Existe melhor horário para postar no YouTube? Descubra o que dizem as pesquisas

Entenda como montar uma estratégia baseada nos melhores horários para o seu público no YouTube, aumentando a visualização dos seus vídeos

Você já se perguntou se existe um horário para as postagens dos seus vídeos no YouTube? Bom, certamente escolher o momento certo para lançar novos vídeos pode aumentar muito o envolvimento deles. Usando os dados existentes e o comportamento do usuário, podemos chegar ao melhor horário para postar no YouTube a cada dia da semana.

No entanto, é importante entender que esse é apenas um ponto de partida para sua própria experimentação. Não existe um melhor horário universal para postar no YouTube. Depende do seu negócio, dos seus objetivos e dos hábitos de visualização do seu público.

Então, como determinar o horário ideal para postar no YouTube?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Mostraremos como usar pesquisas para fazer suposições fundamentadas; como considerar dados demográficos do público para refinar sua programação de postagem; e como analisar os dados para identificar o momento ideal dos vídeos do seu negócio.

Preparado para aprimorar suas estratégias do YouTube? Vamos lá!

 

Faz diferença a que horas você posta no YouTube?

O algoritmo do YouTube prioriza a relevância e a experiência do espectador acima de tudo. Dessa forma, o sucesso no YouTube depende mais da qualidade do seu conteúdo e de como você otimiza suas postagens do que do horário específico do dia em que você publica.

No entanto, postar no momento certo pode ajudar a iniciar um efeito bola de neve de visualização.

Veja como isso funciona. Digamos que você cronometre sua postagem perfeitamente para que ela apareça quando seu público específico estiver mais propenso a ver o YouTube. Por causa desse momento de postagem, algumas dezenas de pessoas extras assistem ao seu vídeo e algumas delas dão like. Esse envolvimento inicial diz ao YouTube que vale a pena compartilhar seu vídeo e expande o alcance de sua postagem.

Portanto, embora outros recursos do seu conteúdo sejam muito mais importantes, a hora e o dia que você escolhe para postar vídeos no YouTube podem ter um efeito positivo no seu sucesso.

 


Por que o melhor horário para postar no YouTube é diferente?

Existem algumas coisas no YouTube que o tornam diferente de outros canais de mídia social. Essas diferenças afetam a forma como você agendará seus vídeos.

Em primeiro lugar, a duração média de um vídeo no YouTube é superior a dez minutos, muito mais do que os vídeos curtos apresentados em plataformas como o TikTok.

Vídeos no YouTube
Captura de tela: aba “aprender” do YouTube

A maioria das pessoas espera para assistir a vídeos mais longos quando tem mais tempo livre. Portanto, embora você possa agendar TikToks para o meio-dia, quando alguém pode assistir no intervalo do trabalho; é melhor direcionar seus vídeos do YouTube fora do horário normal de trabalho.

Em segundo lugar, o algoritmo do YouTube funciona mais como a Pesquisa do Google do que como plataformas de mídia social (afinal, o YouTube é propriedade do Google). Isso significa que leva um pouco de tempo para indexar o que você publica.

Portanto, embora as postagens do Instagram apareçam instantaneamente no seu feed, seus vídeos do YouTube podem não ser vistos pela maioria das pessoas por uma hora ou mais. Sendo assim, é uma boa ideia publicar no YouTube duas a três horas antes do horário de pico de visualização, para compensar o atraso.

 

Qual é o melhor horário e dia para postar no Youtube de acordo com pesquisas?

Lembra quando dissemos que as pessoas tendem a assistir a vídeos no YouTube fora do horário normal de trabalho? Acontece que há pesquisas para apoiar isso.

Iremos nos aprofundar em alguns estudos, mas para referência rápida, aqui estão os melhores horários médios para postar no YouTube para cada dia da semana:

  • Segunda-feira: 14h às 16h
  • Terça-feira: 14h às 16h
  • Quarta-feira: 14h às 16h
  • Quinta-feira: 14h às 16h
  • Sexta-feira: 14h às 16h
  • Sábado: 9h às 11h
  • Domingo: 9h às 11h
Melhor horário para postar no YouTube
Esses tempos de postagem foram projetados para dar ao algoritmo do YouTube algumas horas para indexar um vídeo. Portanto, um vídeo postado às 15h tem como alvo os espectadores às 17h.

O Google corrobora essa informação ao afirmar que a audiência do YouTube segue as tendências de assistir TV. Ou seja, as pessoas assistem a vídeos no YouTube durante o horário nobre tradicional.

A pesquisa da Hubspot com mais de 1.000 profissionais de marketing também confirma isso. Os entrevistados disseram que os dois horários mais populares para postar no YouTube são das 15h às 18h e das 18h e 21h.

Um estudo mais antigo da Federated Network Research também chegou à conclusão de que o início da tarde durante a semana e o final da manhã nos fins de semana eram um bom momento para postar no YouTube.

 

Qual é o pior momento para postar no YouTube?

Para a maioria das marcas e editores, o início da semana e o início do dia são os piores horários para publicar no YouTube. Isso ocorre porque as pessoas estão mais focadas no trabalho e na escola durante esses períodos.

É claro que isso pode não ser verdade se você publicar conteúdo educacional que ajude as pessoas a fazerem melhor seu trabalho. Seu conteúdo business-to-business (B2B) pode ter melhor desempenho na tarde de terça-feira.

É por isso que você precisa considerar seu público ao configurar sua programação de postagem no YouTube.

 

Como usar a demografia do público para saber o melhor momento para postar no YouTube

Nem todo mundo assiste aos vídeos do YouTube ao mesmo tempo. Para ter uma chance melhor de o seu público se envolver com seus vídeos, reserve um tempo para descobrir quando é provável que elas estejam assistindo. Considere os seguintes pontos:

 

Idade e ocupação

No YouTube, vale a pena publicar quando as pessoas têm tempo para assistir. Esse tempo de inatividade pode variar de acordo com a idade e o trabalho do seu público.

Por exemplo, se seus vídeos são direcionados a jovens profissionais, o melhor horário médio de postagem, por volta das 15h durante a semana, é um bom ponto de partida. Mas se seus vídeos ajudam os pais que ficam em casa a navegar pela vida, você pode tentar postar no início do dia.

Experimente imaginar como é o dia do seu espectador ideal e depois poste algumas horas antes do horário de lazer.

 

Tipo de conteúdo

A mesma pessoa pode assistir a diferentes tipos de conteúdo em horários diferentes ao longo do dia. Portanto, o que você postar ajudará a determinar quando você deve publicá-lo.

Digamos que seus vídeos ensinem os contadores a lidar com códigos tributários complicados. Você provavelmente obterá um melhor envolvimento durante o horário comercial normal. Mas se você compartilhar dicas de saúde para corredores novatos, um contador que também adora correr provavelmente esperará até depois do trabalho para assistir.

O importante é postar para que seus vídeos estejam disponíveis quando forem mais úteis.

 

Usando análises para identificar sua programação de postagem no YouTube

Uma das melhores coisas do YouTube é que ele informa quando as pessoas assistem aos seus vídeos. Depois de começar a publicar regularmente, você saberá exatamente em que hora e dia deve postar.

Existem dois lugares em seu relatório de análise do YouTube que podem ajudar. A escolha depende da quantidade de dados de público que você coletou.

 

Opção nº 1: o gráfico “Quando seus espectadores estão no YouTube”

A maneira mais fácil de encontrar o horário ideal para postar um vídeo é consultar o gráfico “Quando seus espectadores estão no YouTube”.

Quando seus espectadores estão no YouTube

O gráfico informa quando as pessoas que assistem aos seus vídeos estão no YouTube. É baseado nos últimos 28 dias de dados. Quanto mais escuro o roxo, maior a concentração de espectadores que navegam no YouTube naquele momento.

Para encontrar seu gráfico, acesse YouTube Studio → Analytics e role para baixo.

Este gráfico só aparece em seu painel de análise quando você tem dados suficientes dos visualizadores dos últimos 28 dias para serem exibidos. Se você não tem, não se preocupe. Basta usar a opção nº 2.

 

Opção nº 2: o gráfico “Em tempo real”

O gráfico em tempo real informa quantos espectadores você teve por hora em qualquer período definido nas últimas 48 horas. Ele está disponível nas estatísticas do canal no YouTube Studio. 

Dados em tempo real do YouTube

Este gráfico dá um pouco mais de trabalho para ser usado, mas está sempre disponível — mesmo se você não tiver muitos dados recentes.

O que você fará é manter uma planilha com os dados horários durante um mês. Em seguida, procure padrões em cada dia e horário da semana.

A grande vantagem desse método é que você pode voltar e refazê-lo sempre que houver uma alteração em seu conteúdo. Se você adicionar novos tipos de conteúdo ou atingir um público diferente, basta realizar esta auditoria para ver seu novo melhor horário para postar no YouTube.

 

Postar vídeos no melhor horário no YouTube

No mundo ultracompetitivo do marketing de vídeo, cada pequeno impulso ajuda. Quando algo tão simples como mudar o horário de postagem de um vídeo no YouTube em uma ou duas horas pode ser útil, é bom que você aproveite. 

Dessa forma, para escolher os melhores horários para postar no YouTube, lembre-se:

  • Ao contrário de outras redes sociais, as pessoas usam o YouTube fora do horário normal de trabalho.
  • Para refinar sua programação de postagem no YouTube, considere os dados demográficos do seu público.
  • Use o YouTube Analytics para identificar os horários ideais de postagem.
  • Priorize a postagem de conteúdo relevante que seu público adora acima de tudo.

Assim, de uma forma muito simples, você conseguirá aprimorar significativamente sua estratégia no YouTube.

Fonte: WordStream

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Elon Musk

Seria agora a vez do Threads? Elon Musk está planejando fazer do X uma plataforma paga

Planejando combater "vastos exércitos de bots" na plataforma, Elon Musk vai colocar uma taxa base para usar o X (antigo Twitter)

Google AdSense

Google AdSense ganhou melhorias no gerenciamento de sites

Agora o gerenciamento do site no AdSense conta com verificação em tempo real, novo método de meta tag e melhorias no Ads.txt

TikTok lança novo rótulo para conteúdo gerado por IA

A plataforma também planeja começar a rotular automaticamente o conteúdo que detecta que pode ter sido criado ou editado usando IA

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.