Qual é a métrica mais importante do Instagram? José Vinagre ensina técnica do Sniper Post

O especialista em Growth Hacking José Vinagre compartilha técnica para impulsionar seu engajamento com estratégia de métricas

Você já se perguntou qual é a métrica mais importante no Instagram? É um dilema comum entre criadores de conteúdo e profissionais de marketing. Curtidas, comentários, compartilhamentos ou salvamentos — qual delas é a chave para o sucesso na plataforma?

Pensando nessa dúvida, José Vinagre, especialista em Growth Hacking, compartilhou insights valiosos sobre como tirar o máximo proveito de suas interações no Instagram. A resposta pode surpreendê-lo, pois, na verdade, depende.

Neste artigo, exploraremos a técnica do Sniper Post, uma abordagem estratégica do especialista para otimizar suas postagens no Instagram. A ideia central é criar conteúdo direcionado a cada tipo de interação, maximizando assim o envolvimento de seus seguidores.

 

A técnica do Sniper Post

O que faz um bom Sniper? Bom, como um atirador especial especializado em tiros de precisão, claramente ele não sai atirando para todos os lados. Ele tem um alvo específico e acertará aquele alvo.

A mesma coisa você deve fazer. Em vez de atirar para todos os lados — querendo que as pessoas engajem de qualquer forma com os seus posts —, você deve produzir conteúdos específicos de acordo com cada interação.

Vinagre afirma que, de forma estratégica, você vai criar um conteúdo focado no que a pessoa provavelmente vai pensar ao terminar de ler ou assistir.

 


Entendendo as Métricas do Instagram

E então, qual é a métrica mais importante do Instagram? curtidas, comentários, compartilhamentos ou salvamentos? Responda mentalmente antes de continuar.

Se você é um criador de conteúdo, sabe que o ideal seria ter todas essas interações. No entanto, sabemos que isso não é possível. Sendo assim, de acordo com José Vinagre, a métrica mais importante vai depender da sua intenção.

O especialista deixa claro que “não existe melhor CTA”. Cada um tem um objetivo e um benefício, como alcance, impressão, seguidores, nutrição do algoritmo, gerar uma conexão, etc. O que você precisa aprender é como explorar os diferentes tipos de interação nos seus conteúdos de forma estratégica.

Sendo assim, é importante explorar essas métricas e o que elas realmente significam para o seu perfil. Compreender esses números é o primeiro passo para usar o Sniper Post de forma eficaz.

 

Salvamentos: “eu vou precisar depois”

Os salvamentos podem ser uma métrica muitas vezes subestimada, mas são uma indicação valiosa de que alguém considerou seu conteúdo tão útil ou interessante que quer guardá-lo para referência futura. Isso demonstra que seu conteúdo possui valor duradouro.

Conteúdos como checklists, dicas ou até um tema mais denso que é difícil de ser decorado, é o que geralmente gera mais salvamentos, justamente porque a pessoa pensa: ‘achei isso aqui muito bom, quero salvar pra poder ler de novo’ — diz José Vinagre.

 

Compartilhamentos: “eu recomendo esse conteúdo”

Quando alguém compartilha uma de suas postagens, está ampliando o alcance do seu conteúdo para sua própria rede de seguidores. Os compartilhamentos são um sinal claro de que alguém considera seu conteúdo valioso o suficiente para compartilhá-lo com outras pessoas.

Sendo assim, Vinagre diz que você deve trazer uma novidade, uma sacada contra o senso comum que desperte alguma emoção. Dessa forma, a chance de alguém ver e pensar “que f*da, vou mandar pro fulano ver isso aqui…” é grande.

 

Comentários: “eu acho que”

Os comentários são uma forma mais envolvente de interação. Quando alguém deixa um comentário em uma de suas postagens, está iniciando um diálogo. Isso pode ser uma oportunidade valiosa para construir conexões genuínas com seus seguidores e entender suas opiniões e interesses.

De acordo com José Vinagre:

Criar posts que estimulem as pessoas a dar a sua opinião sobre um assunto, é uma das melhores táticas pro Sniper post focado em comentários. Posts que têm uma pitada de polêmica e terminam com um CTA ‘O que você pensa sobre isso?’ são exemplos disso.

 

Curtidas: “eu gostei”

As curtidas são a forma mais simples de interação no Instagram. Quando alguém gosta do seu conteúdo, basta tocar duas vezes na tela para expressar sua aprovação.

As curtidas são uma métrica importante, mas não devem ser superestimadas. Elas indicam que alguém apreciou o seu conteúdo, mas não necessariamente que ele o considerou valioso o suficiente para interagir de outras formas.

 

Métrica bônus: tempo de tela

José Vinagre ainda traz uma métrica que é difícil de ser avaliada, mas, segundo ele, “faz o Zuckerberg amar os seus conteúdos”.

Essa métrica é o tempo de tela. Ou seja, o fato de fazer com que as pessoas cheguem até o final dos seus carrosséis ou vídeos — assim como você chegou até aqui, sabe? Mas no Instagram.

Isso pode ser feito por meio de chamadas e elementos que gerem curiosidade e incentivem a pessoa a ler até o final.

 

Seja um Sniper no Instagram!

A técnica do Sniper Post de José Vinagre oferece uma abordagem estratégica para maximizar o envolvimento nas postagens do Instagram.

Ao entender as nuances das métricas, como curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e o tempo de tela, você pode direcionar seu conteúdo de maneira eficaz.

Dessa forma, utilize essa estratégia com foco e precisão para cultivar um relacionamento autêntico com seus seguidores, garantindo que seu conteúdo se destaque no dinâmico algoritmo do Instagram.

Com o Sniper Post, você está armado para alcançar um envolvimento mais profundo e duradouro em suas campanhas de marketing digital.

Você pode conferir o post original neste link.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.