Já se tornou comum vermos a inteligência artificial (IA) no meio da arte, do jornalismo e do marketing, gerando debates sobre os benefícios e os malefícios do uso da tecnologia nesses meios.
No entanto, as IAs vieram para revolucionar todas as áreas da sociedade de certa forma, e parece que chegou a vez de mudar os rumos da política.
Em resposta ao anúncio de reeleição do presidente Biden na corrida presidencial americana, o Comitê Nacional Republicano divulgou um vídeo gerado por IA que mostra uma possível versão do futuro caso ele seja eleito.
Um anúncio de ataque gerado por IA contra o presidente Biden
Assim que o presidente Joe Biden anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição, os republicanos responderam com um anúncio de ataque que o critica por sua responsabilidade em diversos eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... políticos nacionais e internacionais, incluindo visuais impactantes para cada um deles.
O vídeo é intitulado “Beat Biden” e apresenta uma perspectiva fictícia em que o presidente Biden e a vice-presidente Kamala Harris ganham a reeleição em 2024.
Todas as cenas do anúncio foram criadas por meio de inteligência artificial, mostrando Biden e Harris comemorando sua suposta vitória no dia das eleições.
Os republicanos não negam que o vídeo tenha sido produzido com o uso exclusivo de imagens criadas por plataformas de IA, tais como Midjourney e DALL-E.
Na página do YouTube, a descrição do vídeo afirma:
Uma perspectiva de IA sobre um possível futuro do país caso Joe Biden seja reeleito em 2024.
Essa aparentemente é a primeira vez em que um anúncio político foi criado somente com imagens geradas por IA, o que gera preocupações sobre como a tecnologia será usada para as eleições que estão por vir.
Por que isso importa em um contexto de fake news?
Além de trabalhos de faculdade, artigos de sites e livros infantis, algumas figuras poderosas estão entre os alvos populares da manipulação de IA.
Fotos falsas como o papa de puffer, Trump sendo preso e Macron protestando contra ele mesmo são alguns exemplos.
As plataformas de IA estão abrindo caminho para a criação de imagens digitais e artes que se assemelham muito a fotografias reais.
O que é mais preocupante é que essas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis e fáceis de usar, permitindo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos possa criar imagens falsas e manipuladas.
Assim, torna-se fácil espalhar informações erradas e prejudicar a reputação de uma pessoa, incluindo políticos, com o simples compartilhamento de uma imagem alterada em grupos de mídia social.
Não caia em fake news!
É verdade que a tecnologia de IA não é somente usada de forma boa, para melhorar o dia a dia das pessoas, mas também pode ser utilizada de forma maliciosa.
Sendo assim, é importante se prevenir de acreditar em eventos falsos simulados pelas IAs e buscar sempre verificar a fonte da informação e que esta seja sempre confiável.
Para ajudar na verificação da autenticidade das imagens, há ferramentas de verificação de mídia, como o Google Lens ou o TinEye, que permitem que você pesquise uma imagem e veja onde ela foi usada na web.
A conscientização e a educação sobre a tecnologia de IA e seus usos são muito importantes em meio a tanta mudança que vem ocorrendo nos últimos tempos.