Elon Musk desafia sua própria crítica ao avanço da IA e lança a xAI, concorrente da OpenAI

Elon Musk, cofundador da OpenAI, lança a xAI, uma empresa de IA concorrente do ChatGPT, contrariando algumas de suas opiniões

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, parece que este tem sido o lema principal de Elon Musk.

Após ter assinado uma carta aberta, solicitando que as empresas de Inteligência Artificial (IA) dessem uma pausa de seis meses no avanço da tecnologia para dar aos especialistas a chance de investigar os potenciais perigos, Musk anunciou o lançamento de sua startup de IA.

Os planos desse novo empreendimento do bilionário já haviam sido anunciados em abril, mas somente agora aconteceu o lançamento oficial.

A empresa se chama xAI, e, conforme definido no site do negócio, o objetivo é “entender a realidade e a natureza do universo”.

 

 

A xAI e suas intenções

Ainda não se sabe muito sobre o funcionamento da xAI além do fato de ela ser uma empresa separada X Corp — empresa responsável pelo Twitter —, mas que trabalhará em estreita colaboração com ela, com a Tesla e com outras empresas para ir em direção ao seu objetivo.

No entanto, a equipe avisa na página do empreendimento e também no Twitter que na sexta-feira (14) acontecerá um bate-papo no Twitter Spaces a fim de explicar tudo sobre o funcionamento da plataforma.

 


Elon Musk e suas possíveis contradições

O nome do bilionário Elon Musk está estritamente envolvido nas inovações tecnológicas recentes.

Musk, inclusive, foi co-fundador da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, mesmo saindo pouco tempo depois.

Com isso, após o “boom” da IA generativa, ele foi um grande crítico ao rápido avanço das IAs, chegando até mesmo a assinar uma carta solicitando uma pausa no desenvolvimento dessas tecnologias.

No entanto, ao criar a xAI, uma empresa voltada para IA e que possivelmente competirá com o ChatGPT, Musk está contribuindo para a corrida acelerada nesse campo.

Inclusive, a empresa pode desenvolver a visão de Musk de uma alternativa confiável ao ChatGPT:

“O que precisamos é de um ‘GPT da verdade’”

Outro exemplo marcante e recente das contradições do empresário é a disputa legal que o Twitter ameaçou travar contra a Meta.

Após o lançamento do Threads — nova rede social de texto interligada ao Instagram —, Elon zombou de Mark Zuckerberg nas redes sociais por ter copiado sua rede e ainda registrou intenção de processá-lo por contratar ex-funcionários do Twitter.

Só que, em contraponto, somente com a criação da xAI ele já fez as duas coisas: contratou ex-funcionários da OpenAI para “copiar” o ChatGPT e abrir a concorrência — contraditório, não?

 

Processo seletivo aberto

Além de todas as suposições, especulações e contradições, a xAI é uma realidade e, nos próximos dias, ficaremos sabendo como ela funcionará e quais são os planos de Musk para a 6ª empresa em seu domínio.

Enquanto isso, no site da xAI, ele anuncia que está contratando novos engenheiros e pesquisadores:

Estamos recrutando ativamente engenheiros e pesquisadores experientes para se juntarem à nossa equipe como membros de nossa equipe técnica na Bay Area. Por favor, preencha este formulário para se candidatar.

Agora só nos resta esperar e ver qual será a evolução desse novo empreendimento. Para isso, não deixe de ficar ligado aqui no Pixeld, que nunca te deixamos para trás nas informações!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.