de três chats fixados, o que era limitante para usuários com mais de três grupos ou contatos com os quais mantêm conversas regulares.
Filtro de conversas favoritas do WhatsApp
A intenção do WhatsApp com a nova funcionalidade de favoritar conversar é melhorar a usabilidade e resolver a limitação do número de conversas fixadas. As conversas salvas são enviadas para uma aba chamada “Favoritos”, localizada no topo da tela.
No Telegram, já é possível fixar até cinco grupos, canais ou conversas — na versão paga é o dobro desse limite. Além disso, é possível organizar livremente a ordem desses favoritados, o que ainda não é possível no WhatsApp.
Esta marca a estreia da aba de favoritos em qualquer versão do WhatsApp. Geralmente, as atualizações são inicialmente lançadas para as versões Android e iOS, para depois chegarem aos clientes de desktop. O WhatsApp planeja implementar o mesmo recurso também nas chamadas telefônicas.
Até o momento, não há detalhes sobre a capacidade do filtro em relação à quantidade de chats que podem ser adicionados, nem sobre a disponibilidade do serviço. A certeza é que ela vem — só não sabemos quando.
Por que eu devo me importar?
A adição da opção de marcar contatos como favoritos e filtrar a lista de chats por esses favoritos é uma vantagem significativa para usuários que gerenciam várias conversas.
Ao permitir que os usuários destaquem contatos específicos como favoritos, o WhatsApp possibilita a priorização das conversas mais importantes, garantindo acesso rápido e fácil aos contatos frequentes.
Essa funcionalidade não apenas simplifica a comunicação com usuários frequentemente contatados, mas também oferece uma camada extra de personalização, permitindo que os usuários melhorem sua experiência de mensagens de acordo com suas preferências. Vale a pena aguardar para vê-la na prática.