Fim de uma era. Será que a estratégia de Lançamentos morreu? Minha previsão para 2023

Com o olhar certo, os lançamentos ainda podem ser uma ótima estratégia para o faturamento da sua empresa em 2023.

Empreendedora, especialista em lançamentos digitais, sócia da agência Youni e co-fundadora da Pixeld.

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

Importante:

Este texto foi produzido por um de nossos colunistas convidados. Os comentários, análises e opiniões expressos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Pixeld ou de seus controladores.

20210120_184100

Será que chegou o fim dos lançamentos?

Eu sei que essa é uma pergunta que atormenta a cabeça de muitos profissionais do Marketing Digital. Mas posso adiantar a resposta? Não, não morreu.

Porém, se você ainda quer ter resultados com essa estratégia, creio que você precisa mudar sua visão sobre ela.

Se você está no mercado você sabe:  as margens nos lançamentos digitais estão diminuindo a cada dia. O custo por lead aumentou muito desde a atualização do iOS, o que elevou o grau de complexidade e ROI dos lançamentos, principalmente para quem já está num alto nível de escala. Eu, inclusive, comentei sobre isso em um vídeo no TikTok:

@pixeld.news

O CUSTO POR LEAD AUMENTOU! #marketing #marketingdigital #mercadodigital #pixeldnews #news #cpl #leads #custoporlead #ads #googleads #trafegopago

♬ som original – Pixeld News

 

Além dos anúncios caros, diversos outros desafios vem se impondo para quem faz lançamentos: bloqueios de ferramentas e contas, público e mercado saturado, público sem grana… e agora?

 

O fim da era dos Grandes Lançamentos?

Sabemos que, por causa da pandemia de Covid-19, 2020 e 2021 foram anos de vacas gordas para o digital. Muitas pessoas entraram para esse mercado (ou quem já estava aproveitou para escalar) e faturaram grandes quantias – eu mesma consegui os meus primeiros 7 dígitos em 7 dias nesse ano.

Após essa “era de ouro dos lançamentos”, que ocorreu entre 2020 e meados de 2021, parece que estamos vivendo uma recessão no mundo do digital.

2022 foi um ano em que todo mundo que faz lançamentos sentiu a redução de margem, leads menos interessados e ideias como “cadastre-se para assistir a quatro aulas” ficando batidas.

Então, querido leitor, faz todo sentido sim se questionar se “lançamentos ainda funcionam”.

Eu te entendo.

Como especialista em lançamentos – trabalhando no meio desde 2014 –, posso afirmar que a estratégia de lançamento não apenas NÃO MORREU como ainda é um  ótimo tipo de campanha para utilizar nos seus negócios.

A questão toda está em: como você está olhando para os seus lançamentos?

 


Lançamento não é um fim, mas um meio

Se você enxerga os lançamentos como a finalidade do seu negócio, seu olhar está errado.

Esse tempo já passou.

Há alguns anos, mais especificamente entre 2014 e 2020, até fazia  sentido ter vendas apenas com lançamentos. Eles eram a única estratégia das empresas, que por muito tempo se intitularam a si mesmas como “agência de lançamentos”.

Endeusar lançamentos, colocando-os em um altar como “a única e melhor estratégia” pode ser justamente o motivo pelo qual suas margens estão baixas no digital.

O olhar correto, na minha opinião, é enxergar o lançamento como aquilo que ele realmente sempre foi: apenas uma campanha de vendas no digital, que faz parte de toda uma estratégia maior de faturamento para o seu negócio.

A partir do momento que você mudar o modo como está olhando para essa estratégia, o seu jogo muda!

 

Agora é uma boa hora para pensar no longo prazo

Existem algumas coisas que você tem que se atentar quando o assunto é ter sucesso com lançamentos.

Primeiramente, é muito importante que você tenha em mente as dificuldades que serão encontradas – por isso iniciei o artigo falando delas.

Ter resultados magníficos com lançamentos está cada vez mais difícil, mas não impossível. Eu mesma tive resultados muito expressivos com lançamentos este ano, mas isso graças ao planejamento que fiz para 2022.

Por isso, o que eu te indico é: sentar agora, no final do ano, e já fazer sua previsão de faturamento para 2023, colocando os lançamentos como “campanhas-chave”, mas não como “campanhas-únicas”.

Entre os lançamentos, planeje outras campanhas, como lançamentos-relâmpagos, reaberturas de carrinho, meteóricos, webinários, e quem sabe até um perpétuo como oferta de entrada.

Brinque um pouco com os números, faça algumas estimativas e distribua entre as campanhas, de acordo com o potencial de cada uma.

Assim, você distribui o “peso” das vendas em várias campanhas, tirando a pressão de ter apenas 2 ou 3 lançamentos no ano.

Pensar assim faz parte do jogo do longo prazo. Essa é a grande questão de como olhar corretamente para os lançamentos hoje em dia.

E para te ajudar a alcançar bons resultados e conseguir cumprir os objetivos, vou te dar algumas dicas do que fazer no seu lançamento.

Minha coleção preferida.

 

Foco na captação de leads qualificados

Um fator fundamental para ter um bom resultado no lançamento é a qualidade da sua captação.

O que é captação? É o processo em que você atrairá as pessoas para a sua semana de aulas. E nesse momento é crucial que você atraia o público certo.

Ao realizar dezenas de lançamentos, eu percebi que mais importante do que atrair quantidade, você precisa atrair qualidade. Então as vezes é melhor pagar mais caro numa lead de qualidade, do que barato numa lead que não vai converter.

Dica: para captar o público certo, desenhe muito bem o seu avatar. No momento em que estiver fazendo a captação e já obtiver algumas leads na sua base, rode pesquisas, dessa forma você conseguirá acompanhar a qualidade da sua captação.

 

Turbine a antecipação da sua oferta

“Vem algo por aí…” Ah, a antecipação.

O que é antecipação? É a forma com que você gerará expectativa nos seus leads com relação ao evento, à campanha, à oferta que você fará. Aqui é o momento de você mostrar para as pessoas que você sabe o que está fazendo, mostrar autoridade, mostrar que o seu método funciona e também as suas provas sociais. A pessoa tem que ter certeza de que não pode perder um segundo do que você tem a oferecer.

Dica: o nível de consciência das leads está cada vez mais alto. Dessa maneira, evite rodar anúncios simples do tipo “cadastre-se para ganhar uma série de aulas sobre tal assunto”, são anúncios batidos.

Utilize a sua criatividade e saia da caixa, gere uma antecipação marcante até mesmo para aquele lead que já viu outros lançamentos e já acompanhou outros cursos, faça com que ele ainda assim queira fazer parte do que você está oferecendo.

Lembre-se de que todos somos humanos, todos temos comportamentos muito parecidos e o que vai nos diferenciar como leads é o nível de consciência. É necessário gerar antecipação para deixar a pessoa animada e mostrar que você está oferecendo algo inovador.

 

Alinhe muito bem a sua oferta

Por fim, um dos fatores determinantes para o sucesso do seu lançamento é a oferta que você faz.

Se a sua oferta está desalinhada com aquilo que seus leads estão buscando, as chances de resultados ruins são muito altas.

Dica: se já tiver uma base, faça pesquisas com ela, saiba exatamente o que querem para criar uma oferta em cima disso. É muito mais fácil criar uma oferta específica para o seu público do que criar uma do zero e esperar que um público queira aquilo que está sendo oferecido.

Os tempos mudam e o padrão de comportamento das pessoas também muda. Com isso, o mercado de trabalho se movimenta, o que não será diferente com o mercado do Marketing Digital. Por isso é tão importante se atualizar e estar sempre atento às novas tendências e às novidades que vão acontecendo, para ter sucesso nas suas estratégias.

É exatamente nisso que nós aqui do Pixeld estamos te ajudando, a se manter atualizado dentro do Marketing Digital e a não perder nenhuma novidade essencial para o crescimento dos seus negócios – então continue nos acompanhando!

Escrito por:

Isso pode te interessar:

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo multiplataforma

Seu negócio precisa estar em vários lugares! Veja as vantagens do conteúdo multiplataforma

Conheça as vantagens e benefícios do conteúdo multiplataforma para a fidelização e visibilidade da marca para os seus clientes

Pessoas mais velhas estão usando o TikTok

O TikTok agora não é mais só para jovens, mostra pesquisas

De acordo com pesquisas do Pew Research Center, mais de 40% dos usuários do TikTok estão na faixa de 30 e 40 anos

Modelo de negócio por assinatura

Modelos de negócios por assinatura, vale a pena para você?

O Modelo de Negócio por Assinatura pode ser ótimo para sua empresa, entenda como vender seus produtos ou serviço de forma recorrente

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.