Se você exibe anúncios no Google, fique atento a esta novidade. A empresa anunciou alterações nas suas políticas em relação a palavras-chave redundantes.
As recomendações “remover palavras-chave redundantes”, a partir do dia 19 de janeiro, abarcarão também as palavras-chave em diferentes tipos de correspondência e não apenas nos grupos do mesmo tipo.
Robert Brady foi quem postou essa mudança no Twitter:
Check your email. @GoogleAds just changed the "Remove redundant keywords" recommendation to prefer broad match. It will remove a phrase match or exact match keyword if a broad match keyword covers it. #ppcchat
— Robert Brady (@robert_brady) January 4, 2023
O que está mudando?
De acordo com o Google, a recomendação de “remover palavras-chave redundantes”, atualmente, faz a sugestão apenas para palavras que estejam nos mesmos grupos de anúncio, destino, estratégia de lances e tipo de correspondência.
Agora, com a atualização, a recomendação pode incluir palavras-chave em diferentes tipos de correspondência.
Em outras palavras, em breve, as palavras-chave de correspondência exata e de frase também poderão ser removidas na recomendação se uma palavra-chave de correspondência ampla já englobar a intenção de pesquisa.
Como um exemplo de como isso funcionaria, se seu grupo de anúncios tiver a palavra-chave de correspondência de frase “chapéus femininos” e a palavra-chave de correspondência ampla chapéus femininos, poderá ser removida a palavra-chave de correspondência de frase, pois a palavra-chave de correspondência ampla “chapéus femininos” cobre todas as pesquisas de “chapéus femininos”.
Por que o Google está fazendo esta atualização?
O Google espera que ao remover essas palavras-chave redundantes e consolidá-las nos tipos de correspondência, favorecendo a correspondência ampla, estará ajudando você a gerenciar sua conta com mais facilidade, e garante que não afetará negativamente seu desempenho nos anúncios.
Mas caso não deseje utilizar este recurso após a atualização, você pode desativar as recomendações de aplicação automática no Editor e no front-end de anúncios clicando em “desativar” na seção de recomendações.
Por que eu devo me importar?
Esta é outra tentativa do Google de mudar as contas apenas para palavras-chave de correspondência ampla.
Embora seja apresentado como uma melhoria sem grandes problemas, anunciantes e marcas só devem aderir as recomendações se tiverem testado e determinado se as palavras-chave de correspondência ampla funcionam melhor para suas contas e não atrapalham suas estratégias.
Se você não tiver certeza sobre a correspondência ampla, desative a aplicação automática e teste.
Você pode revisar as diretrizes de recomendações do Google aqui.
Fonte: Search Engine Land