Talvez haja algumas flutuações no tráfego da Pesquisa Google nos próximos dias.
A empresa anunciou que está ajustando seus algoritmos para fazer um trabalho melhor na eliminação de conteúdo automatizado ou com spam, como forma de melhorar a qualidade da Pesquisa.
De acordo com o Google, as atualizações de classificação, que chegarão em maio, “manterão o conteúdo de qualidade mais baixa fora das pesquisas”.
É importante ressaltar que o Google diz que seu mecanismo será melhor na erradicação do conteúdo automatizado (gerado por inteligência artificial) de hoje, que é mais difícil de detectar.
Como vai funcionar?
O Google diz que está fazendo um trabalho melhor e usando aquilo que aprendeu no ajuste algorítmico de 2022 para “reduzir conteúdo inútil e não original” e aplicando-o à nova atualização.
A empresa afirma que as mudanças enviarão mais tráfego para “sites úteis e de alta qualidade”. Quando combinada às atualizações de dois anos atrás, o Google estima que a revisão reduzirá em 40% os resultados de pesquisa com spam e não originais.
A diretora de gerenciamento de produtos do Google, Elizabeth Tucker, escreveu que:
Esta atualização envolve o refinamento de alguns de nossos principais sistemas de classificação para nos ajudar a entender melhor se as páginas da web são inúteis, têm uma experiência de usuário ruim ou parecem que foram criadas para mecanismos de pesquisa e não para pessoas.
Isso pode incluir sites criados principalmente para corresponder a consultas de pesquisa muito específicas.
O fato de o Google anunciar as mudanças que está fazendo sinaliza que estas são grandes mudanças que podem mudar significativamente a experiência de pesquisa.
Está claro que a empresa está visando spam de SEO gerado, principalmente, por IA. De acordo com Tucker:
Hoje, os métodos de criação de conteúdo em escala são mais sofisticados, e nem sempre é tão claro se o conteúdo é criado puramente por meio de automação.
[As mudanças] nos permitirão agir em mais tipos de conteúdo com pouco ou nenhum valor criado em grande escala, como páginas que fingem ter respostas a pesquisas populares, mas não conseguem fornecer conteúdo útil.
O que se sabe até agora sobre essa atualização do Google?
Aqui estão as coisas mais importantes que se sabe até agora:
- Nome: Atualização ampla do Google de março de 2024
- Lançado: 5 de março de 2024 por volta das 12h.
- Lançamento: Levará até um mês para ser totalmente implementado — até lá, prepare-se para algumas instabilidades.
- Alvos: analisa todos os tipos de conteúdo.
- Penalidade: Não é uma penalidade, ela promove ou recompensa ótimas páginas da web.
- Global: Esta é uma atualização global que afeta todas as regiões, em todos os idiomas.
- Impacto: A plataforma disse que isso resultará em uma redução de 40% no conteúdo de baixa qualidade, não original e inútil em seus resultados de pesquisa.
- Discover: as principais atualizações impactam o Google Discover e outros recursos, além de trechos de recursos e muito mais.
- Recuperação: principais conselhos de atualização do Google se você foi atingido por isso, precisará examinar seu conteúdo e ver se consegue fazer melhor.
Today we announced the March 2024 core update & new spam policies that, in combination, are designed to show less content made to attract clicks and more content that people find useful. Learn more: https://t.co/wQVZ8mExRB
— Google Search Central (@googlesearchc) March 5, 2024
Por enquanto, você não verá imediatamente as melhorias, pois o Google está avisando aos proprietários de sites com dois meses de antecedência para se adaptarem de acordo. As alterações no mecanismo de pesquisa entrarão em vigor em 5 de maio.
Com informações de Engadget