trending topics:

O YouTube está permitindo alinhar seus anúncios com momentos culturais marcantes

A campanha com tecnologia de IA permite que as marcas veiculem anúncios junto com os vídeos “mais relevantes e envolventes” no YouTube

O YouTube está colocando a inteligência artificial (IA) do Google em uso para os anunciantes.

A empresa anunciou o lançamento de um novo pacote de publicidade chamado “Spotlight Moments”. A ideia aqui é aproveitar a IA para identificar automaticamente os vídeos mais populares do YouTube relacionados a um momento cultural específico — como o Halloween (que tá bem pertinho), uma grande premiação, como o Oscar, ou um evento esportivo, por exemplo.

O anunciante poderia então veicular anúncios em vídeos referenciando o tópico ou evento em um canal da marca no YouTube, onde os vídeos são selecionados em listas de reprodução atualizadas dinamicamente.

 

O “Spotlight Moments”, do YouTube

A agência de marketing GroupM já está a bordo da nova oferta baseada em IA, tornando-se a primeira a oferecer aos seus clientes de publicidade acesso ao Spotlight Moments.

Spotlight Moments

Embora os consumidores possam interagir com os vários desenvolvimentos de IA do Google através de produtos como o chatbot Bard ou a experiência de pesquisa integrada de IA, a SGE, IA está silenciosamente alimentando uma série de outros produtos voltados para o consumidor, incluindo quais anúncios eles estão vendo, onde e por quê.

O produto Spotlight Moments é apenas um dos vários avanços alimentados por IA lançados pelo YouTube, juntando-se a outras campanhas de IA, como campanhas de alcance de vídeo e visualização de vídeo, que também aproveitam a IA do Google.

 


Expansão das campanhas de alcance e visualização de vídeo

O YouTube também anunciou a disponibilidade expandida de dois outros produtos de publicidade aprimorados por IA: campanhas de alcance de vídeo e visualização de vídeo.

Essas inovações resultaram em desempenho notavelmente superior para anunciantes em comparação com os posicionamentos de anúncios em vídeo convencionais.

As campanhas de alcance de vídeo empregam inteligência artificial para otimizar a distribuição de anúncios em vários formatos do YouTube, como in-stream, in-feed e Shorts, visando ampliar o alcance. Os testes demonstraram um aumento de 54% no alcance com uma redução de custos de 42% ao adotar essa estratégia diversificada.

Por outro lado, as campanhas de visualização de vídeo utilizam a IA para aprimorar a eficiência e fomentar a consideração da marca, resultando em 40% mais visualizações a um custo 30% inferior em comparação com anúncios in-stream convencionais durante os testes.

 

Por que eu devo me importar?

Em um mundo onde mais da metade das pessoas prefere assistir a análises de eventos, como o Oscar, Emmy e Grammy, do que os próprios eventos em si, o YouTube está lançando uma inovação significativa na publicidade. Com o uso de Inteligência Artificial (IA), a plataforma visa permitir que as marcas “possuam o momento”, oferecendo anúncios mais relevantes e envolventes.

Os profissionais de marketing devem estar atentos a essa notícia, pois essa nova oferta de publicidade do YouTube apresenta um grande potencial. Ela oferece a oportunidade de dar visibilidade à sua marca durante momentos culturais significativos, como premiações importantes, e, ao mesmo tempo, atingir seu público-alvo de maneira mais eficaz.

O grande desafio a ser considerado é como avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) dessa estratégia de anúncio, que pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua marca. Portanto, entender e explorar esse formato de anúncio inovador pode ser fundamental para profissionais de marketing em busca de estratégias publicitárias mais eficazes e impactantes.

Com informações de TechCrunch e Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.