trending topics:

TikTok continua à frente no uso de adolescentes, mas Reels e Shorts não ficam muito atrás

Dados da Forrester’s Youth Survey 2023 explora tendências de uso de mídia social para a Geração Z, incluindo a ascensão dos Reels e Shorts

Parece que pela primeira vez após algum tempo, a taxa de uso do TikTok se estabilizou entre os usuários da Geração Z, mas, mesmo assim, continua à frente dos seus principais rivais: Reels e Shorts.

Os dados são do Forrester’s 2023 Youth Survey revelam que, apesar de uma ligeira queda na taxa de uso entre adolescentes, o TikTok continua liderando, enquanto Instagram Reels e YouTube Shorts ganham popularidade.

As descobertas mostram uma queda de um ponto na porcentagem de adolescentes que usam o TikTok pelo menos uma vez por semana, de 69% em 2022 para 68% em 2023. No entanto, a taxa de uso semanal ainda é muito superior aos 63% registrados em dois anos atrás.

O TikTok também se viu à frente de um de seus principais concorrentes, o YouTube, pela primeira vez. O YouTube viu seu uso semanal entre adolescentes cair três pontos ano após ano (ano a ano), para 66%. Isso coloca firmemente o TikTok na liderança.

O aumento da popularidade do TikTok nos últimos três anos rendeu-lhe um lugar de destaque como a plataforma de ‘mídia social’ mais usada entre os adolescentes dos EUA — disse Mike Proulx, vice-presidente e diretor de pesquisa da prática de CMO da Forreste.

A Forrester’s Youth Survey for 2023 teve respostas de quase 5.000 adolescentes norte-americanos com idades entre 12 e 17 anos. Ela foi realizada entre julho e setembro. O uso semanal de plataformas de mídia social foi monitorado pela empresa nos últimos três anos.

 

A longa guerra de vídeos curtos

O TikTok se tornou uma plataforma de referência tanto para profissionais de marketing quanto para adolescentes. Na verdade, 75% dos profissionais de marketing prevêem aumentar os seus gastos na plataforma.

75% dos profissionais de marketing preferem gastar mais na plataforma

O formato de vídeo curto do TikTok tem sido a chave para seu sucesso, com o aplicativo tendo em média 150 milhões de usuários ativos mensais nos EUA. Além disso, os usuários do TikTok passam em média 1,5 horas diariamente no aplicativo. Espera-se que o TikTok ganhe a maior parte dos orçamentos de TV linear para profissionais de marketing da Geração Z em 2024, de acordo com Proulx.

O sucesso do TikTok levou ao desenvolvimento de sósias. Empresas como Meta e Alphabet mergulharam no bolo do formato curto, com o Instagram desenvolvendo Reels enquanto o YouTube desenvolveu Shorts.

Essas alternativas resumidas ganharam força rapidamente. Os Reels tiveram um aumento de 11 pontos em relação ao ano anterior no uso semanal para 30%, de acordo com a Forrester. Os Shorts do YouTube também tiveram um aumento semelhante, saltando seis pontos, para 15%.

O interessante é que o uso do TikTok atingiu o pico em 2022 e, efetivamente, estagnou em 2023, de acordo com dados da Forrester. disse Proulx. No espaço de vídeos curtos pureplay, o TikTok ainda é de longe o líder, mas o Reels ganhou força.

No entanto, o TikTok não compete com Reels e Shorts, de acordo com a Forrester. Reels e Shorts estão cada vez mais integrados às interfaces de seus respectivos aplicativos, o que significa que o TikTok está competindo com o Instagram e o YouTube. Isso pode explicar por que o TikTok está experimentando uploads mais longos.

 


Vídeo curto, conheça a IA

A inteligência artificial (IA) é uma participante significativa no crescimento dos Reels, de acordo com o relatório. Os Reels ajudaram a gerar um aumento de mais de 40% no tempo gasto no Instagramde acordo com o relatório de ganhos do terceiro trimestre da Meta. Reels é impulsionado pelo algoritmo de recomendação baseado em IA da Meta, ajudando a gerar resultados.

Dado o rápido crescimento dos Reels, o Instagram poderia fornecer uma alternativa para os profissionais de marketing se o TikTok fosse banido nos EUA, por exemplo. Além disso, aponta para a necessidade dos profissionais de marketing evitarem colocar todos os ovos na mesma cesta.

É um lembrete importante para as marcas diversificarem seus gastos com vídeos curtos e não dependerem de apenas uma plataforma — disse Proulx.

Fonte: Marketing Dive

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.