O uso da IA nas eleições nos EUA, será que vem fake news por aí?

Vídeo político inteiramente gerado por IA nos EUA levanta preocupações sobre fake news e manipulação de imagens

Já se tornou comum vermos a inteligência artificial (IA) no meio da arte, do jornalismo e do marketing, gerando debates sobre os benefícios e os malefícios do uso da tecnologia nesses meios.

No entanto, as IAs vieram para revolucionar todas as áreas da sociedade de certa forma, e parece que chegou a vez de mudar os rumos da política.

Em resposta ao anúncio de reeleição do presidente Biden na corrida presidencial americana, o Comitê Nacional Republicano divulgou um vídeo gerado por IA que mostra uma possível versão do futuro caso ele seja eleito.

 

Um anúncio de ataque gerado por IA contra o presidente Biden

Assim que o presidente Joe Biden anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição, os republicanos responderam com um anúncio de ataque que o critica por sua responsabilidade em diversos eventos políticos nacionais e internacionais, incluindo visuais impactantes para cada um deles.

O vídeo é intitulado “Beat Biden” e apresenta uma perspectiva fictícia em que o presidente Biden e a vice-presidente Kamala Harris ganham a reeleição em 2024.

Todas as cenas do anúncio foram criadas por meio de inteligência artificial, mostrando Biden e Harris comemorando sua suposta vitória no dia das eleições.

YouTube video

Os republicanos não negam que o vídeo tenha sido produzido com o uso exclusivo de imagens criadas por plataformas de IA, tais como Midjourney e DALL-E.

Na página do YouTube, a descrição do vídeo afirma:

Uma perspectiva de IA sobre um possível futuro do país caso Joe Biden seja reeleito em 2024.

Essa aparentemente é a primeira vez em que um anúncio político foi criado somente com imagens geradas por IA, o que gera preocupações sobre como a tecnologia será usada para as eleições que estão por vir.

 


Por que isso importa em um contexto de fake news?

Além de trabalhos de faculdade, artigos de sites e livros infantis, algumas figuras poderosas estão entre os alvos populares da manipulação de IA.

Fotos falsas como o papa de puffer, Trump sendo preso e Macron protestando contra ele mesmo são alguns exemplos.

As plataformas de IA estão abrindo caminho para a criação de imagens digitais e artes que se assemelham muito a fotografias reais.

O que é mais preocupante é que essas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis e fáceis de usar, permitindo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos possa criar imagens falsas e manipuladas.

Assim, torna-se fácil espalhar informações erradas e prejudicar a reputação de uma pessoa, incluindo políticos, com o simples compartilhamento de uma imagem alterada em grupos de mídia social.

 

Não caia em fake news!

É verdade que a tecnologia de IA não é somente usada de forma boa, para melhorar o dia a dia das pessoas, mas também pode ser utilizada de forma maliciosa.

Sendo assim, é importante se prevenir de acreditar em eventos falsos simulados pelas IAs e buscar sempre verificar a fonte da informação e que esta seja sempre confiável.

Para ajudar na verificação da autenticidade das imagens, há ferramentas de verificação de mídia, como o Google Lens ou o TinEye, que permitem que você pesquise uma imagem e veja onde ela foi usada na web.

A conscientização e a educação sobre a tecnologia de IA e seus usos são muito importantes em meio a tanta mudança que vem ocorrendo nos últimos tempos.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Assistente criativo do TikTok

TikTok lança “Assistente Criativo” para agilizar a criação de anúncios

O "Creative Assistant" usa a tecnologia de IA para oferecer sugestões baseadas em dados que podem melhorar o desempenho da sua campanha

Universidade para Influencers. Já pensou se a moda pega?

Universidade irlandesa oferecerá graduação em influência, veja como isso pode implicar dentro do mercado de marketing

ChatGPT pode navegar na Internet

ChatGPT agora pode pesquisar na web em tempo real

De acordo com a OpenAI, agora o ChatGPT não é mais limitado a dados de 2021 e fornecerá informações atualizadas e com links para as fontes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.