trending topics:

Custo por lead do Google Ads aumentou em 91% dos setores, diz relatório

Os dados foram extraídos de mais de 79 mil campanhas exibindo anúncios da Rede de Pesquisa de outubro de 2021 a setembro de 2022.

O Google Ads é um dos canais de publicidade paga mais populares e competitivos para empresas grandes e pequenas. Não é à toa que os anunciantes tentam manter o desempenho máximo por lá. Contudo, novo relatório da Localiq mostra que o custo por lead (CPL) aumentou em cerca de 91% das indústrias no Google.

Os setores mais atingidos pelo aumento foi o de Artes e entretenimento (aumento de 134%), viagens (aumento de 69%) e Móveis (aumento de 54%).

Enquanto os setores que tiveram uma queda no CPL são os de Finanças e Seguros (queda de 2%) e Educação e Instrução (queda de 29%).

Indústrias mais impactadas em 2022.

 

As principais tendências

  • O custo por lead aumentou significativamente. 21 das 23 indústrias analisadas observaram um aumento ano a ano, com média de 19%. A inflação pode ser o principal fator.
  • A taxa de conversão diminuiu significativamente. 91% das indústrias viram uma diminuição na taxa de conversão, com redução geral média de 14%.
  • O custo por clique (CPC) aumentou apenas ligeiramente. Pouco mais da metade (57%) dos setores analisados observaram aumento no CPC, com um aumento geral médio de 2%.
  • A taxa de cliques permaneceu estável. Embora 78% dos setores no relatório tenham visto um aumento na taxa, não houve alteração média geral.

Com exceção da taxa de cliques, as variações anuais de 2022 são semelhantes às de 2019, antes da pandemia.

 


O que está por trás das tendências?

A Wordstream analisou a combinação de fatores, incluindo fatores econômicos e mudanças no funcionamento da plataforma de anúncios do Google para apontar as principais causas dessas mudanças.

  • A inflação está afetando as taxas de conversão

Não apenas o índice de preços ao consumidor está perto de seu nível mais alto em 40 anos, mas o custo de administrar um negócio também aumentou. Com os preços em alta, os consumidores tornaram-se mais conscientes de seus gastos, especialmente para bens e serviços não essenciais.

Isso poderia reduzir as taxas de conversão e aumentar o custo por lead e ajudaria a explicar por que os setores no estudo que observaram os maiores aumentos em CPC e/ou CPL ano após ano foram Artes/Entretenimento, Viagens, Móveis e Vestuário/ Jóias da moda; e potencialmente também por que Educação/Instrução e Finanças/Seguros foram os dois únicos setores que tiveram uma queda (embora pequena) no CPL.

A inflação também pode estar fazendo com que mais anunciantes reduzam os gastos com anúncios.

  • A correspondência ampla está mais ampla do que nunca

O Google não apenas removeu palavras-chave de correspondência ampla modificadas no ano passado, mas desde então também tem pressionado para que as contas usem correspondência ampla com Lances inteligentes – chegando ao ponto de lançar recentemente um teste beta limitado que permite aos anunciantes remover completamente os tipos de correspondência de palavras-chave no nível da campanha.

A correspondência mais ampla está levando os anúncios a serem exibidos para mais consultas, incluindo aquelas com baixa intenção comercial. Como a CTR não mudou no geral, podemos concluir que as pessoas ainda clicam nos anúncios da mesma forma, mas como a intenção não existe, elas não estão convertendo.

  • Os anúncios de pesquisa continuam a ficar mais competitivos a cada ano

Isso é normal por causa da eficácia absoluta do Google Ads: dado que 89% das jornadas de compra começam com um mecanismo de pesquisa, não é de se admirar que o PPC gere um ROI médio de $ 2 para cada $ 1 gasto – e, portanto, não surpreende que mais e mais anunciantes estão usando a plataforma.

No relatório State of PPC de 2022 da PPCsurvey, 98% dos participantes relataram usar o Google Ads, contra 76% do Facebook e 64% do Instagram. Quanto mais anunciantes em um determinado canal, maior a concorrência, o que leva a lances mais altos para menos cliques por anunciante.

Em quais plataformas você está realizando campanhas do PPC atualmente?

 

Como se adaptar às mudanças?

Para ajudar as empresas a responder a essas mudanças, a LocaliQ sugere as seguintes práticas recomendadas.

  • Implemente uma estratégia multicanal de funil completo para alcançar públicos mais calorosos.
  • Seja proativo com palavras-chave negativas para combater a segmentação ampla e reduzir gastos desnecessários.
  • Aumente seu orçamento de pesquisa paga para acompanhar a concorrência cada vez maior no espaço – não apenas no ano-novo, mas durante a temporada de festas de 2022. Se um aumento no orçamento não for viável, tente melhorar a relevância e o Índice de qualidade do seu anúncio, otimizando suas palavras-chave, examinando sua concorrência e muito mais.

 

Por que eu devo me importar?

É sempre bom saber onde estão os custos de sua campanha em relação aos benchmarks do setor. Se sua marca ou cliente é um dos mais afetados, é provável que seja por causa da pandemia, inflação ou mudanças recentes em palavras-chave e automação. Siga as práticas recomendadas e continue testando para garantir que seus custos estejam sob controle.

Para conferir a análise detalhada dos dados de benchmark de publicidade de pesquisa da Localiq é só clicar aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.