O TikTok, a popular plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, está ampliando sua presença no mundo dos podcasts.
Após ver tantos cortes de podcasts fazendo sucesso na plataforma, eles começaram a enviar mensagens direcionadas aos criadores, fornecendo instruções sobre como integrar seus podcasts ao TikTok por meio de um feed RSS.
Segundo relatórios, os criadores agora têm a opção de vincular seus vídeos a episódios de podcast por meio de um processo simples. Ao clicar no ícone de upload e selecionar a guia “link podcast”, os criadores podem inserir o link do feed RSS de seus podcasts.
Isso permite que eles escolham um episódio específico para vincular aos vídeos e, consequentemente, os espectadores podem ouvir o áudio do podcast enquanto assistem aos vídeos no TikTok.
Qual a relevância disso?
Um dos objetivos desse novo recurso é aproveitar o potencial alcance que os clipes de podcast podem atingir na plataforma.
Com o TikTok já introduzindo a possibilidade de ouvir o áudio de um vídeo na página “Podcast”, mesmo quando o aplicativo está em segundo plano, os criadores agora têm a oportunidade de direcionar os espectadores para ouvir os episódios completos de seus podcasts diretamente na plataforma.
Além disso, a própria plataforma poderá gerar automaticamente alguns cortes do podcast assim que o autor fizer o upload.
Os concorrentes que se cuidem!
Esse movimento do TikTok demonstra um esforço para competir com plataformas como o YouTube, que também tem investido significativamente em podcasting e, principalmente, com o Spotify, que hoje é o líder do mercado de podcast na atualidade.
Além disso, a integração de podcasts no TikTok poderia transformar a experiência de consumo de conteúdo de áudio, aproximando-se da viralização característica da plataforma.
Afinal, se todos os podcasters hoje em dia gravam pensando em viralizar cortes do seu programa nas redes sociais, por que não colocá-lo logo no TikTok, que está facilitando esses cortes e você ainda poderá baixá-los sem a marca d’água para colocar, também, em outras redes?
Mas será que vai dar certo?
Embora essa iniciativa ofereça novas oportunidades para os criadores de podcast, também levanta questões sobre o impacto nas narrativas dos podcasts.
O TikTok é uma plataforma de viralização, as pessoas postam esperando um grande “boom” em seus vídeos. Com isso, há a possibilidade de os podcasts no futuro acabarem se tornando uma mera fábrica de trechos curtos compartilháveis, perdendo a integridade e a profundidade.
No entanto, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok tem o potencial de remodelar a paisagem do podcasting e impactar a indústria de áudio de maneiras significativas.
A plataforma vem demonstrando a vontade de explorar também outras áreas além dos vídeos curtos, recentemente ela até integrou suporte para postagens de texto.
O TikTok continua a inovar e expandir seu escopo, agora incorporando podcasts à sua plataforma. No entanto, o equilíbrio entre a viralização e a manutenção da integridade do conteúdo será fundamental para determinar o papel dos podcasts nesse ecossistema em evolução.