trending topics:

TikTok: qual a frequência certa para postar e ganhar mais seguidores?

Saiba o que diz os estudos sobre a frequência de postagem no TikTok para ganhar mais visualizações e seguidores; e 7 dicas para postar mais

Um vídeo postado por uma empresa no TikTok gera, em média, 17.523 visualizações. Isso com um único vídeo. Pense, então, em todo reconhecimento e envolvimento de marca que você teria se postasse uma dúzia de vezes por dia!

Mas calma, não tão rápido. Há um retorno decrescente se você bombardear a plataforma com conteúdo — especialmente se você estiver publicando postagens abaixo da média em busca de mais visualizações.

A verdade é que a frequência com que você deve postar no TikTok depende de vários fatores e é exclusiva de cada pessoa. Seus objetivos, capacidade, público e setor entram em jogo.

No entanto, é importante pensar na frequência de postagem no TikTok — afinal, a plataforma adora oferecer conteúdo novo e criativo. Sendo assim, mostraremos neste artigo como descobrir a programação certa para seus objetivos, além de 7 dicas para manter a constância sem perder a qualidade do conteúdo. Vamos lá!?

 

Com que frequência você deve postar no TikTok — de acordo com a plataforma

Vamos começar com o que a própria plataforma nos diz sobre a frequência de postagem. De acordo com o TikTok, você deve postar de uma a quatro vezes por dia. Parece muito? É porque é. Especialmente quando você considera que postar de três a cinco vezes por semana no Instagram Reels é o ideal. 

Será útil lembrar que seus vídeos não precisam de qualidade de produção no nível do Avatar. Até o TikTok diz que a autenticidade é mais importante do que a produção de grande orçamento. Um fundo simples e a câmera do seu telefone são suficientes se você tiver boas informações para compartilhar.

Além disso, a maioria das marcas não publica no TikTok com tanta frequência — mas veremos isso melhor no próximo tópico.

 


Com que frequência os dados indicam que você deve postar no TikTok

Quanto mais você posta, mais conteúdo o TikTok tem para manter as pessoas em sua plataforma. Então, é claro, que ele diz para postar várias vezes ao dia. Mas com que frequência as marcas publicam no mundo real?

O SocialInsider conduziu um estudo comparando o TikTok com o Instagram Reels e os Shorts do YouTube. Três pontos interessantes emergem do relatório:

  1. As marcas postam no TikTok cerca de 16 vezes por mês, em média.
  2. Isso representa pouco mais de uma postagem a cada dois dias, muito longe da sugestão do TikTok.
  3. Ainda é o dobro do ritmo que postam em outras plataformas de vídeos curtos.

Em outra análise da Rival IQ, a marca média enviava conteúdo para o TikTok apenas 1,75 vezes por semana. Mesmo as marcas mais ativas postam apenas cinco vezes por semana, de acordo com esses dados.

Frequência de postagem no TikTok

A conclusão é que você provavelmente não precisa atingir a cota de postagem do TikTok. Mas você deve considerar uma frequência de postagem mais alta do que a usada em outras plataformas de vídeo curto.

 

Como encontrar a frequência ideal de postagem no TikTok?

Vimos que as recomendações e os dados sobre a frequência com que você deve postar no TikTok estão por toda parte. Em vez de depender de fontes externas para definir sua programação, vejamos algumas maneiras de determinar a melhor frequência de postagem para sua situação específica.

 

Seja real sobre sua capacidade criativa

A chave para o crescimento no TikTok é chegar à página “Para Você” (For You) do maior número possível de espectadores. É assim que novos conteúdos e empresas são descobertos.

Página "para você" do tiktok

Para chegar lá, você precisa compartilhar o conteúdo que as pessoas desejam assistirSe isso significa desacelerar um pouco e postar com menos frequência, tudo bem. Se você enviar um monte de postagens que as pessoas passam, você terá mais vídeos que ninguém verá — e um monte de esforço desperdiçado para seus problemas.

 

Considere o seu tipo de conteúdo

O tipo de conteúdo que você publica é uma consideração importante em sua estratégia de marketing TikTok. O seu público deseja vídeos de comédia de 30 segundos? Ou eles querem perguntas e respostas mais longas com sua equipe de especialistas?

Esses vídeos mais longos demoram mais para serem produzidos, então você poderá postar com menos frequênciaAlém disso, seus espectadores podem ficar cansados ​​com muitos mergulhos profundos em uma semana — o que pode levá-los a rolar suas várias postagens.

 

Revise a competitividade do seu setor

Algumas categorias como beleza e design de interiores são mais populares no TikTok. Isso significa duas coisas no que diz respeito à frequência de postagem:

  1. Há um apetite por mais conteúdo.
  2. Há mais competição.

Portanto, se você estiver em um espaço movimentado no TikTok, precisará ajustar sua programação de postagem.

Não tem certeza de onde sua indústria vai parar? Veja contas populares em sua área para ter uma ideia. Se eles estão conseguindo seguidores com algumas postagens por semana, esse é um bom alvo para começar. Se eles lançam dois novos vídeos todos os dias, leia nossas dicas abaixo para melhorar seu jogo de postagem.

 

Teste e acompanhe suas análises

Ainda não tem certeza de quantas vezes você deve postar no TikTok por semana? Basta perguntar ao seu público. Eles dirão a você por meio das análises da sua conta TikTok.

Análise de dados no TikTok

Experimente uma regularidade diferente a cada semana e observe o que acontece com a contagem de visualizações total e por vídeo. Observe também as visualizações do seu perfil e a contagem de novos seguidores. Eles dirão se as pessoas estão com fome de mais ou cansadas de suas postagens.

 

Como aumentar a frequência de postagem no TikTok?

Percebeu que está postando com pouca frequência no TikTok? Bom, as duas coisas que atrasam a maioria dos criadores do TikTok são ter novas ideias e ter tempo suficiente para gravar e editar cada vídeo do TikTok

Sendo assim, aqui vão 7 dicas para te ajudar a criar com menos tempo e esforço.

 

1. Utilize a função de dueto

Um dos segredos mais mal guardados dos criadores de sucesso do TikTok é que você não precisa ter todas as ideias novas sozinho. Na verdade, o TikTok incentiva a colaboração com dois recursos chamados Dueto e Costurar. 

Um dueto permite adicionar seu vídeo a um TikTok existente, mostrando cada um lado a lado. O Costurar é semelhante, mas em vez de ser reproduzido próximo a um TikTok existente, seu vídeo é reproduzido depois dele.

Em ambos os casos, você desenvolve um vídeo existente e de sucesso, o que é muito mais fácil do que pensar em conceitos totalmente novos.

 

2. Trabalhe com outras marcas e criadores

Você não precisa fazer todo o trabalho pesado do marketing de mídia social sozinho. Encontre um influenciador e deixe-o apresentar sua marca e seus produtos ao público.

Não se preocupe em encontrar as maiores estrelas do TikTok. Procure microinfluenciadores que tenham seguidores engajados e que provavelmente adorariam o que você faz.

 

3. Adapte conteúdo de outras plataformas

Se você já publica Instagram Reels ou conteúdo de vídeo de formato longo no YouTube, então você tem alguns recursos que irão acelerar a postagem no TikTok.

Pegue um Reel, ajuste um pouco e repasse no TikTok. Ou divida seu tutorial de 30 minutos no YouTube e poste os trechos no TikTok ou faça um trailer que leve as pessoas ao vídeo completo.

 

4. Use anúncios TikTok

Pagar pelos anúncios do TikTok não necessariamente ajudará você a postar mais rápido. Mas isso pode mudar a frequência com que você deve postar no TikTok.

Por quê? Porque com uma postagem paga, você pode exibir seu conteúdo para um público muito direcionado. Assim, você poderá postar menos porque cada anúncio será visto pelas mesmas pessoas que desejam se envolver com sua marca e comprar o que você vende.

E se você precisar de inspiração para seus anúncios, basta acessar a biblioteca pública de anúncios do TikTok. Você verá como outras marcas abordam a plataforma.

 

5. Entre no trem da tendência

Desde o seu início, o TikTok se preocupa com as tendências. Danças virais e desafios de hashtag ainda dominam a plataforma. Isso significa que há uma abundância quase ilimitada de ideias criativas que você pode copiar sem nenhum peso na consciência.

Para explorar a próxima grande tendência, use o rastreador de tendências do TikTok e veja o que está acontecendo.

Você encontrará hashtags, músicas e vídeos populares em alta para alimentar seu calendário de conteúdo.

 

6. Comece grande e vá diminuindo

Se você acabou de criar sua conta TikTok, faça barulho postando o máximo de conteúdo possível desde o início. Isso fará três coisas para catapultar seu sucesso:

  • Dê a você mais chances de pousar na “For You”
  • Dê ao algoritmo TikTok bastante conteúdo para indexar.
  • Fornece mais dados para aprender rapidamente.

Tente criar conteúdo suficiente para postar pelo menos uma vez por dia durante as primeiras duas ou três semanas em que estiver na plataforma. Depois, você pode diminuir gradualmente para ver se seus vídeos ainda estão recebendo curtidas e se sua contagem de seguidores continua crescendo.

 

7. Agrupar e agendar conteúdo

Supondo que todo o seu trabalho não seja criar vídeos para o TikTok, você provavelmente terá que entrar e sair do aplicativo para editar e postar seu conteúdo. Mudar contextos de outras tarefas para o TikTok pode atrasá-lo.

Uma alternativa é criar postagens em lotes e agendá-las ao longo da semana ou do mês. Isso lhe daria alguma eficiência em seu fluxo de trabalho.

Felizmente, o TikTok possui um agendador de conteúdo na versão desktop do aplicativo.

agendador de conteúdo tiktok

Se você não tiver certeza de quando agendar conteúdo, este guia o ajudará a encontrar o melhor horário para postar no TikTok.

 

Encontre o seu fluxo no TikTok

Você deveria postar no TikTok todos os dias? Contanto que você poste um ótimo conteúdo, provavelmente não fará mal. Mas se essa constância te esgota, então vá com calma e espalhe suas postagens. É sempre melhor criar e compartilhar menos postagens boas do que mais postagens ruins.

Enquanto você descobre com que frequência deve postar no TikTok para atingir seus objetivos, lembre-se das 7 dicas acima para facilitar. 

Fonte: Wordstream

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.