Com grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, ganhando grande popularidade, muitas empresas estão correndo para integrá-los em seus aplicativos.
Empresas como a Microsoft, a Shutterstock e o Snapchat não perderam tempo e já incluíram essa nova tecnologia em seus serviços, por exemplo.
No entanto, essa tendência pode ser interrompida se a Apple decidir restringir os aplicativos baseados em ChatGPT da App Store, que é a única maneira de instalar um software em seus dispositivos.
Blix e o conflito com a Apple
Blix, um fabricante de aplicativos de e-mail, disse que se deparou com esse obstáculo na App Store.
O cofundador Ben Volach disse ao Wall Street Journal que a Apple rejeitou uma atualização de seu aplicativo BlueMail porque integrou o ChatGPT para ajudar a escrever e-mails e não incluiu filtragem de conteúdo na saída do chatbot.
Volach também afirmou no Twitter que a Apple está “bloqueando” uma atualização de IA.
Check out BlueMail GEM AI in action as it generates an email addressing Apple's unfair conduct. Apple persists in blocking the @bluemail update, and this has led to frustration among consumers who are unable to enjoy it fully. pic.twitter.com/ELsz6DNdnk
— Ben Volach 💎 (@benvol) March 2, 2023
E qual foi a resposta da Apple?
A Apple disse que, sem filtragem de conteúdo, o chatbot Blue Mail poderia produzir palavras que não são apropriadas para crianças, e o aplicativo de e-mail teria que aumentar sua idade recomendada para 17 anos ou mais.
A Apple está investigando e os desenvolvedores podem recorrer da decisão, disse um porta-voz à CNBC.
Independentemente disso, o episódio do Blue Mail não é um sinal de uma iminente repressão da Apple aos aplicativos de IA.
Até porque recursos do ChatGPT já estão no Snapchat e no aplicativo Microsoft Bing, que atualmente estão sendo distribuídos pela App Store.
Outros aplicativos de IA, como o Lensa, também foram distribuídos e floresceram na App Store.
Não há política formal de IA ou chatbot nas Diretrizes da App Store da Apple.
Há o risco de aplicativos de IA serem proibidos pela Apple?
A Apple pode vir a adicionar diretrizes específicas de IA no futuro.
Para aplicativos criptográficos, por exemplo, a Apple introduziu explicitamente uma seção sobre criptomoeda nas diretrizes que permitem aplicativos de carteira e proíbem a mineração no dispositivo em uma atualização de 2018.
Ela também introduziu novas regras sobre NFTs no ano passado. A empresa costuma divulgar atualizações quando se trata de novas tecnologias.
Porém, o episódio do BlueMail reflete que a Apple é rígida quanto ao conteúdo gerado em grande escala – seja por usuários ou, mais recentemente, por IA.
Se um aplicativo pode exibir conteúdo que infrinja a propriedade intelectual ou mensagens que representem cyberbullying, por exemplo, o aplicativo deve ter uma maneira de filtrar esse material e uma maneira de os usuários denunciá-lo, de acordo com a empresa.
Fonte: CNBC