Com a aceleração da transformação digital nas empresas, os profissionais que contribuem para esse processo têm movimentado o mercado de trabalho, tanto para a entrada de novos e promovido uma disputa entre as empresas, tanto para a entrada de novos trabalhadores, quanto para quem contrata.
Atualmente, um dos profissionais mais procurados é o Social Media, também chamado de Gestor de Redes Sociais, responsável pelo gerenciamento das redes sociais de uma marca. Segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn, as contratações de profissionais, com foco no planejamento estratégico e produção de conteúdo para redes sociais, tiveram um aumento considerável de 74%, em 2020, com o início da pandemia.
Enquanto as empresas procuram os melhores perfis para aumentar as vendas e a visibilidade da marca, os profissionais buscam aprimorar seus conhecimentos na área para concorrerem a uma oportunidade de trabalho.
Para entender quais atributos são mais requisitados pelos contratantes, o PostBeyond, plataforma focada na promoção de organizações por meio de seus empregados, avaliou mais de 1000 anúncios de emprego, publicados no Indeed.com, para a vaga de Gestor de Social Media.
O estudo, publicado em 20 de junho de 2022, contém informações bastante relevantes e úteis para o conhecimento dos candidatos e dos empregadores. Confira a seguir!
Características e habilidades
Dados do PostBeyond apontaram que 45% dos empregadores acreditam que o perfil ideal para ocupar uma vaga de Gerente de Social Media precisa ter qualificação para o cargo, seguido de habilidades em comunicação (41%), além de ser apaixonado pelo que faz (29%), direto (29%) e positivo (25%).
Principais responsabilidades
De acordo com as vagas anunciadas no Indeed.com, avaliadas pelo estudo do PostBeyond, as principais responsabilidades para o cargo de Gerente de Social Media são as seguintes:
- Estratégia de mídia (51%)
- Anúncios pagos (46%)
- Reconhecimento de marca (24%)
- Relações públicas (23%)
- Gerenciamento de comunidades e de projetos (23%)
Além das cinco principais atividades listadas acima, a pesquisa também incluiu atribuições como conhecimentos em estratégia de conteúdo, monitoramento de redes sociais, múltiplos projetos, calendário de conteúdo, gerenciamento de equipe e outras relacionadas à produção audiovisual.
O que as empresas esperam de um Gerente de Social Media
Existem alguns atributos esperados pelas empresas que desejam incluir um profissional de Social Media em seu departamento de marketing. O Top 5 da lista mostra que os empregadores estão focados em perfis que saibam gerir equipes e trabalhar de forma colaborativa:
- Gerenciar (69%)
- Desenvolver (67%)
- Criar (64%)
- Suporte (52%)
- Colaboração (50%)
O termo menos mencionado nos anúncios foi o “escrever” (15%), portanto, as descrições do cargo podem, indiretamente, indicar que os profissionais precisam ter habilidades para trabalhar em equipe e lidar com pessoas. Já as palavras “gerenciar”, “criar” e “desenvolver” podem indicar que a pessoa de social media irá trabalhar com a equipe de marketing e o termo “suporte” pode estar relacionada ao trabalho em colaboração com a equipe de atendimento e suporte.
Apps e ferramentas
Nos anúncios pesquisados pelo PostBeyond, os contratantes necessitam de profissionais com conhecimento em Facebook (61%), seguido do Twitter (57%), Instagram (56%) e LinkedIn (37%).
Já em relação ao conhecimento de ferramentas de design, a habilidade mais desejada é o domínio dos apps da Adobe Creative Suite, como Photoshop, Premiere, que aparecem com 12% de demanda, seguido do Canva, com 9%.
A pesquisa do PostBeyond pode ser útil aos profissionais de Social Media, para que possam aperfeiçoar suas habilidades pessoais e técnicas, de acordo com os perfis mais procurados pelas empresas. Aos que buscam contratar um profissional focado nas redes sociais da empresa, as informações apresentadas neste artigo podem ajudar a identificar as tendências do mercado digital.