A forma como o público consome mídia está evoluindo e a crescente popularidade dos podcasts é um indicador importante de que as pessoas estão optando por sintonizar seus programas favoritos em vez de consumir conteúdo em outros formatos.
Nesse sentido, a pesquisa “A New Era of Influence”, publicada pela Magna e pela Vox Media nos Estados Unidos em maio, analisa a relação única entre o público e os apresentadores para obter uma melhor compreensão de por que esse formato de conteúdo está se tornando um favorito dos fãs em vários nichos.
Além de afirmar que que podcasters conseguem ter uma conexão com o público mais profunda do que influenciadores e criadores de conteúdo, relatório também destaca algumas das melhores práticas para relação com marcas.
Sendo assim, se você é um podcaster ou criador de conteúdo interessado em entrar no mundo do podcasting — uma vez que o Brasil é o 3ª país que mais consome podcasts no mundo —, vale a pena dar uma olhada nas principais conclusões desse relatório.
Uma nova era de influência: os podcasters como figuras influentes da mídia de hoje
“A New Era of Influence” revelou que os apresentadores de podcast têm muito mais influência sobre o seu público, com impressionantes 75% dos participantes afirmando que mantêm os podcasters numa posição de maior influência quando comparados com estrelas e celebridades das redes sociais.
Além disso, 75% dos participantes da pesquisa também afirmaram que utilizam podcasts como principal fonte de informação em diversos nichos.
Este dado foi especialmente elevado no grupo da geração millennial. Provavelmente, isso se deve ao fato de que os podcasts fornecem informações detalhadas de uma forma que outros formatos de conteúdo não conseguem.
Isso faz sentido, especialmente considerando que 50% dos participantes compartilharam que achavam que os podcasts forneciam informações, notícias, debates e conversas de uma maneira melhor do que os formatos de conteúdo concorrentes, como vídeo e texto.
Podcasts como ferramentas de autodesenvolvimento e realização pessoal
No mundo agitado de hoje, os hábitos comportamentais em torno do consumo de mídia estão evoluindo. Este é outro ponto interessante que a pesquisa descobriu – 72% dos adultos usam a mídia como ferramenta de autodesenvolvimento e realização pessoal. Com 70% dos participantes da Geração Z e 80% dos participantes da Geração Millenial afirmando que usam podcasts para atingir seus próprios objetivos pessoais e aumentar sua motivação.
Relacionamentos mais íntimos
Atualmente, entende-se que o nível de intimidade que os podcasts oferecem aos seus ouvintes se traduz em uma experiência publicitária mais eficaz. Na verdade, mais de dois em cada três ouvintes de podcast afirmaram que se percebem mais receptivos aos publicitários de podcast quando comparados a outros anúncios em diferentes canais, como mídias sociais e TV.
Mesmo em diversos nichos, os anúncios de podcast foram considerados extremamente eficazes tanto para impulsionar a intenção do consumidor quanto para aumentar o conhecimento da marca.
O formato de mídia popular parece ser o ambiente perfeito para as empresas divulgarem mensagens de campanha devido ao fato de o público ser mais receptivo e aberto a informações aprofundadas.
A influência dos apresentadores de podcast nas decisões de compra foi maior entre o público millennial, com 51% dos participantes revelando que foram convencidos a fazer uma compra através de um anúncio num podcast.
Promoção de novos produtos
Além disso, constatou-se que os podcasts proporcionam bons resultados para marcas que apresentam ou lançam novos produtos, com 77% dos participantes mencionando que conheceram serviços ou novos produtos através de anúncios de podcast.
Por último, a maioria dos participantes concordou que ouvir podcasts lhes permitiu tomar melhores decisões, com 77% afirmando que escolhem este formato em vez das redes sociais e outros canais quando procuram ajuda para uma decisão importante.
Informações são mais valorizadas nos podcasts
Em última análise, descobriu-se que os ouvintes valorizam mais as informações do podcast do que outros canais – na verdade, 79% dos participantes afirmaram ter um nível de confiança superior – o que se traduz em outros conteúdos e anúncios associados ao próprio programa de podcast.
Esses dados mostram que as marcas não devem ignorar o poder dos podcasts, nem deixar de compartilhar publicidades que incluam informações altamente descritivas. Os ouvintes de podcast são receptivos a informações detalhadas, tornando-se uma grande oportunidade para as marcas compartilharem detalhes, ofertas e descrições importantes de produtos ou serviços.
O que isso significa para influenciadores e criadores de conteúdo?
Os resultados do relatório mostram claramente que estamos no meio de uma mudança cultural que está impactando as formas como o público escolhe consumir conteúdo. Com os podcasts reinando em termos de influência e confiança do consumidor.
Se você é um podcaster, esses dados significam que não há melhor momento para focar no envolvimento e no nível de confiança do seu público. Depois de estabelecer que está atingindo essas duas metas importantes, seria um bom momento para começar a lançar marcas.
O estudo também incluiu algumas práticas recomendadas importantes para marcas que buscam aproveitar esse formato de conteúdo para campanhas futuras.
Embora as informações não sejam direcionadas especificamente a criadores de conteúdo e hosts de podcast, há muitos insights valiosos que podem te ajudar a montar uma estratégia de podcast atraente para os anunciantes.
Recomendações de estudo para marcas:
- Aproveite o formato de conteúdo de podcast para impulsionar as vendas.
- Colabore com podcasters influentes e confiáveis.
- Faça parceria com podcasters que são respeitados em seu nicho e estão emergindo como influenciadores.
Ideias para profissionais de marketing recomendadas pela pesquisa:
- Aproveite os podcasts como um elemento-chave de um funil de compra, ao mesmo tempo que durante a geração de reconhecimento da marca.
- Permita ao podcaster um certo nível de liberdade criativa ao entregar publicitários.
- Faça parceria com programas e apresentadores cujo conteúdo seja relevante para o produto ou serviço anunciado.
- Simplifique o processo de compra para o público.
O estudo completo pode ser encontrado em formato PDF por meio deste link, aproveite!
Fonte: Net Influencer