É de conhecimento geral que os chatbots de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT estão em alta.
Então não é surpresa nenhuma ver o TikTok, que não é conhecido por gostar de ficar para trás, se aventurando e criando o seu próprio chatbot de IA.
O novo chatbot da empresa se chama “Tako” e está sendo testado com alguns usuários na intenção de aprimorar e melhorar a experiência no aplicativo, oferecendo suporte interativo e respostas rápidas.
Tako, uma nova forma de interação no TikTok
Tako, que está em fase de testes limitados nas Filipinas, será exibido no lado direito da interface do aplicativo, acima do perfil do usuário e outros botões relacionados a curtidas, comentários e favoritos.
Ao tocar no bot, os usuários terão a oportunidade de fazer diversas perguntas sobre o vídeo que estão assistindo, utilizando linguagem natural, ou explorar novos conteúdos por meio de solicitações de recomendações.
Por exemplo, ao assistir a um vídeo sobre a coroação do rei Carlos, Tako poderá sugerir que os usuários questionem: “Qual é o significado da coroação do rei Carlos III?”
Além disso, se os usuários estiverem em busca de ideias de vídeos para assistir, eles poderão pedir ao Tako que sugira conteúdos relacionados a um tema específico, como vídeos engraçados de animais de estimação.
O bot fornecerá uma lista de resultados contendo informações sobre o nome do vídeo, autor, assunto e links para os vídeos sugeridos, permitindo aos usuários acessarem diretamente o conteúdo desejado ao clicar na miniatura do vídeo.
Em comunicado ao TechCrunch, um porta-voz do TikTok disse:
Estar na vanguarda da inovação é essencial para construir a experiência do TikTok, e estamos sempre explorando novas tecnologias que agregam valor à nossa comunidade.
Em mercados selecionados, estamos testando novas maneiras de potencializar a pesquisa e a descoberta no TikTok e esperamos aprender com nossa comunidade enquanto continuamos a criar um lugar seguro que entretém, inspira a criatividade e impulsiona a cultura.
O TikTok fez um anúncio oficial no Twitter explicando a natureza experimental do chatbot:
2/ Tako is powered by a third-party chat assistant and is designed to help make it easier to discover entertaining and inspiring content on TikTok. No current plans for this beyond these early tests, but we're excited to hear your feedback!
— TikTokComms (@TikTokComms) May 25, 2023
“O Tako é alimentado por um assistente de bate-papo de terceiros e foi projetado para facilitar a descoberta de conteúdo divertido e inspirador no TikTok. Não há planos atuais para isso além desses testes iniciais, mas estamos ansiosos para ouvir seus comentários!”
Abordagem cautelosa do TikTok
Após o lançamento inicial, o TikTok alerta os usuários sobre a natureza experimental do chatbot Tako e a possibilidade de o feedback não ser preciso.
A plataforma ressalta que o Tako não deve ser usado para aconselhamento médico, jurídico ou financeiro.
Todas as conversas com o chatbot serão revisadas por motivos de segurança e para melhorar a experiência do usuário. No entanto, isso levanta preocupações sobre a privacidade, já que as interações com o chatbot podem ser registradas e representar riscos potenciais.
O TikTok permite que os usuários excluam seus bate-papos com o Tako, mas não está claro se o chatbot registra dados pessoais ou possui políticas de retenção de dados de longo prazo.
Uma nova forma de usar chatbots IA
À medida que as empresas exploram cada vez mais a inteligência artificial, o TikTok vê potencial no uso de chatbots além de apenas responder perguntas sobre vídeos.
A empresa acredita que os chatbots possam se tornar uma forma alternativa de os usuários descobrirem e exibirem conteúdo no aplicativo, oferecendo uma experiência diferenciada em relação à tradicional caixa de pesquisa.
Essa abordagem pode representar uma ameaça para o Google, que já observou o crescimento do TikTok e do Instagram como principais plataformas de pesquisa para a Geração Z.
Embora o Google esteja prestes a lançar uma experiência de conversação em sua busca, a presença de um chatbot de IA próprio no TikTok pode levar os usuários mais jovens a ignorar completamente o Google.
Fonte: TechCrunch