A arte de viralizar: estratégias para tornar o seu vídeo viral!

Você sabe o que torna um vídeo viral? Conheça dicas valiosas que te ajudarão a viralizar os seus vídeos no YouTube e no TikTok

Na era do marketing digital, alcançar a viralidade é um objetivo almejado por muitos profissionais de marketing.

No entanto, criar um vídeo viral não é uma tarefa simples.

Mesmo com todo o planejamento e expectativa, nem sempre os vídeos decolam como esperado.

É porque não existe uma fórmula mágica para a viralização, tudo depende da reação das pessoas e da vontade delas em compartilhar o conteúdo.

Sendo assim, exploraremos neste artigo o conceito de vídeos virais, como eles se espalham em diferentes plataformas e compartilharemos dicas valiosas sobre como aumentar suas chances de criar um vídeo viral. Vamos lá!

 

Afinal, o que é um vídeo viral?

Vídeos virais são aqueles que se espalham rapidamente pelas redes sociais, conquistando um público cada vez maior.

Não se trata apenas do número de visualizações, mas sim da forma como eles são compartilhados.

Pode ser através de um alto engajamento e compartilhamentos em uma plataforma, ou até mesmo sendo selecionados pelos algoritmos e ganhando destaque para um grande número de espectadores.

Dessa maneira, o segredo para criar um vídeo viral está na criatividade e na capacidade de despertar emoções positivas nas pessoas.

Afinal, conteúdos que provocam risadas, inspiração, surpresa e alegria têm mais chances de serem compartilhados.

Por incrível que pareça, muitos vídeos comerciais não exploram essas emoções intensas, optando por conteúdos mais “mornos”.

Mas a verdade é que os vídeos que causam uma explosão de emoções têm o dobro de compartilhamento.

É uma fórmula simples, mas que muitos ainda não perceberam.

 


Quantas visualizações você precisa ter para seu vídeo se tornar viral?

Então, todos os vídeos virais recebem milhões e milhões de visualizações? Não necessariamente.

De acordo com Ian Forrester, CEO da agência DAIVID, para o Search Engine Journal:

Não há um número estabelecido, mas qualquer vídeo com mais de 1 milhão de visualizações provavelmente terá algum elemento de viralidade, contribuindo para o número de visualizações (além das visualizações pagas).

Porém, embora seja provável que vídeos com mais de 1 milhão de visualizações tenham se beneficiado de alguma forma de pico viral, nem sempre é esse o caso.

Mesmo os vídeos pequenos, com poucas visualizações iniciais, podem se tornar virais se foram amplamente compartilhados — até mesmo fora da própria plataforma.

A viralidade é mais sobre como um vídeo é distribuído do que quantas visualizações ele obtém — embora as visualizações certamente façam parte da equação.

 

Como viralizar um vídeo no YouTube?

Não há uma fórmula mágica e nem um “pó de pirlimpimpim” para fazer com que todos os seus vídeos viralizem para sempre.

No entanto, há sim algumas coisas que você pode fazer para aumentar sua chance de sucesso:

  • 🎥 Crie conteúdo de alta qualidade e relevante para o seu público-alvo: seu vídeo deve ser bem produzido e envolvente, e deve abordar um tópico no qual seus espectadores estejam interessados.
  • ✈️ Você precisa compartilhar o seu próprio vídeo! Envie para seus amigos, incentive-os a compartilhar, coloque em suas redes sociais. É preciso aumentar as chances de as pessoas terem acesso a sua produção.
  • 🍀Conte, também, com a sorte. Não há garantia de que seu vídeo se tornará viral, mesmo que você faça tudo certo. Tudo depende se as pessoas acham ou não seu vídeo interessante e o compartilham com outras pessoas — poste e cruze os dedos! 🤞

Entender mais sobre como funciona o algoritmo do YouTube também pode te ajudar nessa missão de viralizar um vídeo.

 

Como viralizar um vídeo no TikTok?

O TikTok é construído em um gráfico de conteúdo, não em um gráfico social e, como resultado, o conteúdo está no centro de tornar um vídeo viral na plataforma.

Aqui estão algumas coisas que podem tornar um vídeo viral no TikTok:

  • Autenticidade: as marcas precisam encontrar seu nicho e criar conteúdo autêntico e que converse diretamente com a comunidade, de maneira genuína.
  • Momento: no TikTok, o momento certo faz toda a diferença. Isso significa estar atento a horários, feriados, eventos populares etc.
  • Humor: as pessoas amam rir, e não é diferente no aplicativo chinês. Sendo assim, se você conseguir fazer as pessoas rirem, é mais provável que seu vídeo seja compartilhado entre amigos.
  • Tendências virais: o TikTok tem tudo a ver com tendências. Então esteja atento ao que está no hype e tente encaixar seu conteúdo dentro dele.
  • Música viral: vídeos que usam músicas virais populares têm maior probabilidade de se tornarem virais do que vídeos que não usam músicas virais populares.
  • Envolvimento: consiga que as pessoas se envolvam com seu conteúdo, curtindo, comentando, compartilhando, isso aumenta a chance de se tornarem virais.
  • Mantenha o volume: o próprio TikTok aconselha que você poste de 1 a 4 vezes no dia “para testar como diferentes tipos de conteúdo são recebidos”. Portanto, se você deseja se tornar viral, precisa “produzir um suprimento contínuo e de alto volume de conteúdo novo”.

O própria plataforma disponibiliza hubs de conteúdo para que os criadores aprendam as melhores práticas de marketing para se conectar com o público e sejam descobertos na plataforma.

 

Qual é a maneira mais fácil de se tornar viral?

Segundo o Tubular Labs, nos últimos 30 dias foram enviados 53,6 milhões de vídeos para o YouTube por 4,9 milhões de contas.

No entanto, apenas 58.100 desses vídeos alcançaram pelo menos 1 milhão de visualizações e 36.000 engajamentos.

Esses números mostram que as chances de um vídeo se tornar viral são de cerca de 1 em 1.000.

Mas é para desanimar? Claro que não!

Para aumentar suas chances, aqui estão algumas maneiras relativamente fáceis de tornar seu vídeo viral:

 

1. Seja breve

As pessoas estão cada vez com menos tempo e menos interesse em parar e ficar vários minutos assistindo algo.

Não é à toa que os vídeos curtos estão cada vez mais populares.

Sendo assim, utilize o formato de vídeo curto para oferecer algo interessante ao seu público.

YouTube video

O canal “Gostosuras fit” está em destaque no Instagram, com milhões de visualizações, e ensina receitas em menos de um minuto.

 

2. Use pessoas que já têm uma grande visibilidade

Há alguns nomes na internet que são muito procurados, geram curiosidade e interesse nas pessoas.

Você pode se aproveitar disso para criar conteúdos — que se encaixem no seu nicho, claro! que se relacionem com essas pessoas.

Por exemplo, esta criadora aproveitou para contar a história da Bianca Andrade (Boca Rosa), e gerou mais de 2 milhões de visualizações:

YouTube video

 

3. Compre anúncios

Você também pode impulsionar o tráfego do seu vídeo, o que fará com que mais pessoas tenham acesso a ele, aumentando as chances de viralizar.

 

É, não existe mesmo fórmula mágica 🪄

Vamos direto ao ponto: não há um “segredo mágico” para tornar um vídeo viral.

Embora muitos desejem que exista esse botão vermelho que faça o conteúdo se espalhar rapidamente, a realidade é diferente.

No entanto, a boa notícia é que há uma abundância de informações, práticas recomendadas e conselhos disponíveis para ajudá-lo a se preparar para o sucesso — e muitos deles serão abordados neste artigo, o Pixeld faz tudo, né?

Então, leve essas dicas com calma, experimente e concentre-se em fornecer valor ao seu público em primeiro lugar. Em pouco tempo, você estará no caminho para alcançar o sucesso viral.

Com informações de Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.