Um novo integrante está querendo fazer parte da competição acirrada entre TikTok e Reels: o YouTube Shorts.
A plataforma vem se fortalecendo e expandindo a suas ferramentas de criação.
Entre as novidades, estão recursos para remixar, adicionar efeitos, stickers e até mesmo vídeos ao vivo, tudo projetado para inspirar a criatividade dos usuários.
Além disso, a empresa está testando uma experiência ao vivo vertical para dispositivos móveis, o que ajudará os criadores de conteúdo ao vivo a serem mais facilmente descobertos no feed principal do Shorts.
Com mais de 2 bilhões de espectadores mensais, os Shorts estão se tornando uma parte essencial da plataforma do YouTube, e as novas ferramentas visam melhorar ainda mais a experiência dos criadores.
YouTube “Collab”
Uma das principais novas ferramentas que estão chegando é o “Collab”, uma forma de um criador de conteúdo gravar um Short no formato lado a lado com outros vídeos do YouTube ou Shorts.
O recurso se junta a outras ferramentas de remixagem, como Green Screen, que usa um vídeo do YouTube ou um Shorts como plano de fundo de um Shorts; e Cut, que permite que um criador recorte um clipe de um a cinco segundos de um vídeo do YouTube ou Short para remixar. por conta própria.
O Collab, por sua vez, oferece uma variedade de opções de layout lado a lado para um formato de tela dividida e está disponível na mesma opção “Remix” nos vídeos.
Uma nova forma de perguntas e respostas no YouTube
O YouTube também está adicionando um novo adesivo de perguntas e respostas que permite aos criadores fazer perguntas ao público e obter respostas nos comentários.
Além disso, os criadores agora podem responder aos comentários com um vídeo curto para continuar a conversa – um recurso semelhante ao do TikTok.
Vídeos ao vivo no YouTube Shorts
Para criadores de conteúdo ao vivo, o YouTube começará a testar a inserção de vídeos ao vivo em uma nova versão do feed de Shorts — novamente semelhante ao TikTok.
Os espectadores do grupo de teste verão prévias dos vídeos ao vivo misturados com outros Shorts enquanto rolam. Se eles tocarem para assistir a um vídeo ao vivo, serão colocados em um feed apenas de vídeos ao vivo, como no TikTok.
O YouTube observa que, com seus novos requisitos de qualificação mais baixos para ingressar no Programa de Parcerias do YouTube, o feed ao vivo pode abrir mais possibilidades de monetização para criadores de vídeos ao vivo.
Algumas outras novas ferramentas de inspiração
A empresa também está lançando novas ferramentas destinadas a incentivar a inspiração.
Um novo recurso agrupará o áudio e o efeito de um vídeo que você está remixando automaticamente, para que seja mais fácil entrar em uma tendência.
Para fazer isso, toque no botão Remix e escolha “usar som”. O YouTube exibirá o efeito e o mesmo carimbo de data/hora de áudio do Short que você acabou de assistir.
Outra opção introduzida recentemente é a capacidade de salvar Shorts em playlists no YouTube, o que pode servir como uma forma de selecionar vídeos com efeitos que você se inspirou para usar em Shorts posteriores, por exemplo.
O Shorts teve um crescimento saudável desde sua estreia, graças à sua profunda integração na plataforma do YouTube.
No ano passado, a empresa disse que 1,5 bilhão de usuários do YouTube conectados mensalmente assistiram Shorts e esse número cresceu mais meio bilhão a partir do anúncio de ganhos deste mês, e a empresa divulgou que “o tempo de exibição e a monetização estão indo na direção certa”.
Fonte: TechCrunch