trending topics:

Venda como nunca na Black Friday! Conheça estratégias para se preparar para essa época

Está chegando uma das melhores temporadas de venda do ano, conheça algumas das melhores práticas para vender mais na Black Friday

Se você chegou até aqui, já sabe que a Black Friday é uma das melhores temporadas de vendas do ano. Seja você um infoprodutor ou um dono de e-commerce, esta época pode causar um pico rápido de vendas para o seu negócio.

Sendo assim, é muito importante para os seus negócios online que você já comece a se preparar desde já para obter bons frutos dessa época de compras. Inclusive, se você é um infoprodutor, a própria Hotmart — a maior plataforma de conteúdos online do mundo — diz que é importante estar atento a todo o mês de novembro e não somente ao dia 25. Afinal, por que depositar seus esforços em apenas um dia quando você pode vender o mês todo?

Dessa forma, para te ajudar a chegar ao seu máximo faturamento neste mês que está por vir, vamos compartilhar algumas dicas para se preparar para a Black Friday (25/11) e até mesmo para a Cyber Monday (27/11) — por que não, né?

 

Como preparar o seu negócio para a Black Friday 2023

A principal atração da Black Friday são, sem dúvida, as promoções. No entanto, para uma estratégia eficaz de vendas online nesta data, descontos não são a única alternativa. Inovação pode ser a chave para se destacar em meio às ofertas convencionais.

Oferecer combinações de produtos complementares, criando pacotes, por exemplo, é uma maneira eficaz de aumentar o valor médio das vendas (ticket médio). Outra abordagem criativa para reduzir os preços, sem recorrer a descontos diretos, é proporcionar acessos extras. Isso pode incluir a criação de campanhas para incentivar amigos a adquirirem o produto juntos, compartilhando os custos da aquisição, ou adotar uma estratégia de “Compre 1 e leve 2”.

Se o seu cliente ainda não está com a carteira aberta para gastar com você, seu dever é convencê-lo de que vale a pena. Portanto, seus argumentos devem ser fortes e convincentes.

Em resumo, a Black Friday oferece inúmeras oportunidades de vendas, mas, para ter sucesso, você precisa conhecer seu público, oferecer propostas de valor atraentes e ser criativo em suas estratégias de marketing.

 


5 dicas para vender na Black Friday

 

1. Antecipe-se com o seu público

43% das pessoas pesquisam preços até um mês antes da Black Friday, enquanto 23% pesquisam até três meses antes. Pois é, as pessoas se antecipam — e muito. E é por isso que você deve se antecipar também.

43% das pessoas pesquisam preços até um mês antes da Black Friday

Com esses dados em mãos, você precisa se antecipar, pensando na oferta e na campanha em geral, pois os seus clientes já estão fazendo isso, buscando e monitorando preços. Portanto, pense no seu planejamento. Considere as campanhas que vão ao ar. E esquente o seu público.

Por meio das suas redes sociais, já esquente o seu público avisando que você está dentro da Black Friday e que coisas boas estão por vir. Utilize avisos como “verifique seu e-mail em alguns dias, algo especial está chegando” ou talvez “você tem procurado superar seu problema neste tópico específico, não se esqueça de conferir este produto específico que será lançado em breve nesta data, neste horário.” Esta é uma ótima maneira de começar a provocar sua audiência e avisá-los de que algo ótimo está chegando.

Faça uma pré-venda com desafios, série de lives, uma postagem por semana, enfim. Seja qual for a ferramenta que você vai utilizar, o importante é se antecipar, montar suas ofertas e deixar seu público “cansado de saber” quais são seus planos de benefícios para eles.

 

2. Planeje as suas campanhas de e-mail

Você vai fazer uma pré-venda? Vai ter vendas para uma lista VIP antecipadamente? Qual será a copy utilizada nas suas campanhas? Tudo isso tem que ser pensado com cuidado, carinho e — novamente — antecipação.

Sendo assim, é importante começar a escrever os e-mails que serão enviados para os seus clientes. Assim, você pode gerar antecipação contando histórias de clientes que tiveram sucesso com este produto digital específico, ou compartilhando detalhes e perguntas frequentes sobre o produto.

Você também pode informar às pessoas quando o produto não estiver mais à venda ou quando a oferta vai acabar. Isso ajudará a criar um senso de urgência e lembrar seus clientes a agirem se já estiverem em sua lista de e-mails.

 

3. Otimize seu site para mecanismos de busca com SEO

Ao otimizar seu site para palavras-chave Black Friday e até mesmo Cyber Monday, você pode aumentar suas chances de ser encontrado por pessoas que procuram ofertas. Sendo assim:

  • Otimize suas páginas de produtos para palavras-chave da Black Friday e Cyber Monday. Quando as pessoas procuram ofertas, é provável que pesquisem palavras-chave relacionadas à Black Friday e à Cyber Monday. Certifique-se de que as páginas de seus produtos estejam otimizadas para essas palavras-chave, para que tenham uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
  • Crie backlinks. Backlinks são links de outros sites para o seu site. Eles são um sinal para o Google de que seu site é oficial e confiável. Nas semanas que antecedem a Black Friday e a Cyber Monday, concentre-se na construção de backlinks de sites relevantes.
  • Acompanhe o seu desempenho de SEO. É importante acompanhar o desempenho do seu SEO para ver o que funciona e o que não funciona. Isso o ajudará a fazer os ajustes necessários em sua estratégia.

 

4. Anuncie as suas ofertas

Os anúncios pagos também são uma ótima maneira de alcançar um grande público em busca de ofertas durante a Black Friday. Você pode aumentar suas vendas e atingir seus objetivos de marketing veiculando anúncios sociais pagos nas plataformas certas e direcionando seus anúncios para as pessoas certas.

Dessa forma, algumas dicas para essa estratégia dar certo são:

  • Escolha a plataforma certa. Nem todas as plataformas de mídia social são criadas iguais. Ao escolher uma plataforma para seus anúncios sociais pagos, escolha aquela que seu público-alvo está usando.
  • Direcione seus anúncios. Ao direcionar seus anúncios, é importante ser o mais específico possível. Você pode direcionar seus anúncios por dados demográficos, interesses e até mesmo comportamento de compra anterior. Isso o ajudará a garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas com maior probabilidade de se interessar por sua oferta.
  • Crie conteúdo envolvente. Seus anúncios devem ser envolventes e relevantes para o seu público-alvo. Eles também devem ser visualmente atraentes e fáceis de entender. Use imagens e vídeos de alta qualidade e escreva um texto do anúncio claro e conciso.
  • Ofereça ofertas exclusivas. Uma das melhores maneiras de fazer as pessoas clicarem em seus anúncios sociais pagos é oferecer ofertas exclusivas. Pode ser um desconto em um produto específico, frete grátis ou um presente na compra.

 

5. Cuide da sua reputação, sempre!

Você já se deparou com a situação de procurar um produto online, mas hesitar na hora de efetuar o pagamento, verificando novamente a loja e o site? Muitos de nós já passamos por isso, e se a insegurança e o medo foram motivos para você desistir da compra, saiba que não está sozinho.

De acordo com uma pesquisa da empresa All In, 46% das pessoas podem desistir de uma compra devido à falta de confiança na loja.

46% das pessoas podem desistir de uma compra devido à falta de confiança na loja

Para melhorar sua reputação e conquistar a confiança dos clientes, você pode adotar as seguintes práticas:

  1. Exibir depoimentos em sua página de vendas e na página de pagamento (checkout).
  2. Responder às dúvidas dos potenciais clientes na página de pagamento.
  3. Gerenciar sua reputação em sites como o Reclame Aqui.
  4. Fornecer suporte de qualidade aos clientes existentes, visando encantá-los e transformá-los em promotores da sua marca.

Quem nunca fez uma pesquisa para saber se uma marca é confiável antes de comprar? Ou enviou uma pergunta sobre um produto antes de finalizar a compra? Ou realizou uma compra com base em uma recomendação?

Ao refletir sobre seu próprio comportamento como consumidor, fica evidente como essas pequenas ações podem influenciar os resultados do seu negócio, afetando sua capacidade de vender online na Black Friday deste ano e nas futuras edições.

 

A hora de agir é agora!

Estamos em Setembro. Logo, se você ainda não tinha pensado na Black Friday do seu negócio, agora é a hora de sentar e pensar na sua estratégia de promoções.

Pense em como se comunicará com a sua audiência, como se antecipará, e tenha certeza de que sua estratégia está levando os seus clientes a saberem quando e onde agir.

Dessa forma, seguindo todas as dicas que demos aqui, você estará no caminho certo para prosperar nesse período de compras de fim de ano.

Com informações de Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.