Que o WhatsApp já tinha anunciado a funcionalidade de comunidades a gente já tinha te contado. Agora, recentemente, eles lançaram o recurso para organizar vários grupos com mais de mil integrantes e enquetes.
O que é o WhatsApp Comunidades?
O novo recurso possibilita que sejam reunidos vários grupos de conversa sob guarda-chuvas maiores, onde os administradores podem enviar alertas para uma comunidade de milhares de pessoas – recurso que pode ser bem usado pelos marketeiros em grupos para aquecer o público e vender produtos.
Dessa forma, o aplicativo também permitirá que os grupos tenham até 1.024 usuários – muito acima da restrição de 256 participantes –. Isso alinha o aplicativo com o seu concorrente, o Telegram.
O recurso no Brasil
Como eles já haviam avisado antes mesmo de começar os lançamentos, essa será uma novidade que só chegará ao Brasil em 2023.
Isso porque, quando foi anunciada, a novidade gerou temores com relação à propagação de fake news durante as campanhas eleitorais.
À época, o WhatsApp informou que o “Comunidades” não seria lançado no país antes do término das eleições. Já havia até mesmo um acordo da empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito do assunto.
No entanto, a empresa reiterou que a decisão de anunciar o lançamento para o ano que vem é uma decisão pessoal, que não envolve o acordo com o TSE.
De toda forma, em julho a procuradoria do Ministério Público Federal em São Paulo já havia recomendado que a plataforma adiasse a implementação das Comunidades para o próximo ano. No documento, o órgão justifica que a medida:
Tem como objetivo evitar que a atual política de enfrentamento à desinformação da empresa seja alterada ainda neste ano, em um momento no qual fake news sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema de votação brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país.
Por que eu devo me importar?
Por mais que a liberação da funcionalidade não seja este ano, é uma oportunidade de pensar em como montar uma estratégia para quando ela for liberada.
As Comunidades podem solucionar algumas dificuldades que marcas e empreendedores que já utilizam o WhatsApp em suas ações de marketing enfrentam, como, por exemplo, o limite de 250 pessoas por grupo, o que atrapalha ações em grande escala.
Além disso, haverá a possibilidade de utilizar a nova funcionalidade para gerenciar comunidade de alunos, facilitando a comunicação.
É importante entender a atualização do WhatsApp e organizar a melhor estratégia para utilizá-la na sua marca.
E, para saber em primeira mão quando tivermos acesso a esse recurso, fica de olho aqui no Pixeld News, que sempre te damos informação em primeiro lugar!