trending topics:

BIG PLAYERS

José Vinagre

vinagre
Conhecido por:
Após construir mais de 20 anos de experiência em marketing digital, José Vinagre é considerado atualmente o maior especialista em Growth Hacking para o mercado de infoprodutos.
Principais produtos:
Mentoria Jedi e Growth Day.
Onde mora?
Rio de Janeiro/RJ

E-mail de contato:

IMPORTANTE:

Este artigo foi produzido pelos nossos jornalistas a partir de pesquisas em sites, entrevistas e podcasts, agrupando informações disponibilizadas publicamente pelo player, inclusive em suas redes sociais. As fontes e links encontram-se no final do artigo. Caso verifique algum erro, nos avise aqui pelo contato.

Quem é José Vinagre? História, carreira e principais produtos

José Vinagre é um dos responsáveis pelos resultados expressivos no  mercado de infoprodutos. Segundo dados que o especialista apresenta, ele participou de lançamentos que, somados, superaram a marca dos 200 milhões de reais vendidos em produtos digitais.

Vinagre é um dos maiores especialistas em Growth Marketing e conta com uma personalidade marcante, que se soma a conhecimentos teóricos do universo digital e muita vivência prática para chegar onde poucos chegaram.

 

Nerd e curioso: a história de José Vinagre

A trajetória de José Vinagre ou apenas “Vinagre”, como é mais conhecido no digital, tem situações muito curiosas e é bastante interessante.

Importante destacar que Vinagre conta com mais de 20 anos de atuação na área de marketing digital, trabalhando com estratégias de venda online bem antes de começar a “era dos infoprodutos”.

Antes de se tornar conhecido como estrategista digital de lançamentos, Vinagre passou por diferentes ramos do digital. Vale a pena conhecer um pouco mais da sua trajetória.

Segundo o próprio Vinagre ele é um nerd bastante precoce desde pequeno. Quando tinha 11 anos, seu irmão mais velho ganhou o primeiro computador da família, mas foi Vinagre quem melhor fez uso da nova tecnologia. Vinagre usou os materiais de estudo dos cursos da Microlins do irmão e rapidamente estava dominando uma série de conhecimentos, bastante avançados para sua idade.

Para Vinagre, o maior benefício de ter tido contato com o computador ainda cedo, foi ter desenvolvido o raciocínio lógico e o inglês. Ambos os aprendizados foram úteis ao longo da sua carreira, e o raciocínio analítico é fundamental para todos os que desejam fazer lançamentos de sucesso.

Além disso, com o computador em mãos, Vinagre conseguiu estimular a sua criatividade, quando começou a programar os próprios jogos.

 

A formação e transformação de José Vinagre

Seus pais eram professores universitários e Vinagre tinha tudo para seguir o mesmo caminho. Porém, desde cedo Vinagre mostrou que iria trilhar o próprio caminho.

Aos 16 anos, Vinagre entrou no curso de Publicidade e Propaganda do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Vinagre se formou com apenas 19 e, logo em seguida, deu início ao MBA em Marketing Digital nos Estados Unidos.

 

20 anos de experiência no digital

A trajetória de José Vinagre no marketing digital é bastante extensa. Como comentamos, seu contato com a tecnologia aconteceu de forma precoce e trouxe muitos benefícios. De volta ao Brasil, após concluir o MBA, em 1999 – pouco antes do “Bug do milênio”’, Vinagre se encontrava com todas as credenciais para fazer muito sucesso.

Já em 1999, começou a trabalhar no desenvolvimento de sites e e-commerces para times de futebol. Vinagre também trabalhou em uma agência de marketing esportivo e atendeu grandes times do futebol brasileiro.

Nessa época, a qualidade dos sites dos times de futebol eram muito ruins, assim como seus e-commerces. Faltavam o conhecimento de técnicas para captura de leads, segmentação e estratégias de e-mail marketing que Vinagre tinha.

Em pouco tempo, Vinagre conquistou uma base com milhões de leads segmentados por times de futebol.

Nesse período, a base de leads de Vinagre chegou a 6 milhões, e foi quando ele decidiu abrir o seu próprio e-commerce e vender artigos relacionados ao futebol, em especial camisetas retrô dos times de futebol. O Futebol FC foi um dos maiores e-commerces do ramo, vendendo milhares de camisas.

 

Carreira no marketing digital de lançamentos

Após muitos anos trabalhando com e-commerces, Vinagre decidiu abrir a sua própria agência de marketing digital, em 2014. O negócio também deu certo e foi importante para colocar Vinagre em contato com o universo dos lançamentos digitais.

Em 2017, Vinagre fez seu primeiro lançamento de infoproduto.

Os resultados foram expressivos o suficiente e fizeram Vinagre deixar a agência digital com os sócios e direcionar a sua carreira para se dedicar exclusivamente aos lançamentos digitais.

Com apenas 5 meses do primeiro lançamento e milhões faturados, Vinagre aplicou para participar do MasterMind de Érico Rocha.

Apesar de também contar com várias indicações, a aplicação de Vinagre foi negada e ele ingressou no grupo apenas no ano seguinte.

De 2017 para cá, foram dezenas de lançamentos e milhões de reais vendidos. Hoje, Vinagre reúne sua expertise e ensina em grupos de mentoria, com encontros individualizados, a FlashMind e Mentoria Jedi.

José Vinagre também é um dos responsáveis pelo GrowthDay – Conversão Infinita, evento presencial que, em 2022, vai para sua terceira edição e é bastante conceituado no mercado.

 


O que podemos aprender com José Vinagre

Acreditamos que o maior ensinamento de Vinagre é saber encontrar oportunidades onde a maioria das pessoas vê apenas desafios.

Vinagre sabe da importância das técnicas, mas entende que as técnicas e regras por si só não geram conversão.

É preciso colocar os elementos humanos da criatividade e inovação no jogo. Vejamos agora alguns dos ensinamentos mais marcantes que ele transmite em suas lives, entrevistas, cursos e mentorias.

 

Filosofia orientadora: Marketing Artesanal

A ideia mais forte que funciona como filosofia orientadora para Vinagre é que o Marketing precisa ser humanizado de tal forma que, apesar dos processos de automação, o cliente pare e pense: isso foi feito para mim!

O efeito que se espera é que o cliente sinta que a empresa está falando diretamente e para ele. É o que Vinagre chama de Marketing Artesanal, quando se coloca no lugar do cliente, em cada fase do processo e, mais, fazê-lo se sentir importante.

 

Regra de pareto

É comum ouvir de Vinagre “Fod@-se Pareto”, o que pode chocar no primeiro momento.

Mas o que Vinagre deseja ensinar é que o processo não deve se tornar automático, ou seja, é preciso ir além do que aplicar uma regra de forma robotizada para ter resultados.

O cliente deve estar sempre na mente do estrategista, em todas as fases do lançamento. A Regra de Pareto é válida, porém, não se pode cair no comodismo.

 

O mundo não é binário

Esse ensinamento tem relação com os dois já listados. Para fazer a diferença e milhões em dinheiro, é necessário pensar fora da caixinha para chegar onde ninguém chegou.

Também é comum escutar de Vinagre sobre a importância de desenvolver percepção. Ele quer dizer que precisamos estar sensíveis ao momento e perceber quando surgem as oportunidades e o tempo certo de aproveitá-las. E como já dissemos, criatividade é uma das armas mágicas de José Vinagre.

 

Ninguém consegue ler o rótulo de dentro da garrafa

Os mentorandos de Vinagre costumam escutar essa frase com frequência. Segundo Vinagre, é bem mais fácil aprender com os problemas e cenários dos outros, do que com os próprios problemas, assim, podemos observar como os demais acertam e erram e buscar aplicar as soluções no próprio negócio.

Os aprendizados estão em toda parte, às vezes, só precisamos mudar a nossa perspectiva para enxergá-los.

 

José Vinagre é inspiração no Marketing Digital

Com mais de duas décadas dedicadas ao desenvolvimento de estratégias de marketing digital e vários anos trabalhando com lançamentos de infoprodutos, os números e realizações de José Vinagre são bastante expressivos.

Nesse tempo, os números de lançamentos apoiados por Vinagre chegaram várias vezes aos oito dígitos, com milhões de visualizações, milhões em vendas, milhares de alunos e centenas de mentorados.

Vinagre é uma das figuras do cenário digital a quem poderíamos chamar de dinossauro do marketing digital no Brasil. Não apenas se consolidou como grande estrategista, como é uma das maiores autoridades em growth, uma consequência natural, tendo em vista a sua personalidade bastante criativa e inquieta.

As lives com milhares de participantes, eventos presenciais concorridos e mentorias que custam milhares de reais, atestam que Vinagre não é apenas um bom jogador, mas também é inspiração para milhares que buscam aprender com ele, certamente, ainda veremos muito sucesso de José Vinagre pela frente.

Isso também pode te interessar:
Mais histórias de Big Players:

Tathiane Deândhela

Tathiane DeândhelaTathiane Deândhela é uma empresária, palestrante e confer… >> VER TUDO! é uma empresária, palestrante e conferencista internacional, fundadora e CEO do Instituto Deândhela.

Leia mais »

Fábio Jr. Soma

Fábio Jr. SomaFábio Jr. Soma é o fundador do movimento “Hacker de Cres… >> VER TUDO! é o fundador do movimento “Hacker de Crescimento” que

Leia mais »

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.