trending topics:

TikTok ou YouTube: qual é a melhor plataforma para a sua marca?

TikTok ou YouTube, qual usar no seu marketing de conteúdo? Conheça mais das duas plataformas e como utilizá-las para crescer sua empresa

Investir nas redes sociais é mais do que importante para a sua empresa, isso é unânime. Inclusive, 96% dos líderes empresariais concordam com essa afirmativa.

Sendo assim, a questão não é realmente se você deve ter um jogo social forte, mas quais plataformas oferecem o melhor retorno para seu investimento.

E é daí que vem todo o debate entre TikTok e YouTube. Afinal, ambas as plataformas podem ajudar as empresas a se conectar com o público, impulsionar compras e construir um senso de comunidade por meio de vídeos.

Mas o que há de único em ambas as plataformas é que elas também são usadas como mecanismos de pesquisa pelos usuários. Na verdade, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca. Não é à toa que a plataforma está testando uma parceria com o Google.

Quer você crie conteúdo personalizado para que essas plataformas cresçam organicamente, faça parceria com influenciadores ou exiba anúncios para impulsionar as vendas, tanto o YouTube quanto o TikTok têm muito a oferecer.

 

O que são TikTok e YouTube?

O YouTube e o TikTok são titãs no domínio das plataformas de compartilhamento de vídeo.

Originado em 2005, o YouTube, que é uma empresa do Google desde a sua aquisição em 2006, estabeleceu-se firmemente como uma plataforma para conteúdos diversos, desde vlogs a tutoriais, e permite aos utilizadores carregar, comentar e partilhar vídeos.

É possível assistir a vídeos no YouTube em diversos dispositivos, como celulares, tablets e até mesmo televisão.

Por outro lado, o TikTok, uma sensação relativamente mais recente, conquistou o mundo com seus vídeos curtos e envolventes e seu potencial de viralização.

O TikTok é conhecido por suas tendências de vídeos curtos divertidos e que geram entretenimento ao usuário.

As duas plataformas oferecem vantagens únicas para as empresas, mas a escolha entre elas depende do seu público-alvo e da estratégia de conteúdo.

 


TikTok x YouTube: principais diferenças

A escolha entre YouTube ou TikTok deve depender dos objetivos do seu negócio, do grupo demográfico que você pretende capturar e do tipo de conteúdo que você produz. É crucial permanecer adaptável, experimentar plataformas e sempre manter as preferências do seu público em primeiro lugar.

Aqui está uma rápida visão geral do que cada plataforma oferece:

 

Público-alvo

  • YouTube: atendendo a um amplo grupo demográfico, o YouTube oferece conteúdo que varia de vídeos rápidos a documentários detalhados.
  • TikTok: predominantemente atraente para a Geração Z (embora seu apelo demográfico esteja crescendo), é uma plataforma para conteúdo viral moderno.

 

Formato de conteúdo e flexibilidade

  • YouTube: oferece diversos recursos, como transmissão ao vivo, estreias e Shorts, e é uma fonte confiável de conteúdo variado.
  • TikTok: prioriza conteúdo rápido e envolvente com ferramentas para fácil edição e narração de histórias.

 

Envolvimento do usuário e construção de comunidade

  • YouTube: promove uma comunidade interativa com seções de comentários, chats ao vivo e recomendações personalizadas.
  • TikTok: prioriza o engajamento por meio de recursos como duetos e a página “For You”, garantindo o máximo alcance do conteúdo.

 

Opções de publicidade e monetização

  • YouTube: oferece vários caminhos de monetização e formatos de anúncios variados para empresas.
  • TikTok: oferece experiências publicitárias imersivas e desafios de hashtag patrocinados.

 

Prós do YouTube ✅

O YouTube se destaca como um titã digital no domínio do conteúdo de vídeo, abrindo caminhos para que as empresas de conteúdo diversifiquem, envolvam e monetizem seu trabalho. Mas, nesta grande arena de plataforma, como o YouTube se compara à estrela em ascensão, o TikTok?

 

Uma ampla variedade de tipos de conteúdo

Tanto o YouTube quanto o TikTok oferecem uma ampla variedade de tipos de conteúdo, atendendo a diferentes preferências do público.

pesquisa da Databox mostra que os 15 tipos de vídeos mais populares incluem vídeos educacionais, vídeos explicativos, demonstrações de produtos e análises de produtos.

Pesquisa databox tipos de vídeos no YouTube

No TikTok, encontramos vídeos de dança e tutoriais rápidos que capturam a essência de momentos e tendências rápidas. Enquanto isso, o YouTube oferece uma variedade enorme, desde tutoriais de culinária até esquetes engraçadas e análises técnicas aprofundadas.

Essa variedade mostra o quanto a plataforma é versátil, oferecendo algo para todos os tipos de espectadores e destacando as oportunidades que proporciona às empresas.

 

Possibilidades de conteúdo longo

O YouTube sempre foi o santuário para marcas que buscam se aprofundar. Sua plataforma acomoda facilmente treinos intensos de 30 minutos, podcasts detalhados de 2 horas e tudo mais.

Por mais que o TikTok esteja, aos poucos, aumentando a duração de seus vídeos, ainda falta muito para alcançar o YouTube nesse quesito.

No entanto, a própria plataforma do Google também reconheceu a tendência de vídeos curtos e introduziu o YouTube Shorts, um recurso que permite aos usuários criar vídeos de 15 a 60 segundos como o TikTok.

 

Plataforma estabelecida e popular

Como veteranos no espaço digital, tanto o YouTube quanto o TikTok consolidaram seus lugares como plataformas populares. O YouTube possui mais de 2,7 bilhões de usuários mensais ativos, um número impressionante que ressalta seu domínio.

Usuários ativos do YouTube

O TikTok, mesmo sendo mais novo, já conquistou mais de 1,1 bilhão de usuários ativos por mês em um curto período, tudo graças ao seu conteúdo envolvente criado pelos próprios usuários.

Recursos como uma interface fácil de usar, uma grande diversidade de conteúdos e recomendações personalizadas têm desempenhado um papel fundamental no enorme sucesso de ambas as plataformas.

 

Opções de público-alvo

Compreender e atender ao público certo é crucial para o sucesso do conteúdo. O YouTube, com sua vasta extensão, atrai um público amplo, desde crianças curiosas e adolescentes que seguem tendências até adultos e idosos em busca de informações.

A introdução do YouTube Shorts solidifica ainda mais seu apelo ao público mais jovem. Em contraste, o TikTok repercute predominantemente na geração mais jovem, oferecendo às empresas um público-alvo concentrado.

Na verdade, de acordo com o Statista, as faixas etárias de 18 a 24 (15%) e 25 a 34 (20,7%) representam a maior parte da demografia do YouTube.

Faixa etária do YouTube e do TikTok

 

Altas taxas de engajamento do usuário

O engajamento é a moeda do mundo digital.

Tanto o TikTok quanto o YouTube cultivaram ecossistemas onde as taxas de envolvimento dos usuários disparam. O conteúdo envolvente não apenas retém os espectadores, mas também influencia positivamente as classificações dos algoritmos e as recomendações de conteúdo.

Enquanto o TikTok prospera na viralização, garantindo que os usuários estejam constantemente envolvidos com os vídeos mais populares, o algoritmo do YouTube se concentra no comportamento do usuário, promovendo conteúdo que se alinha às preferências individuais.

 

Capacidade de monetizar conteúdo

O YouTube oferece um caminho bem definido para a monetização, com opções que vão desde receita publicitária até marketing de afiliados e promoções de marca. E um estudo do Google mostrou que o YouTube superou a TV no ROI de anúncios em 77% dos estudos.

o YouTube superou a TV no ROI de anúncios em 77% dos estudos.

O TikTok, embora não ofereça opções de monetização direta semelhantes ao AdSense do YouTube, ainda apresenta oportunidades.

 

Prós do TikTok ✅

O TikTok atrai principalmente o público mais jovem com seu conteúdo ágil e recursos que incentivam a viralização. De vídeos curtos a desafios populares, o TikTok transformou a maneira como as pessoas criam e consomem conteúdo.

Assim, vamos explorar o que faz do TikTok uma plataforma destacada.

 

Possibilidades de conteúdo curto

O TikTok e o YouTube oferecem caminhos para conteúdo curto, com o TikTok esculpido especificamente em torno de vídeos curtos. Sendo assim, mais chance de viralizar sua marca com tendências.

Vídeos curtos do TikTok
GIF: Positivo (Reprodução)

 

Plataforma ideal para tendências virais

O TikTok é um verdadeiro epicentro para tendências e desafios virais. Seu algoritmo e a alta participação dos usuários criam um ambiente onde o conteúdo pode se tornar viral rapidamente.

Desde danças populares até desafios únicos, o TikTok se tornou conhecido como o lugar para as últimas tendências na internet, superando outras plataformas como YouTube e Instagram.

Inclusive, a plataforma tem um Centro Criativo que explica novas tendências e publica relatórios de tendências para empresas que desejam navegar melhor na plataforma.

 

Opções de compras no TikTok

O TikTok Shop oferece uma plataforma de comércio personalizada onde os vendedores podem interagir autenticamente com comunidades e criadores para promover experiências de compra significativas.

As marcas podem combinar entretenimento e comércio, ganhar confiança por meio dos criadores do TikTok apresentando seus produtos e se beneficiar de pontos de contato no aplicativo, como compras ao vivo e vídeos compráveis.

Live shopping TikTok

 

Base de usuários altamente engajada

Tanto o TikTok quanto o YouTube possuem uma base de usuários profundamente engajada, cada um com tendências demográficas únicas.

Mas, embora o YouTube tenha introduzido o YouTube Shorts para atender à preferência de conteúdo curto, ele ainda não ultrapassou o TikTok.

Comparado ao YouTube Shorts, que tem uma taxa média de engajamento de cerca de 3,80%, e ao Reels, com um engajamento médio de 4,36%, o TikTok apresenta um nível de engajamento notavelmente mais alto.

 

Como escolher entre TikTok e YouTube?

O YouTube, com sua audiência diversificada, proporciona às marcas um alcance incomparável. Enquanto isso, o potencial de viralização do TikTok pode elevar uma marca à fama rapidamente. Anunciar nessas plataformas não é apenas uma escolha; é uma estratégia essencial.

A melhor abordagem não é TikTok versus YouTube, mas sim TikTok e YouTube juntos. Você pode criar conteúdo no YouTube que também pode ser compartilhado no TikTok e no YouTube Shorts. Além disso, anunciar em ambas as plataformas permite alcançar um público mais amplo para sua empresa.

É uma situação em que todos saem ganhando, vale a pena tentar!

Fonte: WordStream

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.