A ascensão de plataformas como o TikTok trouxe rápido crescimento para a indústria de marketing de influenciadores desde o início da pandemia, e os especialistas estão projetando mais expansão em 2024.
O Interactive Advertising Bureau (IAB) e a Talk Shoppe conduziram uma pesquisa que compartilhou as atitudes positivas dos anunciantes relacionadas ao conteúdo do criador. As conclusões do estudo foram publicadas via Think With Google, onde o Google frequentemente apresenta insights relacionados à pesquisa de mercado.
Por meio de entrevistas com figuras da indústria publicitária, o IAB e a Talk Shoppe descobriram que 92% dos anunciantes consideram as postagens dos criadores como conteúdo “premium”. 89% desse grupo expressou positividade sobre a ideia de colocar seus anúncios ao lado do conteúdo do criador.
Aumento dos investimentos na Creator Economy
Esses sentimentos afetuosos estão levando as marcas a aumentar os investimentos na chamada “Creator Economy”.
O relatório descobriu que quase metade dos anunciantes alocam orçamentos “constantemente” para conteúdo de criadores, e 44% dos entrevistados disseram que planejam aumentar seus gastos com conteúdo de criadores em 2024.
Essa mudança provavelmente levará a recompensas mensuráveis: IAB e Talk Shoppe descobriram que os anúncios próximos ao conteúdo do criador geram maior lealdade, defesa e consideração em comparação com anúncios próximos a conteúdo de estúdio.
Um dos anunciantes citados na postagem do Think With Google afirma:
Muitos profissionais de marketing ainda pensam no marketing do criador apenas como um impulsionador do reconhecimento da marca. Mas, à medida que o canal evoluiu, ele se tornou cada vez mais uma ferramenta poderosa para impulsionar ações e resultados em todas as fases do funil, desde a conscientização e consideração até a conversão e até mesmo a defesa.
O conteúdo do criador está se tornando valioso
A postagem do Google cita um anunciante que vinculou a visibilidade dos criadores ao seu “poder” no mundo do marketing. Então, quando Emma Chamberlain aparece no Met Gala, ela chama a atenção dos profissionais de marketing.
De acordo com o anunciante entrevistado:
Antes você só via criadores no espaço social. Agora, não é incomum ver um criador sendo entrevistado na TV ou aparecendo no Met Gala.
Eles estão ganhando mais visibilidade, e com essa visibilidade vem mais poder, e mais dinheiro está sendo naturalmente investido no trabalho com eles, porque eles estão se espalhando por todo o ecossistema.
Os espectadores também estão percebendo a mudança. O relatório descobriu que 39% dos consumidores estão assistindo a mais conteúdo voltado para criadores do que há um ano. Essa porcentagem é 17 pontos maior que o aumento de audiência de conteúdo criado em estúdio.
A expansão da Creator Economy
Anúncios relacionados ao conteúdo de criadores geraram 1,23 vezes mais interesse e reflexão, além de conquistar 1,42 vezes mais fidelidade em comparação com a publicidade vinculada a conteúdos produzidos de maneira mais convencional.
A abordagem inovadora dos criadores em seus conteúdos não apenas envolve e converte, mas também deixa um impacto significativo nos consumidores. Essa mudança está reformulando as estratégias de marketing.
Hoje, são mais de 300 milhões de criadores de conteúdo no mundo e uma economia que já movimenta US$ 250 bilhões. De acordo com pesquisas, ela poderá chegar a US$ 480 bilhões até 2027.