trending topics:

Publicidade Digital movimentou R$ 16,4 bilhões no 1ª semestre de 2023

Estudo da IAB Brasil em parceria com Kantar Ibope Media mostrou que a publicidade digital cresceu 11% em relação ao mesmo período de 2022

De janeiro a junho de 2023, o gasto em publicidade digital no Brasil aumentou 11% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior, totalizando R$ 16,4 bilhões, de acordo com o estudo Digital AdSpend Brasil, realizado em parceria pelo IAB Brasil e Kantar Ibope Media.

Este crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram seus investimentos em 13%, representando 75% do aumento total no setor.

Os 50 maiores anunciantes também contribuíram com um aumento de 8% nos investimentos em relação ao mesmo período do ano anterior, correspondendo a 25% do crescimento total.

 

Quais setores se destacaram no estudo?

No cenário atual, cinco setores concentram mais de 60% dos gastos com publicidade digital durante o primeiro semestre deste ano: comércio (27,18%), serviços (13,35%), mídia (7,81%), eletrônicos e informática (5,96%), e financeiro e securitário (5,94%). Dos investimentos totais em publicidade digital nesse período, 76% foram direcionados para dispositivos móveis, enquanto os desktops receberam 24% do investimento total.

Setores que concentram mais de 60% dos gastos com publicidade digital no Brasil

Por outro lado, os setores que dedicaram menos de 30% de suas verbas de mídia em digital podem representar maior potencial de crescimento futuro. É o caso de minas e energia (28%), construção (26%), telecomunicações (23%), saúde (20%), higiene doméstica (16%), farmacêutico (15%), administração pública (15%) e jogos e apostas (7%).

De acordo com Cris Camargo, CEO do IAB Brasil:

O crescimento e representatividade em share e volume de investimento de pequenos e médios anunciantes mostra o caráter democrático e acessível da publicidade digital e sua importância para a economia dessas empresas. Se somarmos essa visão à representatividade dos investimentos por setor, onde comércio tem a maior fatia, percebemos o importante papel do e-commerce neste segmento de pequenos e médios anunciantes.

 


Quais outros mercados se destacaram?

No que diz respeito à alocação de recursos, a maioria expressiva (55%) dos investimentos foi destinada a plataformas de redes sociais, seguida de perto pelo search (30%), e publishers e verticais (15%). Em relação aos formatos, 37% do investimento foram direcionados a vídeos, 33% para display (englobando formatos estáticos e animados como banners, anúncios, posts, gifs, entre outros) e 30% para search (sites de busca).

O estudo também revelou um aumento na compra de anúncios através de agências de publicidade, que cresceu 15% no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022. Este tipo de investimento representou 67% do total durante esse período, enquanto os investimentos diretos realizados pelos anunciantes foram responsáveis por 33% do total. Notavelmente, a compra direta de anúncios pelos anunciantes registrou um aumento de 5% no primeiro semestre de 2023.

Considerando as projeções de investimento para o próximo ano, 83% dos anunciantes afirmaram que planejam manter ou aumentar seus investimentos em 2023. Nesse sentido, 67% dos anunciantes indicaram que pretendem investir mais no formato de vídeos online.

Com informações de Startups

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.