Lançamento duplo: como vender para leads frios e quentes no mesmo lançamento

Conheça a estratégia do Lançamento Duplo, e como isso pode alavancar os seus resultados dentro de um mesmo lançamento

Lançamentos ainda são a base de muitos negócios digitais de educação, e por um motivo bem claro: eles funcionam! E funcionam, principalmente, com os “novos leads”, ou seja, aquelas novas pessoas atraídas e captadas pela primeira vez para o seu lançamento.

Uma parte dessas pessoas, ao se deparar com a nova oportunidade que você trás no lançamento, se encantam e compram. Caso você não saiba, a média de conversão de um bom lançamento gira em torno de 0,5% a 2% (variando, claro, de nicho para nicho, e de acordo com o ticket).

Assim, ao final de um lançamento, há 3 tipos de público/leads:

  1. Os que se inscreveram, viram o lançamento e compraram o produto
  2. Os que se inscreveram, viram, mas não compraram
  3. Os que se inscreveram mas não viram o lançamento

Em um novo lançamento, o público 3 (os que não viram) ainda é muito bem-vindo e tem alta chance de converter em vendas.

Mas e os outros 2 públicos? Em um novo lançamento, o que você tem a oferecer para eles? Alguns já compraram seu produto, outros já te negaram. Por que eles deveriam acompanhar sua nova campanha?

Esse público te custou caro. Descartá-los em um novo lançamento, do ponto de vista financeiro, já seria um erro.

Além disso, estamos falando de pessoas que acreditaram em você e no seu produto, ou seja, elas confiaram que você poderia ajudá-las. Dessa forma, “descartá-las” seria uma péssima atitude.

Assim, faz parte da missão de um bom estrategista, lançador ou profissional de marketing, criar caminhos e oportunidades para esses públicos e aproveitá-los em todas suas campanhas.

Sendo assim, vamos explorar neste artigo o que chamaremos de “Lançamento Duplo”, uma estratégia para você conseguir lançar tanto para os leads frios (público 1), quanto para os quentes (públicos 2 e 3).

 

Seu movimento vale ouro

A ideia do “Lançamento Duplo” vem do fato de você realizar 2 ações de vendas, para 2 públicos diferentes, durante o mesmo lançamento. Mas como assim?

Na prática, a ideia é:

  • Fazer o lançamento normal para os “novos leads” (público novo, iniciante no seu tema, interessado na sua solução).
  • Aproveitar o MOVIMENTO gerado pelo lançamento para vender algo para:
    • os seus “leads antigos” (que já passaram pelos lançamentos, mas não compraram nada);
    • ou para seus “leads avançados” (pessoas que te acompanham, mas não são iniciantes no tema);
    • ou para seus “leads compradores” (seus alunos, ou pessoas que compraram algo de você);

Perceba que deixamos a palavra MOVIMENTO em destaque. Isso porque MOVIMENTO é um dos maiores ativos que você gera em um lançamento. Ele vem dessa energia, do empenho e das diversas ações que você faz no seu lançamento. E claro, vem da grana que você investe também!

Esse MOVIMENTO te coloca no centro do palco, sob os holofotes, em destaque para seu público.

Assim, a ideia de aproveitar tal destaque para monetizar mais de um público pode ser bem interessante e lucrativa para seu negócio.

 


Seus bastidores valem diamantes

Para leads mais experientes e alunos, uma boa ideia é vender seus bastidores e debriefings dos lançamentos.

Antes de seguir explicando, vamos dar nome aos bois:

  • Debriefings: compilado de análises, baseado em dados e relatórios, que você faz após um lançamento, para avaliar pontos altos e erros cometidos;
  • Bastidores: você mostrar, filmar, explicar aquilo que acontece por trás das câmeras, enquanto o lançamento  acontece.

Mas por que vender isso?

Bom, o debriefing é parte obrigatória para quem não está de brincadeira nos lançamentos. Ou seja, se você é de fato um bom lançador, fazer o debriefing, análise e relatórios de seu lançamento é uma etapa que você já cumpre. Se não cumpre ainda, já passou da hora. 

Partindo do ponto que você já faz isso, por que não vender isso aos seus alunos e leads mais qualificados?  As informações ali podem gerar valor para a audiência. Então, por que não monetizar isso?

O mesmo vale para os bastidores. Para este público, o seu bastidor vale mais do que o seu palco. O grande atrativo dos bastidores é que ele acontece em tempo real e mostra o passo a passo das decisões, desde a ideia da concepção de nome, referências e inspirações do lançamento, até perrengues e vitórias de cada dia.

O público mais experiente sabe que é ali que acontece a mágica.

Imagina poder ter acesso ao bastidor de grandes players que você admira, ou, então, deixar que seus seguidores tenham acesso ao seu bastidor?

E quando você junta os dois (bastidores + debriefing), é como se você estivesse dando ao lead “o segredo por completo”. O debriefing bem feito é a concretização do bastidor em forma de dados, erros e acertos. Esse combo abre as cortinas e revela o real resultado das estratégias usadas do começo ao fim do lançamento. E por isso, vale muito.

 

Vale para qualquer nicho? Alguns pontos a se considerar

Esta estratégia, claro, não se aplica a qualquer nicho. Por exemplo: se você possui um curso de idiomas, seus alunos provavelmente não vão estar interessados em comprar a análise de vendas da última campanha, mesmo que ela tenha sido um 7 em 7.

Porém, em nichos profissionais, em que a temática é crescer em uma determinada carreira, isso pode fazer muito sentido. Por exemplo:

  • Nicho de marketing digital, em que os alunos e leads experientes desejam conhecer mais como você lança e suas estratégias;
  • Nichos de profissionais autônomos (médicos, advogados, contadores), que se inspiram em você para também poder criar algo parecido, entender mais as estratégias de marketing e vendas etc;
  • Nicho de empreendedorismo no geral, pelos mesmos motivos acima.

Outro ponto a se considerar é que você precisa ter certeza do que está fazendo. Não é fácil expor números e eventuais erros de lançamento.

Sim, seu lançamento pode dar um TILT. A partir do momento que você vende o acesso ao seu bastidor e ao debriefing, não dá para voltar atrás. Por isso, garanta que sua autoridade seja suficiente para aguentar as críticas, caso seu lançamento fracasse. Nessa linha, garanta também que você sabe a teoria do que está fazendo e o porquê, para você explicar posteriormente os aprendizados.

Inclusive, aqui temos várias dicas da especialista em lançamentos digitais Débora Pereira sobre o que fazer caso seu lançamento dê errado, vale a pena dar uma olhada.

 

Seu lançamento gera um grande MOVIMENTO

De toda essa conversa sobre o lançamento duplo, é importante se apegar a um conceito importante: seu lançamento gera um grande MOVIMENTO, e você pode explorá-lo não apenas com os “leads novos”, mas também com os “leads experientes” e com seus alunos.

Você investiu tempo, energia e dinheiro nesse lançamento! Extraia o máximo dele. E mais: seus leads mais experientes e seus alunos querem ver seus bastidores, para poderem construir seus próprios palcos.

A estratégia do Lançamento Duplo pode ser muito útil para você gerar mais caixa e estreitar a conexão com uma parte do público, que antes era abandonada nos lançamentos. Além disso,  ainda abre a oportunidades de você vender outros produtos mais caros, como mentorias, a esse público-fã.

Sendo assim, é valido pensar: como você pode aproveitar de maneira mais efetiva o MOVIMENTO gerado no seu lançamento? Assim você chegará ao sucesso bem mais rápido!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.