trending topics:

Seu negócio precisa estar em vários lugares! Veja as vantagens do conteúdo multiplataforma

Conheça as vantagens e benefícios do conteúdo multiplataforma para a fidelização e visibilidade da marca para os seus clientes

Já parou para analisar o quão diferentes são os gostos do seu círculo de amigos?

Por exemplo, a Maria gosta de se manter informada através de sites de notícias. A Gabriela prefere ouvir rádio enquanto se locomove em direção ao trabalho. Em contrapartida, o João é todo vintage e prefere ler jornais impressos e por aí vai.

Apesar das tendências no âmbito da comunicação, é comum as pessoas terem preferências individuais na hora de se atualizar sobre as notícias e consumir conteúdos em geral, muitas vezes, baseadas no nível socioeconômico, região onde reside, crenças pessoais, e outros indicadores sociais.

Isso mostra a importância de conhecer muito bem o seu público-alvo para entregar os conteúdos mais relevantes a estes perfis.

E esse é um dos motivos pelos quais as empresas têm dedicado maior investimento à área de comunicação e na produção de conteúdo para canais diversificados.

Produzir conteúdo multiplataforma para o blog, redes sociais, YouTube, podcast e onde quer que seu lead esteja conectado, transformou-se em uma estratégia de marketing comum entre as empresas, para ampliar o relacionamento com clientes, além de gerar valor e maior visibilidade à marca.

 

Crescimento da área de comunicação nas empresas

Se você é jornalista ou publicitário há alguns anos, já deve ter vivido ou, ao menos, ouvido falar que, quando uma empresa passa por uma crise financeira, a primeira área a receber cortes de custos ou de funcionários é justamente a de comunicação e marketing.

Mas os humilhados, enfim, foram exaltados!

De uns anos para cá, as ações promovidas pelos profissionais de comunicação têm gerado um crescimento dos negócios, elevando a importância do departamento para o desenvolvimento e manutenção do patrimônio das empresas.

O que antes era feito, de forma improvisada, por uma ou duas pessoas da própria empresa, hoje as atividades da área de comunicação são realizadas por uma equipe dedicada, exclusivamente, ao crescimento da empresa, principalmente, no meio digital.

É cada vez mais comum ver as empresas dedicarem maior atenção ao setor de comunicação, investindo em estúdios de gravação de podcasts e vídeos para as redes sociais e ampliando a equipe com a contratação de editores, redatores, designers e profissionais social media.

Uma estratégia de marketing e comunicação inteligente e bem planejada permite que as empresas tenham seus negócios intensificados e encontrem saídas eficientes para aumentar as vendas e evitar possíveis instabilidades do mercado.

 


Presença digital e conteúdo multiplataforma

Apesar do foco estar no conteúdo em si, também é importante se preocupar com a estrutura de produção desses materiais.

Nada vai adiantar ter uma excelente ideia de conteúdo se sua audiência não captar a mensagem por falhas de áudio, uma imagem ruim ou perder o interesse por conta de uma edição malfeita.

As empresas que possuem negócios digitais mais avançados, entenderam que, para transformar como os clientes assistem aos seus vídeos nas mídias, sejam elas digitais ou convencionais, é necessário investir em estrutura, equipamentos de comunicação e em profissionais qualificados.

Com uma estrutura própria, as empresas economizam dinheiro com a produção, antes terceirizada, deixa os processos menos burocráticos e, ainda, permite ter maior flexibilidade e dinamismo na hora de produzir os conteúdos.

 

Para que servem os canais de comunicação de uma empresa?

A transformação digital possibilita a criação de diversas plataformas de comunicação, que permitem estar cada vez mais próximos das pessoas, sejam elas do meio social ou, no caso das empresas, os clientes.

E é por isso que os empreendedores estão depositando maior energia na criação de conteúdo multiplataforma para atingir os mais variados perfis.

Instagram, TikTok, YouTube, as redes sociais exigem uma ampla demanda de publicações cada vez mais dinâmicas, bem elaboradas e que chamem atenção do público.

Com uma forte presença nos diversos canais de mídia, as empresas aumentam seu engajamento e melhoram a compreensão de suas mensagens, já que elas serão elaboradas de acordo com as características de cada rede social. A percepção de valor da marca também é um fator positivo a ser considerado.

 

O que publicar nas plataformas de comunicação

As redes sociais e outras plataformas de comunicação têm uma função importante na estratégia de marketing das empresas.

Normalmente, as pessoas optam por seguir o perfil de suas marcas preferidas, portanto, utilize-as para publicar conteúdos de valor, retendo clientes e atraindo novos compradores.

O uso de uma abordagem de influência, ou seja, a partir de experiências de outras pessoas, também atrai novas pessoas para a empresa. Quando você cria identificação com o público através de um conteúdo, seu negócio conquista maior credibilidade entre o ele.

 

Por que é importante disponibilizar canais de contato com os clientes

De acordo com uma pesquisa feita pela Social Media Trends 2019, os canais de comunicação com os clientes contribuem com aspectos importantes, como:

  • Percepção da marca.
  • Tráfego.
  • Engajamento.
  • Vendas.

Segundo a Data and Marketing Association, o e-mail é a preferência de 57% dos usuários, no caso de contatos iniciais de uma marca. Porém, cada canal de comunicação trará resultados diferentes para o seu negócio.

O contato inicial e frequente pode gerar leads qualificados e, consequentemente, levá-los à jornada de consumo de seus produtos ou serviços. Quanto melhor a comunicação, maior possibilidade de fidelização do cliente.

No entanto, apesar da preferência de cada usuário, os conteúdos publicados nos mais variados canais de comunicação também precisam de total atenção para ampliar o alcance e a visibilidade da marca. Não basta fazer, tem que monitorar.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.