Google lança ferramentas IA para ajudar os anunciantes nas festas de fim de ano

O Google lança novas ferramentas de IA para ajudar anunciantes a otimizar as estratégias de fim de ano e envolver os compradores

A temporada de compras natalinas de final de ano está a 4 meses (pois é, o tempo voa!), e com ela o Google anunciou vários novos recursos para ajudar os anunciantes a se conectarem com os clientes e impulsionar as vendas.

O Google está apostando na inteligência artificial (IA) e no aprendizado de máquina para fornecer às empresas mais informações sobre o comportamento do comprador e o desempenho do produto.

De acordo com a empresa:

Este ano é diferente de todos os outros. As ferramentas alimentadas por IA estão transformando a capacidade das empresas de se moverem mais rapidamente, entenderem melhor a intenção de seus clientes e envolvê-los de novas maneiras no caminho até a compra.

 

Engajando compradores omnichannel

De acordo com os dados do Google, 61% dos compradores de fim de ano usam cinco ou mais canais durante as compras em dois dias.

Para alcançar esses consumidores omnichannel, o Google está expandindo os formatos de anúncio e adicionando novas ferramentas de otimização.

Por exemplo, as empresas agora podem usar as anotações “Retirar mais tarde” para anúncios de inventário local se não tiverem um feed configurado.

A unidade de anúncios de pesquisa interativa também foi expandida para solicitar ações como instruções para compradores na loja.

O Google enfatiza que “você precisa fornecer uma experiência omnichannel consistente no comércio eletrônico e na loja.”

 


Novos insights sobre compras antecipadas de fim de ano

Com os insights certos, você pode moldar melhor sua estratégia de marketing para encontrar, envolver e converter esses compradores antes de um período de preço competitivo.

Os anunciantes agora podem acessar relatórios de desempenho mais granulares sobre produtos, marcas e rótulos ao longo do tempo na interface de anúncios para aproveitar isso.

Coluna de insights atualizada na página do produto no Google Ads
Coluna de insights atualizada na página do produto no Google Ads

Além disso, a guia Desempenho no Google Merchant Center também foi atualizada com referências competitivas em itens mais vendidos e visibilidade de preços.

 

Fazendo produtos se destacarem

Com mais canais de compras disponíveis, os consumidores estão gastando mais tempo pesquisando as compras.

Dessa forma, o Google está aprimorando as promoções, os detalhes de envio e os recursos visuais nas listas de produtos para ajudar os itens a se destacarem.

Os anunciantes agora podem segmentar ofertas para locais e categorias específicasAlém de destacar as informações de entrega e devolução no mesmo dia.

 

Novas ferramentas de IA no Product Studio

Ademais, o Google está lançando novas ferramentas para ajudar os varejistas a melhorar as imagens dos produtos e criar recursos visuais em 3D.

O Product Studio estará disponível no Merchant Center Next, a interface atualizada do Google para gerenciar campanhas do Shopping.

Ele também estará disponível no aplicativo Google e YouTube na Shopify. Os lojistas da Shopify podem acessar o Product Studio diretamente por meio de sua conta da Shopify.

Os primeiros usuários podem testar o Product Studio antes de seu lançamento completo.

 

Performance Max Impulsiona a Estratégia Orientada por IA

O Google pede que mais anunciantes adotem suas campanhas Performance Max com inteligência artificial nesta temporada de festas.

A plataforma agora pode otimizar para novos clientes de alto valor vitalício, ajudando as empresas a concentrar os gastos em compradores valiosos pela primeira vez.

Os primeiros usuários que mudaram das campanhas padrão do Shopping para o desempenho máximo observaram um aumento médio de 25% no valor da conversão, com retorno semelhante nos níveis de gastos com anúncios.

 

Listagens de vídeo e 3D melhoram o engajamento

O Google também está expandindo o acesso dos anunciantes a visuais 3D nos resultados de pesquisa, relatando que os compradores se envolvem com imagens 3D quase 50% mais do que com imagens estáticas.

Os varejistas agora podem enviar recursos de produtos 3D por meio do Google Merchant Center para fornecer listagens gratuitas mais interativas.

Além disso, a empresa está aproveitando as imagens de produtos para gerar automaticamente vídeos e YouTube Shorts em grande escala para campanhas.

De acordo com o Google, “as imagens de produtos do seu feed podem melhorar a qualidade dos seus vídeos gerados automaticamente e desbloquear um novo inventário de maior desempenho no YouTube, incluindo Shorts”

 

Preparando-se para a temporada de final de ano de 2023

O Google publicou uma lista de verificação de feriados e guias de práticas recomendadas para anunciantes de varejo em seu conjunto de produtos.

As principais áreas de foco incluem:

Agora resta aos anunciantes e varejistas aproveitar todas as novas ferramentas para melhorar ainda mais o desempenho das vendas de final do ano.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.