trending topics:

Universal Music retirou suas músicas do TikTok, por divergências de pagamento

Após de o TikTok e a Universal não chegarem a um acordo de direitos autorais, a empresa musical retirou todas as suas músicas do aplicativo

Isso pode ter um grande impacto no TikTok, afetando criadores e usuários da plataforma, especialmente considerando o papel crescente que a música desempenha no aplicativo.

Depois que as negociações entre o TikTok e o Universal Music Group não conseguiram chegar a um novo acordo sobre os direitos de uso, a Universal retirou suas músicas do aplicativo desde quinta-feira (1º).

A Universal, que abriga algumas das maiores estrelas da música do planeta, incluindo Taylor Swift, Adele, Drake e Billie Eilish, diz que o TikTok ofereceu menos do que esperava tanto em compensação para seus artistas, quanto em salvaguardas sobre geração generativa — uso de inteligência artificial (IA).

O atual acordo de direitos da Universal com a TikTok, que foi originalmente assinado em 2021, terminou em 31 de janeiro, sendo todo o conteúdo de propriedade da Universal removido do aplicativo.

 

Qual o lado da Universal na discussão?

De acordo com a Universal:

[Universal e TikTok] não concordaram com os termos de um novo acordo e, após a expiração do acordo atual, o Universal Music Group, incluindo o Universal Music Publishing Group, deixará de licenciar conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music.

A Universal chegou ao ponto de dizer que o TikTok tentou “intimidá-los” nas negociações, usando seu alcance de audiência como meio de reduzir o atual acordo de pagamento.

À medida que nossas negociações continuavam, o TikTok tentou nos intimidar para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia seu crescimento exponencial.

Como ele tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público.

As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder de sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como seus fãs.

A Universal afirmou ainda que o TikTok “está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”.

 


E o que disse o TikTok?

Em resposta, o TikTok disse que está decepcionado com o fato de a Universal ter abandonado um “veículo gratuito de promoção e descoberta” para seus artistas.

“Declaração em resposta à Universal Music Group. É triste e decepcionante que a Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores. Apesar da narrativa e retórica falsas da Universal, o fato é que eles optaram por se afastar do forte apoio de uma plataforma com mais de um bilhão de usuários, que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta para seu talento. O TikTok foi capaz de firmar acordos ‘centrados nos artistas’ com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações autosservidoras da Universal não estão nos melhores interesses de artistas, compositores e fãs.”

É uma medida drástica por parte da Universal, visto que o TikTok é uma plataforma de marketing valiosa para seus artistas. No entanto, a Universal também tem uma boa influência, visto que é a maior gravadora do mundo com alguns dos artistas mais populares.

De qualquer forma, é um golpe tanto para os criadores quanto para os usuários da plataforma. Especialmente considerando que o TikTok tornou a música um foco muito maior ultimamente, enquanto trabalha para capitalizar seu valor crescente como uma plataforma de descoberta de música.

 

A importância da música no TikTok

Um relatório encomendado pelo TikTok mostrou que os usuários da plataforma são significativamente mais propensos a descobrir e compartilhar novos conteúdos musicais no aplicativo, enquanto 75% de seus usuários também encontram novos artistas por meio de vídeos do aplicativo.

Isso, por sua vez, também tornou o TikTok uma consideração crítica para as gravadoras, que buscam apresentar seus artistas e faixas mais recentes. A plataforma já desencadeou novas carreirasrejuvenesceu carreiras mais antigas e ainda hoje alguns artistas mudam os nomes de suas músicas para se alinharem melhor às tendências do aplicativo.

Diante disso, dá para ver por que o TikTok poderia se considerar mais valioso para as gravadoras do que o contrário, o que teria influenciado nessas negociações. Mas o resultado final, que tanta música popular será retirada, terá um grande impacto, para ambos os lados.

Fonte: Social Media Today

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.