Apple vai proibir aplicativos com integração ao ChatGPT?

A Apple bloqueou uma atualização de aplicativo com tecnologia ChatGPT, e faz crescer preocupações com o bloqueio da IA da App Store

Com grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, ganhando grande popularidade, muitas empresas estão correndo para integrá-los em seus aplicativos.

Empresas como a Microsoft, a Shutterstock e o Snapchat não perderam tempo e já incluíram essa nova tecnologia em seus serviços, por exemplo.

No entanto, essa tendência pode ser interrompida se a Apple decidir restringir os aplicativos baseados em ChatGPT da App Store, que é a única maneira de instalar um software em seus dispositivos.

 

Blix e o conflito com a Apple

Blix, um fabricante de aplicativos de e-mail, disse que se deparou com esse obstáculo na App Store.

O cofundador Ben Volach disse ao Wall Street Journal que a Apple rejeitou uma atualização de seu aplicativo BlueMail porque integrou o ChatGPT para ajudar a escrever e-mails e não incluiu filtragem de conteúdo na saída do chatbot.

Volach também afirmou no Twitter que a Apple está “bloqueando” uma atualização de IA.

 

E qual foi a resposta da Apple?

A Apple disse que, sem filtragem de conteúdo, o chatbot Blue Mail poderia produzir palavras que não são apropriadas para crianças, e o aplicativo de e-mail teria que aumentar sua idade recomendada para 17 anos ou mais.

A Apple está investigando e os desenvolvedores podem recorrer da decisão, disse um porta-voz à CNBC.

Independentemente disso, o episódio do Blue Mail não é um sinal de uma iminente repressão da Apple aos aplicativos de IA.

Até porque recursos do ChatGPT já estão no Snapchat e no aplicativo Microsoft Bing, que atualmente estão sendo distribuídos pela App Store.

Outros aplicativos de IA, como o Lensa, também foram distribuídos e floresceram na App Store.

Não há política formal de IA ou chatbot nas Diretrizes da App Store da Apple.

 


Há o risco de aplicativos de IA serem proibidos pela Apple?

A Apple pode vir a adicionar diretrizes específicas de IA no futuro.

Para aplicativos criptográficos, por exemplo, a Apple introduziu explicitamente uma seção sobre criptomoeda nas diretrizes que permitem aplicativos de carteira e proíbem a mineração no dispositivo em uma atualização de 2018.

Ela também introduziu novas regras sobre NFTs no ano passado. A empresa costuma divulgar atualizações quando se trata de novas tecnologias.

Porém, o episódio do BlueMail reflete que a Apple é rígida quanto ao conteúdo gerado em grande escala – seja por usuários ou, mais recentemente, por IA.

Se um aplicativo pode exibir conteúdo que infrinja a propriedade intelectual ou mensagens que representem cyberbullying, por exemplo, o aplicativo deve ter uma maneira de filtrar esse material e uma maneira de os usuários denunciá-lo, de acordo com a empresa.

Fonte: CNBC

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Jon loomer formulário de leads

Você está restringindo seus formulários de leads nos anúncios da Meta?

Jon Loomer fala sobre configuração simples que pode estar limitando os leads que você obtém dos formulários de leads da Meta

TikTok Reels Shorts

TikTok ainda lidera o ranking de vídeos curtos, mas os Reels não ficam muito atrás

De acordo com estudo, TikTok supera o Reels e os Shorts em engajamento de usuários, enquanto o Reels lidera em tempo de exibição

WhatsApp

WhatsApp está lançando um recurso de compartilhamento de tela

A Meta está testando o recurso em dispositivos Android, permitindo que os usuários compartilhem suas telas em suas ligações

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.