trending topics:

Nova atualização do Google visa eliminar spam de SEO, principalmente os gerados por IA

O Google está buscando novas maneiras para impedir as novas maneiras de tentar enganar a Pesquisa com conteúdo de baixa qualidade

Talvez haja algumas flutuações no tráfego da Pesquisa Google nos próximos dias.

A empresa anunciou que está ajustando seus algoritmos para fazer um trabalho melhor na eliminação de conteúdo automatizado ou com spam, como forma de melhorar a qualidade da Pesquisa.

De acordo com o Google, as atualizações de classificação, que chegarão em maio, “manterão o conteúdo de qualidade mais baixa fora das pesquisas”.

É importante ressaltar que o Google diz que seu mecanismo será melhor na erradicação do conteúdo automatizado (gerado por inteligência artificial) de hoje, que é mais difícil de detectar.

 

Como vai funcionar?

O Google diz que está fazendo um trabalho melhor e usando aquilo que aprendeu no ajuste algorítmico de 2022 para “reduzir conteúdo inútil e não original” e aplicando-o à nova atualização.

A empresa afirma que as mudanças enviarão mais tráfego para “sites úteis e de alta qualidade”. Quando combinada às atualizações de dois anos atrás, o Google estima que a revisão reduzirá em 40% os resultados de pesquisa com spam e não originais.

A diretora de gerenciamento de produtos do Google, Elizabeth Tucker, escreveu que:

Esta atualização envolve o refinamento de alguns de nossos principais sistemas de classificação para nos ajudar a entender melhor se as páginas da web são inúteis, têm uma experiência de usuário ruim ou parecem que foram criadas para mecanismos de pesquisa e não para pessoas.

Isso pode incluir sites criados principalmente para corresponder a consultas de pesquisa muito específicas.

O fato de o Google anunciar as mudanças que está fazendo sinaliza que estas são grandes mudanças que podem mudar significativamente a experiência de pesquisa.

Está claro que a empresa está visando spam de SEO gerado, principalmente, por IA. De acordo com Tucker:

Hoje, os métodos de criação de conteúdo em escala são mais sofisticados, e nem sempre é tão claro se o conteúdo é criado puramente por meio de automação.

[As mudanças] nos permitirão agir em mais tipos de conteúdo com pouco ou nenhum valor criado em grande escala, como páginas que fingem ter respostas a pesquisas populares, mas não conseguem fornecer conteúdo útil.

 


O que se sabe até agora sobre essa atualização do Google?

Aqui estão as coisas mais importantes que se sabe até agora:

  • Nome: Atualização ampla do Google de março de 2024
  • Lançado: 5 de março de 2024 por volta das 12h.
  • Lançamento: Levará até um mês para ser totalmente implementado — até lá, prepare-se para algumas instabilidades.
  • Alvos: analisa todos os tipos de conteúdo.
  • Penalidade: Não é uma penalidade, ela promove ou recompensa ótimas páginas da web.
  • Global: Esta é uma atualização global que afeta todas as regiões, em todos os idiomas.
  • Impacto: A plataforma disse que isso resultará em uma redução de 40% no conteúdo de baixa qualidade, não original e inútil em seus resultados de pesquisa.
  • Discover: as principais atualizações impactam o Google Discover e outros recursos, além de trechos de recursos e muito mais.
  • Recuperação: principais conselhos de atualização do Google se você foi atingido por isso, precisará examinar seu conteúdo e ver se consegue fazer melhor.

Por enquanto, você não verá imediatamente as melhorias, pois o Google está avisando aos proprietários de sites com dois meses de antecedência para se adaptarem de acordo. As alterações no mecanismo de pesquisa entrarão em vigor em 5 de maio.

Com informações de Engadget

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.