trending topics:

Converta visitantes em clientes: 5 dicas para melhorar sua landing page

Conheça cinco técnicas que podem te ajudar a maximizar seus resultados PPC e aumentar as taxas de conversão das suas páginas de destino

Os profissionais de marketing investem muito tempo e esforço em otimizar o tráfego de suas campanhas publicitárias. Desde aprimorar a cópia do anúncio até estratégias de lances, tudo é feito para obter a máxima eficiência das máquinas de tráfego.

No entanto, muitas vezes as páginas de destino (landing pages) das campanhas são negligenciadas, mesmo que sejam fáceis de implementar e otimizar.

A verdade é que o tempo gasto na melhoria das taxas de conversão da página de destino pode gerar vendas melhores, maior lucratividade e resultados mais fortes para campanhas de marketing digital.

Neste artigo, apresentaremos 5 dicas para criar uma página de destino PPC de alta conversão e garantir que você esteja aproveitando ao máximo sua campanha publicitária.

 

Dica 1: crie páginas de destino exclusivas para públicos-alvo exclusivos

Esta não é uma sugestão para usar uma página de destino exclusiva para cada palavra-chave.

No entanto, você pode considerar o uso de páginas designadas se tiver palavras-chave de alto desempenho e alto tráfego.

Essa tática de alta relevância pode melhorar as taxas de conversão, fornecendo uma trilha melhor para os usuários, para que eles entendam que estão no lugar certo.

 

Remarketing x visitantes novos

Porém, se você estiver enviando seu tráfego de remarketing para a mesma página de destino dos visitantes de primeira viagem, isso deve ser reconsiderado.

Que objeções, obstáculos ou perguntas seus visitantes encontraram na primeira vez que visitaram seu site? Como você pode abordá-los mais diretamente? Você pode oferecer um incentivo especial para levar a pessoa a agir?

É possível abordar esses itens em suas páginas de destino designadas para redirecionar o público.

 

Segmentar por fonte de tráfego

Segmentar suas páginas de destino por fonte de tráfego pode melhorar ainda mais seus resultados.

Isso permitirá que você personalize o conteúdo da sua página, o “call to action” (CTA) e até mesmo a conformidade com as políticas de cada meio, como Google Ads, Google Display, Facebook etc.

Por exemplo, sua página de destino do Reddit pode ter muito mais texto do que sua página de destino do Facebook para permitir que esse público aprenda e se envolva.

Dependendo do estágio do funil de cada público, você pode modificar o CTA para o estágio mais apropriado.

Um guia gratuito pode ser mais apropriado para um visitante de um anúncio gráfico antes de solicitar que ele se comprometa a agendar uma consulta, por exemplo.

 


Dica 2: Teste de forma mais inteligente

Com testes suficientes, você começa a aprender que as hipóteses de melhoria mais ponderadas e pesquisadas tendem a ser insatisfatórias ou, na verdade, reduzirão as taxas de conversão.

Além disso, é fácil focar demais nos botões e nas cores da página e perder o foco nos itens que causam grande impacto.

Aqui estão algumas recomendações para ajudá-lo a diminuir sua taxa de falhas e/ou resultados medíocres do teste da página de destino:

 

Aumentar seu desejo de agir antes de qualquer outra coisa

Quando alguém chega à sua página, o desejo de agir é forjado quase imediatamente.

Um visitante julgará se está no lugar certo e se encontrou o que deseja nos primeiros segundos de uma visualização de página.

Ao conduzir um teste A/B, isole itens como a proposta de venda exclusiva, seus elementos de confiança e como ambos são percebidos.

Concentre-se nos recursos da página com alta visibilidade acima da dobra, como manchetes, imagens principais e a frase de chamariz.

 

Layouts de teste, não elementos

É essencial entender que o layout de uma página pode afetar significativamente a forma como os usuários percebem e interagem com o conteúdo.

Alterar um único elemento pode não levar a uma melhoria significativa nas conversões.

Testar designs e layouts drasticamente diferentes trará resultados e aprendizados muito melhores que o ajudarão a melhorar ainda mais seu desempenho.

As grandes vitórias são o que você procura.

 

Dica 3: Comece com o fim em mente

Se o seu objetivo é mais leads, o melhor próximo passo é analisar os objetivos do seu visitante e como você pode ajudá-los a conseguir isso em sua página.

 

Elimine as distrações do objetivo

A primeira coisa a reconhecer é que as pessoas podem ser facilmente distraídas online. É por isso que as páginas de destino sem navegação geralmente têm um desempenho melhor.

Normalmente, você deseja que suas páginas de destino tenham uma frase de chamariz e nenhuma opção para clicar em outra página da web.

 

Torne-o fácil, rápido e conveniente

Em segundo lugar, e mais importante para usuários móveis, a maioria dos usuários digitaliza e não lê o conteúdo da página da web depois de clicar em um anúncio.

Os visitantes online também não costumam rolar para baixo; se o fizerem, eles não vão longe.

Quando alguém rolar, é melhor segui-lo com uma barra fixa para que a frase de chamariz permaneça com ele na página. Isso evita que eles tenham que rolar ainda mais quando estiverem prontos para agir.

Confie mais em marcadores e imagens do que em descrições e conteúdo para comunicar benefícios e estabelecer confiança. Certifique-se de que esses itens estejam acima da dobra e que pouca rolagem seja necessária.

 

Dica 4: Menos é mais

Mark Twain é citado como tendo dito:

Não tive tempo de escrever uma carta curta para você, então escrevi uma longa.

Leva muito mais tempo e esforço para escrever de forma concisa. As melhorias na taxa de conversão valem a pena, no entanto.

 

Escreva de forma clara e concisa

As páginas de destino de alta conversão são concisas e comunicam as informações necessárias com brevidade. Ícones, imagens e títulos bem projetados são ótimos para ajudar nisso.

Quanto mais fácil for entender seu conteúdo, maiores serão suas taxas de conversão. A legibilidade do texto da sua página de destino deve estar no nível da 3ª à 5ª série para a maioria dos setores.

Use ferramentas de legibilidade e melhore seu conteúdo para que seja fácil de ler e entender.

 

A experiência do usuário supera o design

A velocidade e a usabilidade da página sempre superarão um design atraente para conversões. Não importa o quão impressionante você pareça.

Se as necessidades dos usuários não forem atendidas imediatamente ou eles não puderem carregar a página rapidamente, eles não converterão.

O mesmo vale para a legibilidade. O texto preto em um fundo branco fornece o melhor contraste para uma legibilidade ideal.

 

Acomodar para deficiências

Também é verdade que alguns usuários têm problemas de visão ou outras deficiências e precisam de leitores de tela e outras tecnologias ao usar a Internet.

Existem verificadores de conformidade e acessibilidade do site que verificarão e pontuarão suas páginas de destino.

Essas ferramentas identificam problemas para leitores de tela e outras tecnologias assistivas para ajudar a garantir que seu conteúdo seja acessível e utilizável por todos.

Teste sua página de destino com filtros de cores para garantir que aqueles com daltonismo possam visualizar e ler os elementos de sua página.

Há também aplicativos para ajustes de acessibilidade que você pode adicionar às suas páginas que auxiliam nisso.

 

Dica 5: Nada supera uma ótima oferta, se for crível

A maneira número um de vencer no mercado é anunciar uma oferta melhor. Desde que a oferta seja crível.

Uma grande oferta consiste no seguinte:

  • Escassez e urgência.
  • Bônus ou benefício imediato.
  • Singularidade e credibilidade.

Fornecer uma ótima oferta é a melhor e mais fácil maneira de melhorar as taxas de conversão da sua página de destino.

 

Escassez e urgência

Uma ótima oferta incentiva os visitantes a agir e é um motivo para converter agora e não mais tarde.

Ter disponibilidade limitada é uma maneira eficaz de fazer alguém agir. Isso também é conhecido como FOMO (medo de perder).

Pense em maneiras de incorporar o FOMO e um senso de urgência em sua oferta em sua página de destino com escassez legítima, como disponibilidade limitada e cronômetros de contagem regressiva.

A escassez e a urgência podem ser ferramentas poderosas para melhorar suas taxas de conversão. É essencial usá-las de forma responsável e ética, no entanto.

Quanto mais legítimo, mais impactante e crível será.

 

Bônus ou benefício imediato

Quando os visitantes da página de destino recebem um brinde ou bônus, o valor geral da oferta é percebido como maior.

Isso pode tornar alguém mais propenso a agir e fazê-lo agora, mesmo que inicialmente hesitante. Isso é verdade mesmo com um item pequeno, como um brinde.

Além disso, oferecer um brinde ou bônus pode criar um senso de reciprocidade e melhorar a experiência geral do cliente. Isso ajuda a criar boa vontade para sua marca e potencialmente mais referências.

 

Singularidade e credibilidade

Se sua oferta for incrível e atingir todos os pontos importantes, mas seus concorrentes estiverem usando a mesma oferta, a eficácia dessa oferta diminuirá.

O mesmo vale para sua proposta de venda exclusiva. Se todos tiverem a mesma proposta de venda, você não é o único.

Tenha uma boa noção do que seus concorrentes estão oferecendo e vá além.

Credibilidade é outro fator importante. Alegações e ofertas estranhas podem parecer boas demais para ser verdade. Se você está fazendo uma oferta incrível e as pessoas a rejeitam, provavelmente não é crível.

A prova social legítima é uma ótima maneira de tornar sua oferta mais confiável e melhorar as taxas de conversão em geral.

Certifique-se de que sua página de destino inclua prova social por meio de depoimentos, estudos de caso e análises.

Revisões incorporadas e verificadas são recomendadas em comparação com os depoimentos típicos de sites que qualquer pessoa pode adicionar a uma página da web.

Isso ajuda a agregar credibilidade e confiança.

Testemunhos em vídeo e depoimentos em áudio também são ótimos para conseguir isso.

 

Melhore suas páginas de destino PPC para vitórias combinadas

As taxas de conversão da sua página de destino estão diretamente relacionadas à capacidade do seu cliente de perceber que você é a resposta às suas necessidades e desejos.

Quanto melhor você conseguir fazer isso enquanto orienta os usuários da página de destino a agir, melhores serão os resultados.

Esse impacto composto leva a custos de aquisição mais baixos, maior investimento para mais tráfego e crescimento escalado ao longo do tempo.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.