trending topics:

WhatsApp começa a lançar o recursos “Comunidades”, mas Brasil só deve ter em 2023

A nova funcionalidade está sendo lançada em vários países e a previsão de lançamento no Brasil é em 2023.

Que o WhatsApp já tinha anunciado a funcionalidade de comunidades a gente já tinha te contado. Agora, recentemente, eles lançaram o recurso para organizar vários grupos com mais de mil integrantes e enquetes.

 

O que é o WhatsApp Comunidades?

O novo recurso possibilita que sejam reunidos vários grupos de conversa sob guarda-chuvas maiores, onde os administradores podem enviar alertas para uma comunidade de milhares de pessoas – recurso que pode ser bem usado pelos marketeiros em grupos para aquecer o público e vender produtos.

Dessa forma, o aplicativo também permitirá que os grupos tenham até 1.024 usuários – muito acima da restrição de 256 participantes –. Isso alinha o aplicativo com o seu concorrente, o Telegram.

 


O recurso no Brasil

Como eles já haviam avisado antes mesmo de começar os lançamentos, essa será uma novidade que só chegará ao Brasil em 2023.

Isso porque, quando foi anunciada, a novidade gerou temores com relação à propagação de fake news durante as campanhas eleitorais.

À época, o WhatsApp informou que o “Comunidades” não seria lançado no país antes do término das eleições. Já havia até mesmo um acordo da empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito do assunto.

No entanto, a empresa reiterou que a decisão de anunciar o lançamento para o ano que vem é uma decisão pessoal, que não envolve o acordo com o TSE.

De toda forma, em julho a procuradoria do Ministério Público Federal em São Paulo já havia recomendado que a plataforma adiasse a implementação das Comunidades para o próximo ano. No documento, o órgão justifica que a medida:

Tem como objetivo evitar que a atual política de enfrentamento à desinformação da empresa seja alterada ainda neste ano, em um momento no qual fake news sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema de votação brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país.

 

Por que eu devo me importar?

Por mais que a liberação da funcionalidade não seja este ano, é uma oportunidade de pensar em como montar uma estratégia para quando ela for liberada.

As Comunidades podem solucionar algumas dificuldades que marcas e empreendedores que já utilizam o WhatsApp em suas ações de marketing enfrentam, como, por exemplo, o limite de 250 pessoas por grupo, o que atrapalha ações em grande escala.

Além disso, haverá a possibilidade de utilizar a nova funcionalidade para gerenciar comunidade de alunos, facilitando a comunicação.

É importante entender a atualização do WhatsApp e organizar a melhor estratégia para utilizá-la na sua marca.

E, para saber em primeira mão quando tivermos acesso a esse recurso, fica de olho aqui no Pixeld News, que sempre te damos informação em primeiro lugar!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.