O YouTube anunciou que começará a experimentar novos recursos de inteligência artificial (IA) generativa. De acordo com a empresa, os assinantes do YouTube Premium poderão testar uma nova ferramenta conversacional que usa IA para responder a perguntas sobre o conteúdo do YouTube e fazer recomendações, além de experimentar um novo recurso que resumirá tópicos nos comentários de um vídeo.
Os recursos estarão disponíveis por meio do hub de novos experimentos do YouTube, mediante aceitação.
IA conversacional do YouTube
A empresa explica que as respostas da ferramenta conversacional serão geradas por grandes modelos de linguagem que utilizam informações do YouTube e da web e são projetados para ajudar os espectadores a “mergulhar mais fundo” no conteúdo que estão assistindo.
Por exemplo, os participantes poderão fazer perguntas sobre o vídeo que estão assistindo no momento ou solicitar outras coisas para assistir, semelhantes ao vídeo, usando ações como “recomendar conteúdo relacionado”. Essas conversas com a IA poderão ocorrer enquanto o vídeo está sendo reproduzido, para não interromper a reprodução.
Por enquanto, este recurso só será oferecido nos Estados Unidos e em dispositivos Android. Os assinantes do YouTube Premium, inclusive, já estão podendo participar, mas a ferramenta ainda não aparece em todos os vídeos.
Tópicos de comentários resumidos pela IA
Enquanto isso, o resumidor de comentários aproveitará a IA generativa para organizar e resumir os tópicos de discussão em grandes seções de comentários sob um vídeo, permitindo que os espectadores se atualizem sobre o que as pessoas têm dito.
O YouTube acredita que este recurso também pode ser útil para os criadores, ajudando-os a descobrir sobre o que estão falando os assinantes de seus canais, sem precisar ler todos os comentários um por um. Isso também pode ajudá-los a obter inspiração para novos vídeos com base nos tópicos dos comentários, sugere o YouTube.
Além disso, se os criadores desejarem remover quaisquer tópicos de comentários, eles poderão excluir.
Os tópicos serão resumidos apenas com base nos comentários publicados, não naqueles retidos para revisão ou que contenham palavras bloqueadas ou sejam de usuários bloqueados, observa o YouTube.
Esta experiência, que agora está sendo executada em um pequeno número de vídeos, estará disponível apenas em inglês por enquanto.
O YouTube afirma que os testes continuarão nas próximas semanas e meses, à medida que a empresa coleta feedback sobre como os consumidores estão usando os novos recursos:
Esses recursos são experimentais e nem sempre acertamos. É por isso que estamos começando aos poucos, com disponibilidade limitada e coletando feedback. Cada experimento permite enviar feedback diretamente na ferramenta. Se você vir algum desses experimentos, experimente-os e diga-nos o que você pensa — diz o anúncio.
Fonte: TechCrunch