A temporada de compras natalinas de final de ano está a 4 meses (pois é, o tempo voa!), e com ela o Google anunciou vários novos recursos para ajudar os anunciantes a se conectarem com os clientes e impulsionar as vendas.
O Google está apostando na inteligência artificial (IA) e no aprendizado de máquina para fornecer às empresas mais informações sobre o comportamento do comprador e o desempenho do produto.
De acordo com a empresa:
Este ano é diferente de todos os outros. As ferramentas alimentadas por IA estão transformando a capacidade das empresas de se moverem mais rapidamente, entenderem melhor a intenção de seus clientes e envolvê-los de novas maneiras no caminho até a compra.
Engajando compradores omnichannel
De acordo com os dados do Google, 61% dos compradores de fim de ano usam cinco ou mais canais durante as compras em dois dias.
Para alcançar esses consumidores omnichannel, o Google está expandindo os formatos de anúncio e adicionando novas ferramentas de otimização.
Por exemplo, as empresas agora podem usar as anotações “Retirar mais tarde” para anúncios de inventário local se não tiverem um feed configurado.
A unidade de anúncios de pesquisa interativa também foi expandida para solicitar ações como instruções para compradores na loja.
O Google enfatiza que “você precisa fornecer uma experiência omnichannel consistente no comércio eletrônico e na loja.”
Novos insights sobre compras antecipadas de fim de ano
Com os insights certos, você pode moldar melhor sua estratégia de marketing para encontrar, envolver e converter esses compradores antes de um período de preço competitivo.
Os anunciantes agora podem acessar relatórios de desempenho mais granulares sobre produtos, marcas e rótulos ao longo do tempo na interface de anúncios para aproveitar isso.
Além disso, a guia Desempenho no Google Merchant Center também foi atualizada com referências competitivas em itens mais vendidos e visibilidade de preços.
Fazendo produtos se destacarem
Com mais canais de compras disponíveis, os consumidores estão gastando mais tempo pesquisando as compras.
Dessa forma, o Google está aprimorando as promoções, os detalhes de envio e os recursos visuais nas listas de produtos para ajudar os itens a se destacarem.
Os anunciantes agora podem segmentar ofertas para locais e categorias específicas. Além de destacar as informações de entrega e devolução no mesmo dia.
Novas ferramentas de IA no Product Studio
Ademais, o Google está lançando novas ferramentas para ajudar os varejistas a melhorar as imagens dos produtos e criar recursos visuais em 3D.
O Product Studio estará disponível no Merchant Center Next, a interface atualizada do Google para gerenciar campanhas do Shopping.
Ele também estará disponível no aplicativo Google e YouTube na Shopify. Os lojistas da Shopify podem acessar o Product Studio diretamente por meio de sua conta da Shopify.
Os primeiros usuários podem testar o Product Studio antes de seu lançamento completo.
Performance Max Impulsiona a Estratégia Orientada por IA
O Google pede que mais anunciantes adotem suas campanhas Performance Max com inteligência artificial nesta temporada de festas.
A plataforma agora pode otimizar para novos clientes de alto valor vitalício, ajudando as empresas a concentrar os gastos em compradores valiosos pela primeira vez.
Os primeiros usuários que mudaram das campanhas padrão do Shopping para o desempenho máximo observaram um aumento médio de 25% no valor da conversão, com retorno semelhante nos níveis de gastos com anúncios.
Listagens de vídeo e 3D melhoram o engajamento
O Google também está expandindo o acesso dos anunciantes a visuais 3D nos resultados de pesquisa, relatando que os compradores se envolvem com imagens 3D quase 50% mais do que com imagens estáticas.
Os varejistas agora podem enviar recursos de produtos 3D por meio do Google Merchant Center para fornecer listagens gratuitas mais interativas.
Além disso, a empresa está aproveitando as imagens de produtos para gerar automaticamente vídeos e YouTube Shorts em grande escala para campanhas.
Preparando-se para a temporada de final de ano de 2023
O Google publicou uma lista de verificação de feriados e guias de práticas recomendadas para anunciantes de varejo em seu conjunto de produtos.
As principais áreas de foco incluem:
Agora resta aos anunciantes e varejistas aproveitar todas as novas ferramentas para melhorar ainda mais o desempenho das vendas de final do ano.
Fonte: Search Engine Journal