O Threads — aplicativo do Instagram que concorre com o Twitter (agora X) — continua a atualizar o aplicativo com novos recursos funcionais, mesmo com o declínio no número de retenção de usuários após seu lançamento recorde.
A empresa anunciou uma série de atualizações para o aplicativo, inclusive uma que pode levar os usuários do Instagram a retornar ao Threads, na esperança de aumentar o número de usuários ativos na plataforma.
Post by @zuckView on Threads
“Novas atualizações no Threads esta semana: Compartilhe diretamente uma postagem em suas DMs do Instagram; Alt-text personalizado para foto/vídeo; Novo botão de menção para mencionar facilmente a conta de alguém em seu Thread.”
Compartilhe um Thread nas DMs do Instagram
A primeira grande adição é a nova opção de “Enviar no Instagram”, que permite que você compartilhe um Thread diretamente na DM do Instagram.
Esse novo recurso permite que o usuário compartilhe um Thread para a DM do Instagram (mensagens diretas) por meio do botão Enviar do aplicativo. Ao fazer isso, o destinatário pode ser encorajado a reabrir Threads se seu uso estiver diminuindo, ou talvez se inscrever.
A adição faz parte de uma estratégia maior da Meta para criar “ganchos de retenção” para o Threads depois que metade de seus mais de 100 milhões de usuários abandonou o aplicativo nas semanas seguintes ao seu lançamento.
Conforme relatado pela Reuters, esses “ganchos de retenção” devem atrair os usuários ao aplicativo — tanto novos quanto os que se afastaram — e também garantir que as pessoas possam ver assuntos interessantes no Threads.
Texto alternativo personalizado
Dentre os recursos, o Threads também está adicionando texto alternativo personalizado, para que você possa adicionar descrições às fotos ou editar tags de texto alternativo geradas automaticamente antes de postar.
Este é um recurso de acessibilidade que permite que usuários cegos e com baixa visão que usam leitores de tela entendam o que está incluído na mídia anexada a uma postagem.
Botão “mencionar” no seu perfil
Além disso, o Threads também adicionou um novo botão “Mencionar” nos perfis, para que você possa mencionar uma conta com mais facilidade em sua postagem.
A ideia é ajudar a maximizar as menções e gerar mais engajamento entre os usuários do Threads.
As atualizações seguem outros ajustes recentes para Threads, incluindo a capacidade de classificar sua lista de seguidores de maneiras diferentes (por padrão, mais recentes primeiro e mais antigas primeiro) e ver suas postagens “curtidas”.
A maior atualização pós-lançamento do Threads, no entanto, foi a adição no mês passado de um feed “seguindo” que permite aos usuários ver as postagens somente das pessoas que seguem.
Será que o Threads tem futuro?
O poder de permanência do Threads tem sido objeto de muito debate depois que sua estreia recorde o tornou o aplicativo mais rápido a atingir 100 milhões de usuários.
No entanto, segundo alguns relatórios, a narrativa de que o Threads já está condenado e que não vale a pena a Meta investir é um pouco exagerada e não está de acordo com as médias da indústria.
De acordo com esses dados, a maioria dos aplicativos não têm retenção de 50% nas semanas após o lançamento, na verdade somente 21% dos usuários costumam abrir o aplicativo somente uma vez.
Inclusive, segundo dados da Statista, no dia de instalação a média de retenção de 31 categorias de aplicativos é de 25,3%, caindo para 5,7% depois de 30 dias.
Sendo assim, em comparação com a maioria dos aplicativos, o Threads, por enquanto, está indo bem — considerando, ainda, que não foi lançado com todos os recursos necessários.
Se vai dar certo mesmo? Só o tempo pode dizer. E para não ficar por fora de todas as novidades, continue acompanhando o Pixeld.
Com informações de TechCrunch e Social Media Today