trending topics:

Sérgio Ribs e Débora Pereira respondem: qualquer um pode ser lançado no digital?

Os especialistas Sérgio Ribs e Débora Pereira desvendam os mitos sobre os lançamentos digitais e revelam as chaves para o sucesso nessa área

Se você trabalha com marketing, talvez já tenha se perguntado se é possível qualquer pessoa ser lançada no digital.

E é exatamente essa questão que os especialistas em marketing digital e lançamentos Sérgio Ribs e Débora Pereira, fundadores do Pixeld News, responderam em sua participação no podcast Pizza com Marketing.

De acordo com a vasta experiência que têm em lançamentos digitais, os especialistas elencaram alguns pilares necessários para que um lançamento alcance o sucesso.

Sendo assim, vamos mergulhar nas ideias compartilhadas por eles durante a entrevista e descobrir se qualquer um pode, de fato, ser lançado!

 

Desvendando os mitos dos lançamentos

Durante a entrevista, os especialistas abordam alguns pontos, enfatizando que, embora o lançamento de um negócio possa parecer desafiador, é importante entender que uma ideia valiosa e a disposição para aprender pode te levar a ter sucesso nesse empreendimento.

Eles ressaltam que o lançamento não se trata apenas de um evento pontual, mas sim de uma jornada contínua de aprendizado e adaptação.

O sucesso de um lançamento está enraizado na construção de uma base sólida.

Antes de dar o primeiro passo, é essencial desenvolver uma compreensão profunda do seu público-alvo, suas necessidades e desejos.

Além disso, após mais de 9 anos de digital e mais de 8 dígitos faturados, eles também consegue identificar alguns pilares que são primordiais para o sucesso de um lançamento.

 


Os 5 pilares para um lançamento de sucesso

 

1. O mercado não está saturado

O primeiro pilar para um lançamento de sucesso, de acordo com Débora, é ter ciência de que o mercado não está saturado.

Faça o trabalho de encontrar grandes players que estão fazendo no seu nicho. Achou uns 10, 20, 30? Parece muito? Pois a média de usuários da internet pelo mundo é de 5,16 bilhões.

Em um universo tão vasto, não é verdade que não há espaço para você e para o seu produto dentro dele.

O primeiro passo, de acordo com a especialista, é deixar a ideia de “saturação” de lado.

 

2. Para o especialista, é necessário carisma

O rosto do especialista é o ponto de referência de um produto. Dessa maneira, é mais do que necessário gerar conexão por meio dele.

Imagem: Pizza com Marketing

Sendo assim, é importante que o especialista tenha carisma.

De acordo com Débora:

[O especialista] precisa ser carismático. Precisa ser uma pessoa que conecta você, precisa ser aquela pessoa que você olha assim ele fala ‘putz, quero ser amiga dessa pessoa!’ […] alguém que gere conexão.

 

3. É preciso ter estômago, garra, determinação

Lançar um produto ou projeto requer uma energia emocional forte.

Não é fácil estar no início, dando tudo de si, e ter poucas pessoas acompanhando.

Quando você começa a lançar, é difícil você fazer uma live com 10 pessoas.

É muito difícil, cara, e você precisa ter uma energia emocional muito forte para não desistir, porque muita gente vai lá faz três, duas lives e, se não apareceu ninguém na live, desiste.

Então, assim, o cara também, para conseguir se lançar, ele tem que ter essa energia emocional para aguentar, para ter estômago — diz a especialista.

 

4. O conhecimento específico é mais do que essencial

“cara, eu pagaria por esse conhecimento”, este é o desejo que você tem que despertar no seu público.

As pessoas precisam olhar para o especialista e pensar que o conhecimento que ele está oferecendo é diferenciado, é bom, gerará bons resultados na vida delas.

É esse conhecimento específico que fará as pessoas comprarem de você. A pessoa deve ter algo diferenciado a oferecer, algo que as pessoas estejam dispostas a pagar.

 

5. Audiência

Por fim, Sérgio Ribs acrescentou um pilar também muito importante para o sucesso de um lançamento: a audiência.

Ele enfatiza que, mesmo que uma pessoa possua carisma e um nicho relevante, se não tiver uma audiência estabelecida, será necessário construí-la.

Sérgio Ribs em sua participação no podcast (imagem: Pizza com Marketing)

Sérgio faz uma analogia com a valorização de terrenos ao longo do tempo, explicando que, assim como uma propriedade valoriza com o passar dos anos, a audiência também é um ativo importante que está sendo valorizado ao longo dos anos.

Ele menciona casos de influenciadores com centenas de milhares ou até mesmo milhões de seguidores, cujas audiências foram conquistadas quando os custos para adquiri-las eram mais baixos.

Porém, ele ressalta que atualmente o preço de uma audiência é alto, seja comprando-a diretamente ou tentando viralizar conteúdo para conquistá-la organicamente.

Dessa maneira, ele enfatiza que, para as agências, é crucial considerar a presença de uma audiência estabelecida, pois, sem ela, mesmo que uma pessoa seja talentosa, se torna difícil obter sucesso sem o investimento financeiro necessário para construir uma audiência do zero.

 

E então, qualquer um pode ser lançado?

Bom, ao entender os ensinamentos dos especialistas, dá para se concluir que a resposta a essa pergunta passa por alguns critérios — ou seja, um pouco complexa.

Embora o acesso às ferramentas e plataformas digitais tenha facilitado a oportunidade de lançamento para diversos indivíduos, é preciso compreender e aplicar alguns pilares para obter sucesso.

Investir em conhecimento especializado, como os ensinamentos compartilhados por Débora e Sérgio, pode fazer a diferença na trajetória de êxito em um lançamento.

Porém, é importante ter em mente que não basta apenas ter boas ideias; é preciso também colocá-las em prática com determinação e persistência.

Portanto, embora qualquer um possa se aventurar no mundo dos lançamentos digitais, aqueles que abraçam os pilares do mercado não saturado e da construção de uma audiência sólida estarão mais bem preparados para alcançar os resultados desejados.

O sucesso está ao alcance de todos, desde que sejam adotadas as estratégias corretas e haja um comprometimento genuíno em oferecer valor ao público-alvo.

Confira a entrevista completa, que foi rica em informações muito relevantes sobre lançamentos, newsletters e muito mais:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.