trending topics:

O uso da IA nas eleições nos EUA, será que vem fake news por aí?

Vídeo político inteiramente gerado por IA nos EUA levanta preocupações sobre fake news e manipulação de imagens

Já se tornou comum vermos a inteligência artificial (IA) no meio da arte, do jornalismo e do marketing, gerando debates sobre os benefícios e os malefícios do uso da tecnologia nesses meios.

No entanto, as IAs vieram para revolucionar todas as áreas da sociedade de certa forma, e parece que chegou a vez de mudar os rumos da política.

Em resposta ao anúncio de reeleição do presidente Biden na corrida presidencial americana, o Comitê Nacional Republicano divulgou um vídeo gerado por IA que mostra uma possível versão do futuro caso ele seja eleito.

 

Um anúncio de ataque gerado por IA contra o presidente Biden

Assim que o presidente Joe Biden anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição, os republicanos responderam com um anúncio de ataque que o critica por sua responsabilidade em diversos eventos políticos nacionais e internacionais, incluindo visuais impactantes para cada um deles.

O vídeo é intitulado “Beat Biden” e apresenta uma perspectiva fictícia em que o presidente Biden e a vice-presidente Kamala Harris ganham a reeleição em 2024.

Todas as cenas do anúncio foram criadas por meio de inteligência artificial, mostrando Biden e Harris comemorando sua suposta vitória no dia das eleições.

YouTube video

Os republicanos não negam que o vídeo tenha sido produzido com o uso exclusivo de imagens criadas por plataformas de IA, tais como Midjourney e DALL-E.

Na página do YouTube, a descrição do vídeo afirma:

Uma perspectiva de IA sobre um possível futuro do país caso Joe Biden seja reeleito em 2024.

Essa aparentemente é a primeira vez em que um anúncio político foi criado somente com imagens geradas por IA, o que gera preocupações sobre como a tecnologia será usada para as eleições que estão por vir.

 


Por que isso importa em um contexto de fake news?

Além de trabalhos de faculdade, artigos de sites e livros infantis, algumas figuras poderosas estão entre os alvos populares da manipulação de IA.

Fotos falsas como o papa de puffer, Trump sendo preso e Macron protestando contra ele mesmo são alguns exemplos.

As plataformas de IA estão abrindo caminho para a criação de imagens digitais e artes que se assemelham muito a fotografias reais.

O que é mais preocupante é que essas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis e fáceis de usar, permitindo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos possa criar imagens falsas e manipuladas.

Assim, torna-se fácil espalhar informações erradas e prejudicar a reputação de uma pessoa, incluindo políticos, com o simples compartilhamento de uma imagem alterada em grupos de mídia social.

 

Não caia em fake news!

É verdade que a tecnologia de IA não é somente usada de forma boa, para melhorar o dia a dia das pessoas, mas também pode ser utilizada de forma maliciosa.

Sendo assim, é importante se prevenir de acreditar em eventos falsos simulados pelas IAs e buscar sempre verificar a fonte da informação e que esta seja sempre confiável.

Para ajudar na verificação da autenticidade das imagens, há ferramentas de verificação de mídia, como o Google Lens ou o TinEye, que permitem que você pesquise uma imagem e veja onde ela foi usada na web.

A conscientização e a educação sobre a tecnologia de IA e seus usos são muito importantes em meio a tanta mudança que vem ocorrendo nos últimos tempos.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.