O TikTok continua dando grandes passos em direção ao YouTube.
A empresa foi flagrada testando a capacidade dos usuários de enviar vídeos de 30 minutos, sinalizando um afastamento significativo do formato de vídeo curto que o tornou popular.
A descoberta foi feita pelo especialistaClique e conheça a história dos grandes nomes do Marketing... em mídia social Matt Navarra, que compartilhou sobre o TikTok estar atualmente testando a nova opção de upload de 30 minutos na versão beta do aplicativo.
Publicado por @mattnavarraVer no Threads
No entanto, para quem está acompanhando a trajetória do TikTok, isso não é uma grande surpresa. O TikTok tem aumentado constantemente seu limite máximo de postagens durante os anos, com a plataforma começando originalmente com 15 segundos por vídeo, que foi então estendido para 60 segundos, depois 3 minutos, depois 5 minutos, antes de aumentar para 10 minutos em 2022.
Recentemente, inclusive, a plataforma começou a experimentar uploads de 15 minutos, então a tendência para vídeos mais longos não é nova.
Mas essa é uma ameaça ao YouTube?
A mudança coloca o TikTok em concorrência ainda mais direta com o YouTube. Afinal, a mudança indica que a plataforma chinesa deseja atrair criadores de vídeos de formato mais longo que normalmente postam conteúdo no YouTube.
No passado, o TikTok era visto como a plataforma para conteúdo curto, enquanto o YouTube era visto como o lar do conteúdo longo, com os criadores usando ambas as plataformas para alcançar os espectadores. Os últimos anos confundiram os limites entre as duas plataformas de vídeo, à medida que o TikTok adota vídeos mais longos e o YouTube adota vídeos mais curtos com Shorts.
A adição do TikTok incluirá um potencial de monetização mais amplo, com base em anúncios pré e intermediários, que podem então ser atribuídos diretamente ao criador. Esse tem sido um desafio importante para o TikTok, ao facilitar a monetização eficaz e manter os criadores alinhados ao seu aplicativo.
O YouTube pode oferecer um melhor potencial de receita porque compartilha a receita dos anúncios exibidos em cada clipe, mas em vídeos mais curtos, de 30 segundos, isso não é possível, pois você não pode usar abordagens pré e intermediárias e não pode diretamente atribuem a visualização de anúncios exibidos entre clipes mais curtos.
Uploads de 30 minutos podem fornecer alguma solução nesse sentido e podem ser mais um passo em direção à expansão da divisão de receitas para os criadores do TikTok.
Como acontece com qualquer recurso de teste, não se sabe quando ou se o TikTok planeja lançar amplamente a opção de upload de vídeo de 30 minutos para todos os usuários.
Com informações de TechCrunch e Social Media Today