Como manter uma newsletter engajada? Descubra estratégias para impactar o seu público

Saiba os insights dos especialistas em marketing digital Débora Pereira e Sérgio Ribs sobre como manter uma newsletter que impacte o público

No cenário digital altamente competitivo de hoje, uma ferramenta continua a se destacar como uma ponte sólida entre criadores de conteúdo e seu público: a newsletter.

De acordo com estudos, mais de 2 bilhões de e-mails são enviados diariamente e 72% das pessoas o elegeram como o melhor meio para estar em contato com empresas e marcas. 

Além disso, em uma opinião mais técnica, 95% dos profissionais da área concordam que o e-mail marketing é um dos canais de comunicação que mais trazem resultados para as empresas.

Ou seja, a utilização de e-mail marketing na sua estratégia é muito importante, e as newsletters permitem um contato mais pessoal, tornando-se, assim, uma maneira de converter seus leitores a clientes. 

Por isso mesmo que Débora Pereira e Sérgio Ribs, fundadores do Pixeld News e especialistas em marketing digital, compartilharam um pouco da construção da nossa newsletter “Pixel Diário” e alguns insights valiosos sobre como criar e manter uma newsletter envolvente e impactante no podcast Pizza com Marketing.

Neste artigo, exploraremos os principais tópicos discutidos por Débora e Sérgio, desvendando as estratégias por trás de uma newsletter bem-sucedida.

Se você está buscando maneiras de aprimorar sua abordagem de newsletter e deseja alcançar um público mais amplo e envolvido, continue lendo para descobrir os segredos para uma comunicação online eficaz e duradoura.

 

Conhecendo o Público-Alvo

Uma das principais lições compartilhadas por Débora e Sérgio é a importância de conhecer profundamente o seu público-alvo.

Criar uma newsletter eficaz requer mais do que simplesmente redigir conteúdo interessante; você precisa entender as necessidades, os desafios e os interesses da sua audiência.

Aqui no Pixeld, por exemplo, o ChatGPT foi utilizado como uma ferramenta para nos ajudar a montar várias personas, o que nos ajudou a compreender melhor você, caro leitor, e trazer informações importantes tanto aqui para o site quanto para a nossa newsletter.

A segmentação precisa ajudará a adaptar sua mensagem de forma a atender às expectativas do seu público e gerar um impacto significativo.

 


Título criativo e curioso

Você já se pegou clicando em um artigo ou abrindo um e-mail simplesmente por causa do título intrigante? É exatamente isso que um título criativo e curioso pode fazer pela sua newsletter.

Há um mar de e-mails na caixa de entrada das pessoas todos os dias, e é necessário que você se destaque. Sendo assim, Débora e Sérgio salientaram que criar títulos que gerem curiosidade é uma estratégia poderosa para aumentar a taxa de abertura.

Palavras como “descubra”, “revele” e “surpreenda-se” podem estimular a curiosidade do leitor e levá-lo a explorar o conteúdo completo.

 

Mantenha o conteúdo aplicável e acessível

A chave para manter os leitores engajados em sua newsletter é fornecer conteúdo que seja tanto aplicável quanto acessível.

E é por isso mesmo que os especialistas ressaltaram a importância de conhecer muito bem o seu público-alvo. É por meio desse estudo que você saberá os assuntos que interessam as pessoas e o tom que você deve utilizar na transmissão da mensagem.

Seu conteúdo deve ser direcionado para as necessidades e interesses específicos de sua audiência e também deve ser transmitido de maneira clara e acessível.

Afinal, a sua newsletter é um veículo de comunicação que deve criar valor para seus leitores e mantê-los engajados ao longo do tempo.

 

Construindo confiança e credibilidade

Uma das principais preocupações ao criar uma newsletter é estabelecer confiança e credibilidade com sua audiência.

Por isso é importante se preocupar com a curadoria das informações que você está apresentando nos e-mails enviados, além de sempre ser transparente e seguro quanto às informações e fontes que você compartilha.

Uma vez que você construa essa confiança, você gera um status para os seus leitores. A partir disso, eles sabem que podem confiar em você para indicações, para mostrar que eles têm acesso a uma fonte de conteúdo seguro, confiável e que acrescenta na vida deles.

 

Um visual atrativo é importante para a sua newsletter

Assim como o conteúdo é fundamental, o formato visual da sua newsletter desempenha um papel crucial na retenção da atenção dos leitores.

E aqui novamente entra a importância de entender o seu público — deu para reparar que esse tópico é bem importante, hein?! —, pois a partir disso você conseguirá entender qual o formato que sua newsletter deve ter.

A newsletter do Pixeld, por exemplo, chega às 07:07 da manhã na caixa de entrada de mais de 20 mil pessoas (você, inclusive, está perdendo tempo se não é uma delas!), e a equipe por trás dela entendeu que as pessoas estão acordando, então precisam ficar sabendo das notícias do dia de forma mais leve.

Assim, nossa newsletter sempre traz uma pequena reflexão ou uma leve piadinha logo no início, para que o leitor dê uma descontraída ao mesmo tempo em que se informa.

Newsletter Pixel Diário

Além disso, lembre-se de uma formatação adequada; consistência visual, com uma paleta de cores alinhada à identidade da sua marca; e não se esqueça da responsividade, certifique-se de otimizar sua newsletter para diferentes tamanhos de tela.

 

Deixe o seu leitor com gostinho de “quero mais”

Ao chegar ao final de sua newsletter, o objetivo é deixar uma impressão duradoura nos leitores.

Você pode dividir dicas úteis do seu nicho, convidá-los a se inscreverem para receberem mais conteúdo exclusivo, a compartilharem a newsletter com amigos ou a deixarem um comentário com suas opiniões.

Incentive-os a agir ou refletir sobre o conteúdo que acabaram de consumir. Afinal, o toque final é crucial. Encerre com uma frase impactante, que resuma o tema da newsletter e inspire os leitores a continuarem engajados com seu conteúdo.

 

Transforme a sua comunicação com uma newsletter bem engajada

Ao longo deste artigo, exploramos as valiosas dicas compartilhadas por Débora Pereira e Sérgio Ribs, fundadores do Pixeld, sobre como manter uma newsletter engajada e eficaz.

Agora é o seu momento de colocar essas ideias em prática e reter o seu público por meio de e-mails estruturados e com conteúdo de valor. Lembre-se de que essa é uma ótima maneira de promover a sua marca e ter uma comunidade fiel de clientes.

Por fim, se você quer sempre ser a pessoa mais informada da Call e do seu grupo de marketing digital, não pode perder a oportunidade de se inscrever no Pixel Diário, a newsletter que nunca te deixa para trás nas informações. Você não vai se arrepender!

Confira o podcast completo com Débora Pereira e Sérgio Ribs:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.