Conte uma boa história! Saiba usar a jornada do herói para marketing de conteúdo

Uma boa história percorre um longo caminho, conheça a jornada do herói e saiba as vantagens que ela pode trazer para o seu marketing

A transformação do marketing de conteúdo alimentada pela inteligência artificial (IA) é, para muitos, ao mesmo tempo estimulante e angustiante.

A OpenAI e uma avalanche de novas ferramentas de conteúdo e práticas recomendadas estão sobrecarregando muitos profissionais de marketing de conteúdo. Apesar da incerteza que alguns podem sentir sobre o futuro da profissão, permanecer fundamentados em bases de conteúdo deve proporcionar confiança no futuro.

As bases de conteúdo são artefatos obrigatórios, como perfis de compradores, dados do setor e da concorrência, análise de palavras-chave de pesquisa, dados de desempenho de conteúdo e principais métricas de marketing. Você não pode construir uma estratégia de conteúdo eficaz sem esses fatos e dados.

Fonte da imagem.

Mas os fatos por si só não convencem as empresas a pagar muito dinheiro por software, serviços de consultoria ou outros itens de elevado valor. As empresas são feitas de pessoas com emoções e desejos.

É por isso que você precisa de outro elemento na base do seu conteúdo: a história.

 

Como a estrutura da Jornada do Herói cria histórias de negócios poderosas

De acordo com Dra. Jennifer Aaker, autora, cientista comportamental e professora de Stanford, as histórias são lembradas até 22 vezes mais do que apenas os fatos.

as histórias são lembradas até 22 vezes mais do que apenas os fatos.

Às vezes, você pode encontrar os fios de uma história (também conhecida como narrativa) nas mensagens que sua equipe de marketing de produto desenvolveu. Mas essa mensagem costuma ser breve, com marcadores e prática. Não há sentido de urgência para comprar, nem algo intrigante, que leve os compradores a imaginar um futuro melhor e a agir agora para garantir o seu produto. 

Uma narrativa, por outro lado, é uma história completa com cenário, enredo, personagens e conflito.

A Jornada do Herói é uma estrutura narrativa universal encontrada tanto em histórias tradicionais quanto contemporâneas. Joseph Campbell, um renomado mitólogo, introduziu o conceito em seu livroO Herói de Mil Faces. Nele, ele descreve 17 etapas distintas da Jornada do Herói, começando com o “Chamado à Aventura” inicial e terminando com “Liberdade para Viver”. A estrutura de Campbell pode ser simplificada em três atos:

  1. Partida: O herói se prepara para uma jornada rumo ao desconhecido com a ajuda de um mentor.
  2. Iniciação: Os inimigos testam os novos conhecimentos e habilidades do herói em uma série de testes.
  3. Retorno: O herói ganha sua recompensa e inicia a viagem de volta ao mundo conhecido.

Passos da Jornada do Heroi

A série Harry Potter, por exemplo, é a jornada de um herói moderno: conforme Harry se aventura no mundo da magia, ele enfrenta uma série de testes e obstáculos. Ao longo do caminho, ele adquire conhecimento de magia, se relaciona com mentores e enfrenta adversários, incluindo o bruxo das trevas.

Da mesma forma, uma empresa tem a missão de ajudar os clientes a resolver um problema. Ou dito de outra forma, as empresas estão em busca de ajudar os heróis a superar as provações.

 

Quer ver um exemplo?

Os profissionais de marketing de conteúdo (herói) estão descobrindo o mundo do conteúdo gerado por IA (jornada). Agências digitais experientes (mentor) estão oferecendo conhecimento para ajudar os profissionais de marketing de conteúdo a superar os mecanismos de pesquisa (inimigos) para alcançar a classificação na primeira página (recompensa).

Se você construir essa breve narrativa com mais detalhes, poderá contar toda a história da sua empresa ou produto, por que ele existe e para quem. Essa história se torna o coração e a alma de tudo que você escreve. Cada artigo, episódio de podcast ou página da web deve se conectar e refletir isso.

Como o storytelling afeta nosso cérebro
Fonte da imagem.

 


Colocando em prática as narrativas da jornada do herói

Antes de desistir e dizer que tem muitas demandas de conteúdo urgentes agora para construir uma narrativa, considere como isso pode render imediatamente e ao longo de seus ciclos de marketing.

 

Integração do escritor

Peça aos novos escritores que leiam a narrativa como parte de seu processo de integração.

Peça que leiam também a enfadonha análise de palavras-chave, mas uma história cativante os ajudará a entender o negócio de uma forma que os dados da pesquisa com compradores não conseguem. Os escritores precisam estar mergulhados em cada reviravolta na trama para que possam infundir a história em tudo o que criam.

 

Aderência dos funcionários

Dê vida à história realizando uma leitura dramática da narrativa na próxima reunião da empresa ou no início das vendas.

O teatro é uma abordagem divertida para ajudar os funcionários a adotar a missão e compreender seu propósito dentro dela.

Além disso, os funcionários que acreditam na jornada do herói estarão mais dispostos a ajudá-lo a criar conteúdo.

 

Criação de conteúdo

Acelere a criação de conteúdo emocionalmente atraente e de alta qualidade. Uma narrativa detalhada e bem escrita é a base do seu plano de conteúdo.

Cada bifurcação no caminho que seu herói toma, cada mentor ou vilão que ele encontra, é um conteúdo esperando para acontecer. Aqui estão alguns exemplos:

  • Artigos de ponto de vista. Escreva sobre os motivos para iniciar a jornada, a ferramenta certa para derrotar o inimigo e como a vida do herói será melhor se ele superar as adversidades. Publique os artigos em seu blog ou apresente-os nas redes sociais. 
  • Entrevistas com clientes. Use a narrativa para inspirar perguntas para uma entrevista com clientes e ajudá-los a contar sua própria história heroica. Você descobrirá por que eles partiram em uma missão, os mentores que os ajudaram e os vilões que atrapalharam seu caminho — e eles estarão muito felizes em fazer parte, contando suas histórias.
  • Roteiro de vídeo explicativo. O esboço básico da história é uma excelente maneira de explicar seu produto ou solução. Envolva e eduque os espectadores descrevendo quem (herói) se beneficia com sua solução, o problema (teste) que seu produto resolve e o que ele ajuda os clientes a alcançar (recompensa).
  • Páginas pilares de SEO. Algumas das páginas da web com melhor classificação descrevem um conceito em sua totalidade, respondendo a todas as perguntas possíveis sobre ele. Os principais elementos narrativos também são questões comuns. Por exemplo, quem (herói) usa seu produto? Quais são as melhores práticas (mentor) para uso do seu produto? Quais são algumas alternativas emergentes (jornada) para seu produto? Quais são as maiores ameaças (inimigos) ao mercado do seu produto?
  • Campanha nas redes sociais. Boas histórias tendem a estimular naturalmente recursos visuais criativos, como ilustrações, animações e diagramas. Desenvolva uma campanha baseada no arco da história acompanhada de criativos para uma campanha de mídia social envolvente e memorável.

 

Como começar a escrever a narrativa da jornada de um herói

Fatos e dados são essenciais na construção de uma estratégia de conteúdo, mas não são suficientes para cativar compradores e inspirá-los a agir. Histórias que incorporam o bem e o mal, a luta e o triunfo são motivadores muito mais poderosos.

A Jornada do Herói é uma estrutura comprovada para o desenvolvimento de histórias memoráveis ​​que repercutem no público-alvo.

Escrever uma pode parecer assustador no início, mas você pode ter ajuda. Você pode começar simplesmente com um esboço, obter a opinião de alguns colegas importantes e, em seguida, iterar ao longo do tempo à medida que aprende mais sobre sua empresa e seus compradores, por exemplo. 

Se você investir na criação de uma narrativa envolvente, seu conteúdo transcenderá o de seus concorrentes. A jornada do herói ajuda você a ir além dos fatos e números das personas, chegando aos corações de seus clientes-heróis.

Fonte: Marketing Insider Group

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.