trending topics:

SEO x SEM: qual a diferença e o que funciona melhor para seus negócios?

SEO vs. SEM vs. PPC, saiba a diferença entre cada um deles e qual utilizar no marketing digital do seu negócio

SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing)? Talvez você já tenha tido dúvida sobre o que são e como essas táticas podem te ajudar no seu marketing.

SEO trata de obter tráfego e leads de resultados orgânicos em páginas de mecanismos de pesquisa. SEM é uma estratégia mais ampla para obter tráfego de resultados orgânicos usando SEO e resultados pagos por meio de publicidade paga por clique (PPC).

Ambos podem mudar o jogo para o crescimento do seu negócio. Pense em todas as pessoas que poderiam ser clientes se apenas vissem sua listagem no topo dos resultados de pesquisa.

Mas SEM e SEO exigem investimentos diferentes, entregam resultados diferentes e funcionam em escalas de tempo diferentes. E é isso que explicaremos para você neste guia.

 

No final, você poderá escolher com segurança quais estratégias de marketing de busca são certas para você — além das dicas para executá-las muito bem.

 

SEO x SEM x PPC: Qual é a diferença?

Para deixar as coisas bem claras, o SEO é uma parte do SEM. Anúncios PPC são o outro. Comparar SEO com SEM é como comparar picapes com veículos. O primeiro é um subconjunto do segundo.

 

SEO vs SEM vs PPC

O que realmente estamos comparando é SEO vs. PPC.

Com isso esclarecido, vejamos as definições e táticas envolvidas em cada um.

 


O que é SEO?

A otimização de mecanismos de pesquisa descreve as ações que você executa para que suas páginas da web sejam classificadas nos resultados de pesquisa orgânica. Ou seja, os resultados que aparecem nos motores de busca que não são anúncios pagos.

O objetivo do SEO é garantir que sua empresa apareça no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa quando alguém pesquisar o produto ou serviço que você oferece.

Esse é um resultado poderoso, já que quase um terço de todas as pesquisas de empresas locais levam a uma compra em 24 horas.

Você pode dividir o SEO em várias táticas, todas trabalhando juntas para obter mais tráfego e leads dos mecanismos de pesquisa.

 

Pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo no SEO é saber quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar empresas como a sua. É aí que entra a pesquisa de palavras-chave.

Você pode utilizar várias ferramentas para pesquisar palavras-chave, como o Google Trends ou o Planejador de palavras-chave do Google. Aqui mesmo, nós ensinamos como utilizar o ChatGPT nesse processo.

Escolher as palavras-chave certas é uma forma de ajudar a impulsionar o SEO do seu site.

 

SEO na página

A otimização on-page inclui o uso de palavras-chave relevantes que você encontrou em vários lugares do seu site. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a saber do que se trata o seu site, para que possam exibi-lo nas páginas de resultados corretas.

Aqui estão alguns lugares para incluir palavras-chave em seu site:

  • Em postagens de blog.
  • Nos URLs da página.
  • Em tags de título e meta descrições.

Meta descrição do Google

SEO na página também significa adicionar links internos que apontam de uma página para outra do seu site. Esses links internos ajudam os mecanismos de pesquisa (e as pessoas!) a navegar em seu site.

 

SEO fora da página

A otimização fora da página refere-se a todas as coisas que você faz fora do seu próprio site para informar aos mecanismos de pesquisa que suas páginas pertencem ao topo dos resultados de pesquisa.

O link building (também conhecido como obtenção de backlinks de sites confiáveis) e o aumento de sua presença em diretórios de negócios como o Google Business Profile e o Yelp são partes importantes do SEO off-page.

Pacote 3 do Google
Otimizar o perfil da sua empresa no Google ajudará você a conseguir uma vaga no cobiçado pacote de 3 do Google.

Quanto mais sua empresa for referenciada em sites de alto valor, mais empresas como o Google confiam nela o suficiente para compartilhá-la.

 

SEO técnico

O SEO técnico envolve a otimização do seu site para dispositivos móveis, bem como a melhoria da velocidade, rastreabilidade e indexação do site. Basicamente, é tudo o que você faz para ajudar os mecanismos de pesquisa a navegar e compreender o seu site.

A maior parte do SEO técnico começa com uma auditoria de SEO. Isso indica o que está funcionando e o que não é ideal em seu site para que você possa fazer melhorias. O Google Search Console pode te ajudar com isso. 

 

O que é SEM?

O marketing de mecanismos de pesquisa inclui tudo o que mencionamos sobre SEO, além de estratégias de publicidade paga por clique (PPC) que direcionam tráfego e leads de anúncios pagos em mecanismos de pesquisa.

 

O que é PPC?

O pagamento por clique é uma versão da publicidade digital em que você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio. Os anúncios PPC geralmente aparecem acima dos resultados orgânicos, proporcionando-lhes um local valioso para obter cliques.

Dessa forma, quando alguém clica em um desses anúncios, o proprietário do site paga ao Google uma pequena quantia em dinheiro.

Assim como o SEO, o PPC tem algumas táticas que resultam em uma estratégia de sucesso.

 

Pesquisa de palavras-chave PPC

Na publicidade PPC, você dá um lance em um leilão pela chance de exibir seu anúncio nas páginas de resultados. O sucesso do seu lance depende do valor em dólares que você ofereceu, bem como da confiabilidade do seu site e de sua relevância para a palavra-chave.

Portanto, a pesquisa de palavras-chave PPC consiste em encontrar palavras-chave para licitar que você possa pagar e que tenha chance de ganhar.

 

Estratégia de lances

Seu lance define o preço que você pagará por cada clique obtido em um anúncio de pesquisa paga. Quanto maior o seu lance, mais caro será cada clique, mas maiores serão as chances de você ganhar.

Há uma arte e uma ciência na gestão de licitações. É por isso que a maioria das plataformas de pesquisa oferece alguma forma de opção de lance automático.

 

Índice de qualidade

Seu Índice de qualidade é um grande fator na forma como o Google decide seu custo por clique (CPC), o que afeta quanto você paga para converter um usuário de mecanismo de pesquisa em cliente. Em média, quanto maior for sua pontuação, menos custarão seus anúncios e as conversões subsequentes.

CPC vs. índice de qualidade

Seu Índice de qualidade é baseado em vários fatores, incluindo:

  • Sua taxa de cliques.
  • A relevância das palavras-chave que você escolheu.
  • A qualidade e relevância de suas landing pages.
  • A relevância do texto do seu anúncio.
  • Seu desempenho histórico com o Google Ads.

 

Conteúdo do anúncio

Como o índice de qualidade e a estratégia de lances são afetados pelo conteúdo dos seus anúncios, o texto e as imagens que você escolhe são uma parte importante do PPC.

Há muitas maneiras de otimizar anúncios PPC e aumentar suas chances de ganhar lances e obter cliques. Resumindo, você deseja ter certeza de que seus anúncios correspondem à intenção da palavra-chave de seu lance e que se destacam em páginas de pesquisa lotadas.

 

Qual o custo do SEO e do SEM?

Esteja você focado em SEO ou executando todo o PPC, você incorrerá em alguns custos. Eles apenas vêm em diferentes estágios da campanha.

 

SEO tem altos custos iniciais que compensam com o tempo

Com o SEO, a maior parte do custo é inicial. Você precisa gastar muito tempo, e potencialmente dinheiro, para criar conteúdo e configurar seu site para classificação nos mecanismos de pesquisa. 

Uma única postagem de blog competitiva pode ter mais de 3.000 palavras e levar um ou mais dias para pesquisar, escrever e obter backlinks.

Mas uma vez que essa página chega ao mecanismo de pesquisa, ela pode gerar tráfego por meses (às vezes anos) sem tocá-la novamente.

 

PPC tem custos constantes durante a vida de uma campanha

O PPC, por outro lado, geralmente custa menos antecipadamente, pois você pode executar uma campanha com um único anúncio com apenas algumas palavras. Mas então você continua pagando às plataformas de pesquisa durante a vida da campanha. Assim que você desliga o dinheiro do Google ou Bing, você para de receber tráfego imediatamente.

Qual é a velocidade do SEO e do SEM? 

A rapidez com que você obtém resultados e quanto tempo esses resultados duram são grandes diferenciais entre SEO e PPC.

 

SEO é um jogo de longo prazo

Pode levar meses para você ver quantidades significativas de tráfego dos resultados de pesquisa orgânica. E potencialmente mais tempo para conquistar os primeiros lugares nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa.

A equipe do Authority Tracker conduziu um estudo para provar isso. Eles descobriram que, em média, as postagens informativas que ocupam o primeiro lugar no Google têm vários anos.

anos das postagens em primeiro lugar no Google

Mas lembre-se, isso também significa que uma ótima postagem com boa classificação também pode manter sua posição por muito tempo. Você pode obter tráfego de algo muito depois de ter esquecido que o criou.

 

SEM é imediato

Em contraste, os anúncios PPC são mais parecidos com uma lâmpada. Você obtém resultados quase imediatamente após apertar o botão. Mas funciona nos dois sentidos. Depois de desligar esse botão e parar de pagar pelos cliques, você não receberá mais tráfego desse anúncio.

SEO x SEM: como escolher para o seu negócio?

Vimos os benefícios, os pontos negativos e as diferenças de ambos os lados do SEM – SEO orgânico e PPC. Como empresa, em qual estratégia você deve investir?

 

Orçamento publicitário

Pagar para anunciar nos motores de busca pode ser caro. O custo médio de um único clique de um anúncio PPC pode ser superior a US$ 9, dependendo do setor em que você atua.

Se você trabalha em um setor competitivo e não tem um grande orçamento para publicidade, considere focar na pesquisa orgânica por um tempo. Especialmente otimizando o perfil da sua empresa no Google e sendo listado em outros diretórios de empresas.

 

ROI

Relacionado ao orçamento está o ROI (retorno sobre o investimento) que você precisa obter com seu marketing de mecanismo de pesquisa. O investimento que você faz precisa deixar espaço para lucro.

Digamos que você venda um produto que custa R$ 20 e faça uma venda para cada 100 cliques de um anúncio PPC. Se o custo médio por clique for de R$ 2, custará R$ 200 para fazer uma venda de R$ 20.

Algumas palavras-chave orgânicas relevantes colocadas estrategicamente em todo o seu site e um blog focado em SEO seriam melhores investimentos.

 

Tempo

Nem sempre é possível esperar que os benefícios de longo prazo do SEO apareçam. É aí que a pesquisa paga realmente brilha. Quer você seja um novo negócio, esteja lançando um novo produto ou apenas precise crescer rapidamente em seu território, os anúncios PPC levarão você ao topo das páginas dos mecanismos de pesquisa e fornecerão tráfego de alta intenção imediatamente.

Dito isso, se você tiver como fazer as duas coisas, poderá publicar algum conteúdo e trabalhar em outras etapas de SEO na página enquanto executa anúncios PPC.

 

Palavras-chave direcionadas

Diferentes tipos de palavras-chave se prestam a diferentes abordagens de marketing de busca.

SEO é uma estratégia melhor para palavras-chave informativas porque as pessoas que as procuram mostram a intenção de aprender, não de comprar. Palavras-chave altamente competitivas que sugerem intenção de compra, por outro lado, são perfeitas para anúncios PPC.

Aqui está um exemplo de SEO vs. SEM. Digamos que você administre uma empresa de jardinagem. Seria ótimo ter uma classificação elevada para o termo “quando devo regar meu gramado”, porque as pessoas que pesquisam essa frase-chave provavelmente têm gramados e estão interessadas em torná-los bonitos.

Mas observe que não há nenhum anúncio nas páginas de resultados para essa palavra-chave.

SERP

Isso ocorre porque esses pesquisadores não estão necessariamente procurando contratar um paisagista no momento. Portanto, se você gastar dinheiro para obter esses cliques por meio de anúncios PPC, será difícil recuperar seu dinheiro. SEO é sua melhor aposta para essas palavras-chave informativas.

 

SEM e SEO no marketing digital

O fato de o SEO fornecer resultados diferentes em um ritmo diferente de outras estratégias de SEM não os coloca em conflito. Em vez disso, torna-os o golpe duplo perfeito para um crescimento rápido.

Ao combinar SEO com PPC, você obtém vários posicionamentos nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa e resultados instantâneos que também aumentam com o tempo. O melhor de todos os mundos!

Fonte: WordStream

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.